Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2021, 16:24

Arad79 Escreveu:
22 abr 2021, 16:08
ainda que 14/15k comprem um VE muitíssimo melhor, usado.
Agora imagina, daqui a um ano, estes mesmos VE, usados. Em vez de dares 8-12k€ por um clone de 14kWh de bateria, vais ter oportunidade de ter este que é melhor. E isso fará o clone ficar mais barato. E os Leaf de 2012-2015. E por aí fora. E a ME torna-se mais acessível.

Certo que é pouco "carro". Mas é preciso que saiam estes modelos (e saiam em quantidade!) para fazer crescer a oferta no "segmento de baixo". Estou muito mais expectante com o Dacia do que com o Audi Q4, os novos Kia, o ioniq5 ou qualquer outro da dúzia que vai nascer na casa dos 50k€ (ou 100!) :)

Obviamente que comprar um ioniq 28kWh (máquina do demo!) em vez do Dacia me parece mais razoável. Mas é justo comparar usado com 2-3 anos com novo?
Ainda bem que há quem compre novo. Senão gajos como eu não podiam comprar usados a melhor preço :mrgreen:

Edit:
Estamos a criticar o Dacia, mas gostava de lembrar que isto ainda é uma realidade
https://www.filintomota.pt/carro/versao ... seduction/
Não sei se viram o Preço Certo aqui há uns meses (falou-se aqui), na montra final tinha um C-zero destes. A pessoa falhou o preço da montra por MAIS DE 10 MIL €uros. Isto é que é absurdo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Arad79 » 22 abr 2021, 16:48

BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 16:24
Arad79 Escreveu:
22 abr 2021, 16:08
ainda que 14/15k comprem um VE muitíssimo melhor, usado.
Agora imagina, daqui a um ano, estes mesmos VE, usados. Em vez de dares 8-12k€ por um clone de 14kWh de bateria, vais ter oportunidade de ter este que é melhor. E isso fará o clone ficar mais barato. E os Leaf de 2012-2015. E por aí fora. E a ME torna-se mais acessível.

Certo que é pouco "carro". Mas é preciso que saiam estes modelos (e saiam em quantidade!) para fazer crescer a oferta no "segmento de baixo". Estou muito mais expectante com o Dacia do que com o Audi Q4, os novos Kia, o ioniq5 ou qualquer outro da dúzia que vai nascer na casa dos 50k€ (ou 100!) :)

Obviamente que comprar um ioniq 28kWh (máquina do demo!) em vez do Dacia me parece mais razoável. Mas é justo comparar usado com 2-3 anos com novo?
Ainda bem que há quem compre novo. Senão gajos como eu não podiam comprar usados a melhor preço :mrgreen:

Edit:
Estamos a criticar o Dacia, mas gostava de lembrar que isto ainda é uma realidade
https://www.filintomota.pt/carro/versao ... seduction/
Não sei se viram o Preço Certo aqui há uns meses (falou-se aqui), na montra final tinha um C-zero destes. A pessoa falhou o preço da montra por MAIS DE 10 MIL €uros. Isto é que é absurdo.
Tens toda a razão e, analisando bem o PVP em novo do meu carro (provavelmente mais de 40000€) só posso agradecer a quem os compra/"aluga" novos e os despacha 3 anos depois.

Um spring com 3 anos por 6 ou 7k, ok. Pode ser interessante.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Nonnus » 22 abr 2021, 17:04

Voltamos outra vez mesmo!

Todos os que "defendemos/apoiamos" este carro também sabemos que este veiculo de carro tem pouco. Ninguém aqui é tão obtuso que não percebe que estamos perante um carro inferior aos demais.

Nem todos podem comprar BMW i3! Mesmo em segunda mão são caros.

Este carro faz falta nem que seja para fazer mexer o mercado. Faz algum sentido um clone custar 30000€? E de carro também tem pouco.

Volto a dizer, a 30 anos atrás havia os Fiat Uno 45, os Renault 4l etc. Este será o equivalente aos dias de hoje.

Quando o Bjorn testou pela primeira vez o MG, o que ele repetiu varias vezes foi: "for the price". Mas ele acabou por comprar um, e no entanto tem Teslas.

A que perceber o tipo de utilização queremos dar ao carro, e o que estamos dispostos a pagar por ele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por zeuz » 22 abr 2021, 17:33

BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 16:24
Não sei se viram o Preço Certo aqui há uns meses (falou-se aqui), na montra final tinha um C-zero destes. A pessoa falhou o preço da montra por MAIS DE 10 MIL €uros. Isto é que é absurdo.
Confirmando, mais uma vez, à audiência desse programa que carros eléctricos é coisa de ricos... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Arad79 » 22 abr 2021, 17:52

Nonnus Escreveu:
22 abr 2021, 17:04
Voltamos outra vez mesmo!

Todos os que "defendemos/apoiamos" este carro também sabemos que este veiculo de carro tem pouco. Ninguém aqui é tão obtuso que não percebe que estamos perante um carro inferior aos demais.

Nem todos podem comprar BMW i3! Mesmo em segunda mão são caros.

Este carro faz falta nem que seja para fazer mexer o mercado. Faz algum sentido um clone custar 30000€? E de carro também tem pouco.

Volto a dizer, a 30 anos atrás havia os Fiat Uno 45, os Renault 4l etc. Este será o equivalente aos dias de hoje.

Quando o Bjorn testou pela primeira vez o MG, o que ele repetiu varias vezes foi: "for the price". Mas ele acabou por comprar um, e no entanto tem Teslas.

A que perceber o tipo de utilização queremos dar ao carro, e o que estamos dispostos a pagar por ele.
O i3 94 não encaixa como concorrência a um Spring novo subsidiado. O 60 tem menos autonomia e tem 5 anos ou mais. Mas um Leaf 30, Zoe, ou Soul 27 encaixam que nem uma luva. É aqui que quero chegar...

Toda a construção do carro tem de ser barata, essa é a parte fácil de compreender. Mas há 3 números que são muito complicados de aceitar:

45cv;
Carregamento a 30kW/h DC, ainda por cima opcional;
Limite de 120000km na garantia da bateria.

A mim faz-me suspeitar da tecnologia. Porque não 160000km, como a maior parte dos outros? Porquê apenas 30kW/h em DC, que em PCR ao minuto significa um maior custo?

A margem que a Dacia tem neste carro tem de ser bastante relevante.

Fica claro que não é um carro para perder dinheiro, só para evitar multas da UE, como os up/mii/citigo, melhores em tudo.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por JLMF » 22 abr 2021, 19:25

Como já foi referido, que venham mais como este e nesta gama de preços.

Com maior qualidade, maior autonomia... seria maior preço. Equivalente a este no mercado Europeu não há e é de louvar que este tenha aparecido.

Os test drives que já abundam na net são favoráveis, os 45 "cv" "elétricos" deste Dácia spring são elogiados assim como o consumo, 13 kWh / 100 km.
Mais do que suficiente para percursos urbanos e periurbanos.

Vai vender imenso, talvez menos em Portugal, mas muito mais em países com nível de compra acima da média (ricos), aqueles mesmos onde desde há alguns anos o Dacia Sandero é o veículo ligeiro mais vendido a particulares.

Pena que em Portugal, devido ao regulamento e á Mobie.e este será mais um dos carros a carregar exclusivamente em casa ou no emprego (ou no Continente ou outros idênticos qua vão surgir certamente) caso contrário com as baterias cheias com os minutos da rede pública ficará mais caro que circular com um diesel e mesmo com muitos Ottos do seu segmento.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Arad79 » 22 abr 2021, 22:27

JLMF Escreveu:
22 abr 2021, 19:25
.

Pena que em Portugal, devido ao regulamento e á Mobie.e este será mais um dos carros a carregar exclusivamente em casa ou no emprego (ou no Continente ou outros idênticos qua vão surgir certamente) caso contrário com as baterias cheias com os minutos da rede pública ficará mais caro que circular com um diesel e mesmo com muitos Ottos do seu segmento.
Este fator é chave. Se é para carregar fora, um Sandero GPL é muito mais racional.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 09:02

Nonnus Escreveu:
22 abr 2021, 17:04
Voltamos outra vez mesmo!

Todos os que "defendemos/apoiamos" este carro também sabemos que este veiculo de carro tem pouco. Ninguém aqui é tão obtuso que não percebe que estamos perante um carro inferior aos demais.
Eu estou farto de dizer que é um caixão com rodas :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Nonnus » 23 abr 2021, 09:29

Orlando Escreveu:
23 abr 2021, 09:02
Eu estou farto de dizer que é um caixão com rodas :mrgreen:
Se tivesse 200cv sim, tem apenas 45cv. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 15:02

Nonnus Escreveu:
23 abr 2021, 09:29
Orlando Escreveu:
23 abr 2021, 09:02
Eu estou farto de dizer que é um caixão com rodas :mrgreen:
Se tivesse 200cv sim, tem apenas 45cv. ;)
Isso, leva lá um toque de lado que até voas.
Poupam em todo o tipo de material ou há dúvidas sobre isso em relação a outros VE?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”