"Porsche goes eletric - Mission E"

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por pnunes » 10 abr 2016, 07:05

Também não acredito
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por jfr2006 » 10 abr 2016, 10:24

A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.

Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por alexmol » 10 abr 2016, 12:42

jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.

Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.

A conversão DC-DC é mais eficiente que a conversão AC-DC ?
Mesmo que seja nunca valerá o peso, o espaço e a geração de calor que esses componentes iriam ocupar no veículo.
Não esquecer que estamos a falar de potências da ordem dos 300kW!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por jfr2006 » 10 abr 2016, 19:09

alexmol Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.

Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.

A conversão DC-DC é mais eficiente que a conversão AC-DC ?
Mesmo que seja nunca valerá o peso, o espaço e a geração de calor que esses componentes iriam ocupar no veículo.
Não esquecer que estamos a falar de potências da ordem dos 300kW!
A conversão DC-DC tem eficiências na casa dos 95% ou mais. A conversão AC-DC depende da carga e pode ter eficiências até aos 98%.

Li agora há pouco tempo um artigo em que se afirma que as principais produtoras de energia estão a considerar o abandono do transporte de energia em AC, por causa da percas por efeito radiante e os custos com os cabos para compensar o efeito pelicular.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por pnunes » 10 abr 2016, 21:28

jfr2006 Escreveu:
alexmol Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.

Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.

A conversão DC-DC é mais eficiente que a conversão AC-DC ?
Mesmo que seja nunca valerá o peso, o espaço e a geração de calor que esses componentes iriam ocupar no veículo.
Não esquecer que estamos a falar de potências da ordem dos 300kW!
A conversão DC-DC tem eficiências na casa dos 95% ou mais. A conversão AC-DC depende da carga e pode ter eficiências até aos 98%.

Li agora há pouco tempo um artigo em que se afirma que as principais produtoras de energia estão a considerar o abandono do transporte de energia em AC, por causa da percas por efeito radiante e os custos com os cabos para compensar o efeito pelicular.
A longa distancia?
não me parece.... o transporte em alta tensão é feito a partir de 60Kv até 400Kv, não estou a ver passar isso para DC, deve existir alguma confusao
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por alexmol » 10 abr 2016, 21:41

Não há confusão nenhuma, para linhas muito compridas ou subterrâneas é mais eficiente a transmissão em DC. Já há algumas linhas a funcionar assim.

Aqui tens um exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/HVDC_Inter-Island
[img]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ic.svg.png[/img]
jfr2006 Escreveu:Li agora há pouco tempo um artigo em que se afirma que as principais produtoras de energia estão a considerar o abandono do transporte de energia em AC, por causa da percas por efeito radiante e os custos com os cabos para compensar o efeito pelicular.
Gostava era de ler esse artigo porque não sei o que é o efeito radiante.
Também estou curioso para saber como se compensa o efeito pelicular.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por jfr2006 » 10 abr 2016, 22:12

alexmol Escreveu: Gostava era de ler esse artigo porque não sei o que é o efeito radiante.
Também estou curioso para saber como se compensa o efeito pelicular.
O efeito radiante ocorre do facto de o cabo se tornar numa antena. Embora para 50Hz, o comprimento de onda seja muito grande, a verdade é que os cabos de transmissão também o são.

O efeito pelicular (que é pior) deixa de existir, pois só existe em AC e não existe em DC.

O "artigo" está aqui: http://www.extremetech.com/extreme/1427 ... m-ac-to-dc

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por alexmol » 11 abr 2016, 00:07

O efeito radiante para 50 ou 60Hz é desprezável face aos outros, até pensei que seria uma coisa diferente das perdas na linha de transmissão pois não conhecia o termo "efeito radiante".

Quanto ao efeito pelicular nada de novo, os cabos de linhas de transmissão sempre foram pensados para minizar perdas por esse efeito.

No que toca ao AC nada de novo portanto. Os avanços têm sido é na eficiência de conversão entre AC e DC o que permite usar electrónica de potência em.vez de transformadores e fazer transmissão em DC de forma mais económica.

Voltando à Porche, a minha aposta vai para um pack com muitas células e tensão total a rondar os 800V, sendo o carregamento DC a essa tensão.
Isso permite reduzir secção de cabos e diminuir perdas, apesar de complicar o BMS.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: "Porsche goes eletric - Mission E"

Mensagem por jfr2006 » 11 abr 2016, 09:39

alexmol Escreveu:O efeito radiante para 50 ou 60Hz é desprezável face aos outros, até pensei que seria uma coisa diferente das perdas na linha de transmissão pois não conhecia o termo "efeito radiante".

Quanto ao efeito pelicular nada de novo, os cabos de linhas de transmissão sempre foram pensados para minizar perdas por esse efeito.
Sim, eu sei..os chamados cabos com alma de aço. O problema é que ficam mais caros ;)

Voltando à Porche, a minha aposta vai para um pack com muitas células e tensão total a rondar os 800V, sendo o carregamento DC a essa tensão.
Isso permite reduzir secção de cabos e diminuir perdas, apesar de complicar o BMS.
Eu apostaria mais num pack "duplo" que pode ser reconfigurado para cargas rápidas, de forma a ser colocado em série nessas situações e ser alimentado pelos 800V e que noutras situações (carga lenta, carga rápida a menor tensão e fornecimento de energia), está colocado em paralelo.

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”