Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
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Nonnus
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Nonnus » 27 abr 2021, 20:22

Já esta melhor. Em 2018 o Kwid teve 0 estrelas no mesmo teste. Isto para ser vendido na Europa ou cumpre os mínimos, ou não há vendas para ninguém.
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JLMF
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por JLMF » 27 abr 2021, 21:07

Já com bastantes testes em ambiente misto, urbano, nacionais, começam a aparecer alguns como este, fora do que será o seu habitat, em autoestrada.

Velocidade constante perto dos 130 km/h velocidade legal em França e no máximo que aquele pequeno motor permite e claro a autonomia reduz consideravelmente, 118 km, 23.4 kWh a cada 100 km.

Recarga num posto ionity com o ecrã do posto a marcar 33,1 kW e com um preço final de 2.61 € (dois euros e sessenta e um cêntimos) kWh, o que merece um comentário angustiado do jornalista, como muitos outros recentes em França, que vão manifestando desacordo com estas tarifas que agravam conforme o tipo de veículo.

[youtube]https://youtu.be/6_5XP3_fJlY[/youtube]

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zeuz
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por zeuz » 27 abr 2021, 23:01

Arad79 Escreveu:
27 abr 2021, 19:02
O último crash de um carro semelhante que se conhece:

https://www.youtube.com/watch?v=qsbWBXf0O78
Choque a 64km/h contra uma barreira deformável, num carro pensado para circular quase em exclusivo dentro de cidade, é valente! :roll:

Ainda assim, fica para reflectirem que mesmo com 2 em 5 estrelas, seguramente que é mais seguro que os pequenos utilitários dos anos 80, que serviram como carros familiares a muita gente. :D
JLMF Escreveu:
27 abr 2021, 21:07
Velocidade constante perto dos 130 km/h velocidade legal em França e no máximo que aquele pequeno motor permite e claro a autonomia reduz consideravelmente, 118 km, 23.4 kWh a cada 100 km.
É um consumo médio, à mesma velocidade, ao nível de alguns BEVs, que são mais pesados com motores mais capazes para essa velocidade e melhor aerodinâmica. :clap:
JLMF Escreveu:
27 abr 2021, 21:07
Recarga num posto ionity com o ecrã do posto a marcar 33,1 kW e com um preço final de 2.61 € (dois euros e sessenta e um cêntimos) kWh, o que merece um comentário angustiado do jornalista, como muitos outros recentes em França, que vão manifestando desacordo com estas tarifas que agravam conforme o tipo de veículo.
É a potência máxima de carga em DC... num posto com tanta potência, o preço nunca será simpático. :geek:

Claramente é um carro para carregar em casa.
Quem não o puder fazer, o melhor é investir num BEV com mais potência de carga em AC e/ou DC.
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mikexilva
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por mikexilva » 28 abr 2021, 03:30

Queria só dar a minha prespetiva sobre a "fraca" potencia com que geralmente é visto este Dacia Spring Eletrico:

A minha mulher tem um Nissan Leaf de 1a geração (quase a fazer 10 anos) eu tenho um Mini Countryman All 4 PHEV de 2019 que segundo as características anunciadas pela marca tem 224cv e pesa cerca de 1800Kg, no entanto todas as marcas quando anunciam a potencia de um carro híbrido, salientam sempre a potencia máxima total com a soma dos 2 motores (motor eletrico + motor de combustão), o que acaba por ser um bocado enganador, pois um carro híbrido tem realmente vantagem nos consumos citadinos em relação a um carro apenas com motor de combustão, e na estrada não faz grande diferença. Por isso quem opta por um híbrido faz planos de o usar em muitos trajectos de cidade (como é o meu caso). É verdade que o carro tem os 224cv em condução de estrada e "anda bem" mas... na cidade a conversa já é outra, pois o carro na realidade tem apenas 88cv de motor eletrico, e como a maior parte dos trajetos consigo fazer apenas usando o motor eletrico estão a ver onde isto vai chegar...
Fazendo uma regra de 3 simples nem é preciso muita matemática:
88cv está para 1800Kg
44cv está para 900kg (onde é que já vi estes números?)

Como Força=Massa x Aceleração, vamos ter uma aceleração praticamente equiparada entre este Mini no modo eletrico este o Dacia.

E posso dizer que com o modo eletrico consigo subir qualquer rua mesmo as mais íngremes de Lisboa e serve perfeitamente para acompanhar o transito normal, na maior parte das vezes até faço um arranque 0-50 mais rápido que os outros carros nos semáforos, e tenho quase a certeza que este Mini tem um limitador de potencia no arranque por forma a "simular" (eu diria estragar) um pouco a curva de potencia de um motor de combustão quando está no modo eletrico, pois noto perfeitamente um aumento de potencia quando já vai a uns 20 ou 30 km/h (2 ou 3 segundos depois de arrancar, como se fosse um pequeno turbo imaginário) isto faz-me dar mais valor à reacção imediata do Leaf da minha mulher e é mais uma coisa que me deixa um bocado irritado com as decisões da Mini/BMW.

Claro que são carros diferentes e apesar de nunca ter conduzido o Dacia, tenho noção que o Mini tem uma condução que dá uma sensação de maior controlo e parece ter uma suspensão mais rija que o LEAF e claro tem o motor de combustão para dar "descanso" em relação à autonomia (mas convém ter uma percepção que quando o motor de combustão entra em funcionamento os consumos disparam e em caso de necessidade imediata (ao pisar o acelerador a fundo, o motor de combustão demora uns segundos a arrancar e estar disponível com alguma potencia adicional, pois o motor está a frio e a dormir e o carro vai ver se é mesmo preciso arrancar, etc...).

Mas por outro lado para usar o modo 100% eletrico só consegue fazer 30km sempre com velocidades abaixo dos 130km/h (comparado com os 200 ou 300km de autonomia do Dácia), ou seja o motor eletrico do Mini anda a carregar o dobro do peso (um motor de combustão e deposito de gasolina que só é usado às vezes) - que se traduz num consumo eletrico maior que o Dácia.
O Mini precisa de fazer revisões de motor de combustão (mesmo que use sempre o modo EV, o motor de combustão liga-se sozinho de 15 em 15 dias no inicio de um trajeto - imagino que seja para não pegar ou para se manter lubrificado, e o óleo assim como algumas peças relacionadas tem de ser trocadas na mesma de x em x tempo quer faça km a combustão ou não).
Não tem Android Auto - que indirectamente já me valeu uma multa - mais uma daquelas decisões da Mini/BMW em ter apenas Apple Carplay e não Android Auto.

Tendo de ser híbrido preferia 1000x um BMW i3 ReX mas infelizmente deixou de ser produzido na Europa - (mais uma bonita decisão da BMW - que tinha um veiculo único no mercado) e na altura já não pude optar por este.

Claro que a juntar ao facto de o Mini ter um custo de mais do dobro do Dácia - mais uma vez podem dizer que não são carros comparáveis (o mini tem certamente maior conforto apesar de tb desperdiçar um pouco o espaço interior talvez por ter um formato a imitar as linhas antigas de fraca aerodinâmica) mas não posso deixar de imaginar uma comparação nos outros aspectos conforme referi.

Acho que devia haver legislação que obrigasse os fabricantes de híbridos a salientar a potencia no modo 100% eletrico, pois tenho a sensação que não é vista com a devida importância por muita gente que anda a comparar e ver potencias de carros...

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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Nonnus » 28 abr 2021, 08:37

Muito boa analise.

Tocas numa serie de pontos interessantes, mas a que eu achei mais relevante é a comparação de peso VS potencia. A partida ninguém faz essa comparação (eu inclusive nunca tinha pensado dessa maneira) porque as marcas, como disseste, e bem, tendem a ser enganadoras em relação a potencia dos híbridos dando sempre a informação do conjunto.
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por BrunoAlves » 28 abr 2021, 11:00

Nonnus Escreveu:
28 abr 2021, 08:37
Muito boa analise
Sem dúvida.

O exemplo que eu dei já várias vezes: tive um Polo 1.0 a gasolina. 37kW às 5000rpm, 86Nm às 3000rpm (ou seja, valores máximos no ponto ideal, consideravelmente menos à esquerda e à direita desse ponto). Peso pouco inferior a este Dacia.
O Spring tem 33kW e 125Nm em "toda" a gama de velocidade (não é de todo verdade isto, mas simplifiquemos). O meu Polo levou-me a todo o lado e nunca se queixou. Subiu várias serras maiores e mais pequenas, fez cidade, campo e mato, auto estrada e nacionais. E a GPL!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por BrunoAlves » 29 abr 2021, 11:27

Análise da Exame ao Spring
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-29-d ... -eletrica/

Assim os produzam, tem tudo para ser um sucesso
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por Nonnus » 29 abr 2021, 11:51

Durante a apresentação ouvimos que o Spring até pode ser para a Dacia o que o 4L foi para a Renault. Tendemos a concordar.
Na volta estiveram a ler este tópico. 8-)
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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por rimsilva » 29 abr 2021, 18:35

mikexilva Escreveu:
28 abr 2021, 03:30


Tendo de ser híbrido preferia 1000x um BMW i3 ReX mas infelizmente deixou de ser produzido na Europa - (mais uma bonita decisão da BMW - que tinha um veiculo único no mercado) e na altura já não pude optar por este.
São pontos de vista. Porque é que uma marca haverá de produzir um modelo que não tem procura?

Depois é sempre a questão de que a mobilidade electrica não é para todos, é sobretudo para aqueles que querem.

Sem duvida que um REX é 1000x mais interessante que um PHEV, no entanto no final aquilo que se verifica (e eu sei muito bem do que falo), é que os i3 que mais km percorrem são os BEV, na versão 60Ah (a refererência em Portugal está neste forum com o i3 do João Gonçalves) e depois o de 94Ah a mesma coisa, que em 2 anos entrou na oficina com 125.000km, por isso já se pode imaginar o que se poderá fazer com um i3 de 120Ah.

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Re: Dacia Spring (o VE mais barato da Europa)

Mensagem por BrunoAlves » 29 abr 2021, 23:04

Outra review
https://www.wattson.pt/2021/04/29/dacia ... encomenda/

De facto acho que só mesmo as quantidades vão limitar o sucesso deste carro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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