É como o Leaf e outros tantos, penso eu. Quando carregas no pedal de travão ele regenera e a dada altura aplica os travões mecânicos.

Mazda MX30
Re: Mazda MX30
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mazda MX30
Sim, tambem li isso em muito lado, mas nunca o comprovei.
Para mim trata-se de uma afirmação teórica, normalmente veiculada pelo marketing das marcas.
Sempre que precisei de "esticar" a autonomia fiz precisamente o oposto, "desliguei" a regeneração pondo em N. E resulta!
-
- Mensagens: 179
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Mazda MX30
Isso e outra questao!
O N na caixa serve p que? Para uma lavagem automatica de rolos ou quando estamos parados mas c o carro ligado( deixo em P) ?
Em q situacoes se deve usar o N???
O N na caixa serve p que? Para uma lavagem automatica de rolos ou quando estamos parados mas c o carro ligado( deixo em P) ?
Em q situacoes se deve usar o N???
Re: Mazda MX30
Para poder subir para o reboque por exemplo
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mazda MX30
O N é o equivalente ao "ponto morto" duma caixa manual.
No caso do Leaf 24, utilizava o N nas descidas para o carro embalar, voltava a ligar o motor assim que o carro começava a perder velocidade.
Tambem utilizei o N 1 vez no Leaf 24, outra no Leaf 40, quando deixei descarregar a bateria fora do meu lugar de estacionamento. Tive de empurrar o carro!
No Leaf 40 não é possível por em N sem alguém no lugar do condutor.
No Kia e-Niro tem um botão próprio para isso, chama-se "P Release".
-
- Mensagens: 179
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Mazda MX30
Ok, obrigado.
-
- Mensagens: 179
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Mazda MX30
Como referi noutro topico, estou com um ligeiro problema no carregamento do meu mazda (uma vez por carregamento, so em minha casa e unicamente ha um mes para ca, existe uma unica interrupçao do carregamento, depois nao ha stress) e reparei que uso desde o inicio este adaptador e o cabo sempre que vai o carregamente "abaixo", esta muito quente (cabo 1.5mm).
Sera que o aquecimento excessivo faz com dispare alguma proteçao? Digo isto pois facilmente posso fazeer uma extensao igual mas com cabo de 2.5.
Ah, tenho uma ligaçao direta ao quadro na garagem, com 16a.

Sera que o aquecimento excessivo faz com dispare alguma proteçao? Digo isto pois facilmente posso fazeer uma extensao igual mas com cabo de 2.5.
Ah, tenho uma ligaçao direta ao quadro na garagem, com 16a.

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6280
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mazda MX30
Não sei se será ou não essa a causa (diria que não), mas sem dúvida que deves fazer a extensão com fio de 2,5mm.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 179
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Mazda MX30
O problema sera despistar a causa pois tenho a ligaçao em casa feita ha 4 meses e so comecou a ter este comportamento ha um mes, nos pcrs e noutras tomadas caseiras nao ha problema (nessas tb nao uso a extensao) uso uma extensao feita por mim, esta (o cabo tem 50cm) foi comprada.
Na minha ligaçao, uma vez por carregamento, puft....
Na minha ligaçao, uma vez por carregamento, puft....
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3463
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Mazda MX30
Os EVSEs que vêm de fábrica com os carros costumam ter um sensor de temperatura na ficha para evitar tomadas derretidas.
Se o aquecimento chega aos pinos da tomada o EVSE pode desligar.
Até pode ser a tomada com as molas frouxas ou os parafusos que se desapertaram e o aquecimento é dentro da tomada, que depois se espalha para o cabo.
Se o aquecimento chega aos pinos da tomada o EVSE pode desligar.
Até pode ser a tomada com as molas frouxas ou os parafusos que se desapertaram e o aquecimento é dentro da tomada, que depois se espalha para o cabo.