Mercedes Classe B

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por Fil » 11 dez 2014, 00:31

É capaz de ser essa a razão rdias, ou isso ou foi uma subida tipo Serra da Estrela :D

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por galt » 11 dez 2014, 09:55

Eu tenho outra teoria.

Quanto mais quilómetros o carro tiver percorrido, maior noção o sistema tem sobre a capacidade da bateria em especial em Ah.

O meu Leaf quando o comprei marcava 150kms em D e 165kms em ECO. A maior distância que fiz foi de 130kms numa velocidade de 80kms em auto-estrada N/S na A1.

Atualmente o carro indica-me 127kms em D e +/-135kms em ECO e continua a fazer os mesmos 130kms.
Neste momento ele tem um conhecimento maior do estado da bateria logo a autonomia é mais próxima da real.

Quem tem Leaf concorda comigo? :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por VETL » 11 dez 2014, 10:40

galt Escreveu:Eu tenho outra teoria.

Quanto mais quilómetros o carro tiver percorrido, maior noção o sistema tem sobre a capacidade da bateria em especial em Ah.

O meu Leaf quando o comprei marcava 150kms em D e 165kms em ECO. A maior distância que fiz foi de 130kms numa velocidade de 80kms em auto-estrada N/S na A1.

Atualmente o carro indica-me 127kms em D e +/-135kms em ECO e continua a fazer os mesmos 130kms.
Neste momento ele tem um conhecimento maior do estado da bateria logo a autonomia é mais próxima da real.

Quem tem Leaf concorda comigo? :roll:
Não concordo! Isso não é por ter mais ou menos km.
O Leaf pode até ter o dobro dos nossos km e andar enganadinho quanto à sua capacidade. Está mais que demonstrado.
Isso acontece se lhe mostrar-mos os limites. Se não lhos mostrar-mos, chapéu...

A capacidade restante que os VE's calculam depende sempre de um qualquer algoritmo com dados de factos passados, que podem não ter nada a ver com factos futuros.
Um ou outro mais moderno já começa a utilizar até o itinerário do GPS para antever cenários de relevo ou previsões de clima mas não deixa de ser um algoritmo de uma máquina em que resultam no final médias mais ou menos fidedignas.
Enquanto forem os humanos a conduzir não faz qualquer sentido dar a importância que se dá a isto. É um absurdo.
Custa-me sinceramente a aceitar a importância que se dá a este aspecto e a tinta que se gasta com esta treta.
Ninguém anda a ver se os cálculos de autonomia dos CI's são ou não reais. Numa pessoa menos informada e de ânimo leve sem pensar, até admito que se olhe para isto pelo facto do VE ter normalmente menos autonomia que um CI.
Mas para nós que temos um VE e para a imprensa especializada, não aceito nem perdo-o que se dê importância a estes cálculos. Desculpem o desabafo.
Ainda naquele recente teste espanhol com 8 eléctricos andaram a fazer contas com os Km que o carro apresentou como tendo carregado. Isto é fraude pura.

Tenham lá paciência...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por galt » 11 dez 2014, 11:14

Enganadinho :?
Mas eu nunca descarreguei a bateria do meu Leaf até à tartaruga para atualizar valores de algoritmo e ele não anda enganadinho como as suas palavras descrevem. O que o carro me indica eu confio a mais de 90%. Nunca me senti enganado pelos valores que me apresenta.

Quando a autonomia é pequena 20kms faz a diferença e é preciso perceber se o VE consegue alcança-los.
Se os valores não forem discutidos torna-se mais fácil dizer que não tem autonomia.
Na realidade uma grande parte da população faz poucos quilómetros e qq VE tem autonomia.

Quando se fala em valores temos de ter a noção que os mais adequados vêm dos proprietários/utilizadores e não das revistas ou das marcas.

Num CI gastar mais de um litro em média custa mais dinheiro ao fim de 1000 kms e no total de 10 000kms faz a diferença.

Tal como nos eléctricos é necessário verificar o consumo aos 100kms.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por VETL » 11 dez 2014, 11:21

galt Escreveu:Enganadinho :?
Mas eu nunca descarreguei a bateria do meu Leaf até à tartaruga para atualizar valores de algoritmo e ele não anda enganadinho como as suas palavras descrevem. O que o carro me indica eu confio a mais de 90%. Nunca me senti enganado pelos valores que me apresenta.
Se nunca o levou à tartaruga, como sabe que as estimativas dele estão correctas?
galt Escreveu:Quando a autonomia é pequena 20kms faz a diferença e é preciso perceber se o VE consegue alcança-los.
Se os valores não forem discutidos torna-se mais fácil dizer que não tem autonomia.
Na realidade uma grande parte da população faz poucos quilómetros e qq VE tem autonomia.

Quando se fala em valores temos de ter a noção que os mais adequados vêm dos proprietários/utilizadores e não das revistas ou das marcas.

Num CI gastar mais de um litro em média custa mais dinheiro ao fim de 1000 kms e no total de 10 000kms faz a diferença.

Tal como nos eléctricos é necessário verificar o consumo aos 100kms.
Isto não tem nada a ver com o que tentei transmitir.
Mas se 20Kms fazem a diferença, pobre de quem estiver à espera dos cálculos do carro. Não lhe gabo a sorte...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por cromero » 11 dez 2014, 12:39

Os cálculos do carro para a autonomia variam à velocidade da luz. Servem para quase nada. Na minha ainda breve experiência de condução com o Leaf (11.000 kms), uma das coisas que aprendi foi a desvalorizar a autonomia reportada pelo carro, porque varia quase metro a metro. Sem LeafSpy, a melhor forma de avaliar a autonomia é olhar para a percentagem da bateria, que é um dado muito mais estável do que a autonomia em kms. Ontem, numa viagem de 35 kms, entre o Porto e a Póvoa de Varzim, a autonomia reportada pelo Leaf variou entre os 105 e os 140 kms... Isto serve para quê?

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por cromero » 11 dez 2014, 12:59

Cada caso é um caso, naturalmente, e tudo depende do estilo de condução de cada um. Mas no que me diz respeito, do meu Leaf ainda novo, com 11.000 kms e seis meses de utilização, eu posso esperar o seguinte em percursos com perfil normal e com condução defensiva (entre os 80 e os 100 kms/hora):
- Carga completa: 135/145 kms
- Meia carga: 65/75 kms
- 1º aviso de bateria fraca (18 ou 19%): cerca de 30 kms
- 2º aviso de bateria fraca (cerca de 6%): só Deus Nosso Senhor sabe, mas não menos de 10/15 kms até aparecer o bicho tartaruguento...

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por galt » 11 dez 2014, 13:30

Nas vossas palavras concluí que todos dão o valor relativo à autonomia. Com 100 kms de autonomia e uma viagem de 50kms não me preocupa. Com 100kms de autonomia e uma viagem de 90kms mantenho o ritmo estável para que a autonomia nunca desça abaixo do necessário.

É perfeitamente compreensível que se altere a cada 200 metros percorridos. Se estamos a subir a energia consumida é muita. A Descer está a carregar logo a energia na bateria é maior.

Eu fiz 660 kms este fim de semana e nunca me preocupei com a autonomia. O ar-condicionado faz a diferença de chegar e não chegar com temperaturas de -1ºC com sol. O sistema se AC se for sempre ligado vai consumir muita energia, logo tive de o desligar com frequência porque a viagem era de 80kms e velocidade na auto-estrada plana de 90kms/h.

Sem stress. :idea: :lol:

Com 6litros no depósito do CI a gasóleo acontece precisamente o mesmo. Experimentem limpar os dados quando tiverem apenas +-6litros no depósito e descrevam o comportamento da autonomia.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por cromero » 11 dez 2014, 14:15

Tive uma experiência limite, testemunhada pelo mjr, que fez o favor de servir de pendura na minha primeira demanda pela tartaruga no meu Leaf. Já depois do segundo aviso de bateria fraca, andamos quilómetros e mais quilómetros, sem nenhuma preocupação de poupança, com prego a fundo várias vezes, até que, uns 15 kms depois, apareceu a tartaruga... Essa primeira experiência deixou-me de pé atrás quanto à autonomia reportada pelo Leaf, e a experiência posterior só veio confirmar isso mesmo: a autonomia reportada pelo carro é pouco mais do que inútil

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mercedes Classe B

Mensagem por VETL » 11 dez 2014, 15:21

rdias Escreveu:...O passado de condução desapareceu...
Desapareceu aos olhos do utilizador rdias. Como sabe se ele guarda ou se usa ou não isso?
No caso concreto do Leaf, podem fazer os "reset" que quiserem. Não vão apagar nunca os dados que ele usa no seu algoritmo.
Um cálculo ou um algoritmo sem dados passados, é o que usa o LeafSpy, mas mais completo pois nós podemos fornecer média de consumo consoante o que sabemos que temos pela frente e assim poder-se-á revelar mais fiável.

Mas no fundo, no fundo: O que é que isso interessa?
Ninguém conduz de forma igual e o carro nem sabe em quantas mãos vai andar até gastar a bateria. Nem sabe o tipo de percurso nem a condução que vai ser feita.
Deixem-se destas balelas e palermices. Isto é bom é para jogar com políticas comerciais e outras brincadeiras do género dirigidas a mentes desconhecedoras e incautas.
Vão perdoar-me, mas o nível de conhecimento que este fórum atingiu, não é compatível com tretas destas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”