Página 2 de 4

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 00:12
por kony76
O carro de facto é bonito. Vamos ver é o preço a que vem.
Pelas specs....

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 00:20
por frankesousa
Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
O que queria dizer é que se gastam todos +- igual poluem todos +- igual. (Ainda bem que os híbridos poluem menos, mas não é assim tão menos)

Sim, vou ao salão de Genebra dia 12 :D :D :D ver a nova vaga de eléctricos e híbridos para os próximos anos.
Tenho espectativas de ser "o ano zero" para os VE em massa.

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 00:23
por frankesousa
kony76 Escreveu:
05 mar 2019, 00:12
O carro de facto é bonito. Vamos ver é o preço a que vem.
Pelas specs....
Espero que esta baixa de preços dos Tesla e a possível introdução do model 3 standard este ano vá empurrar os preços dos outros VE para níveis mais "normais".
E se a VW não mentir desta vez devia este carro custar pouco mais de 25mil€. Vamos ver o resultado das promessas

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 01:12
por BrunoFonseca
Gosto do formato.
As questões que ficam no ar:
1) Para quando?
2) Com que valores?
3) Qual o nº de unidade a produzir por unidade temporal

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 16:22
por migle
frankesousa Escreveu:
05 mar 2019, 00:20
Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
Híbrido significa que está desclassificado? É que como VE está, já que toda a energia vem do combustível. 4,5 equivale em peso/energia/CO2 a 5,6 de gasolina. Eu faço isso a 120km/h puro. A velocidades moderadas "de VE", tipo 70-80km/h, faz 3,2-3,8... Em gasóleo é 2,6-3,0 litros...

Andam todos lá perto...

Boa viagem! Deve ser extremamente cara a entrada...

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 20:36
por Ricardo
O híbrido está desclassificado sim. Acho que percebemos que ele falava de puros diesel e gasolina. O híbrido está numa outra liga.

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 21:31
por frankesousa
migle Escreveu:
05 mar 2019, 16:22
frankesousa Escreveu:
05 mar 2019, 00:20
Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
Híbrido significa que está desclassificado? É que como VE está, já que toda a energia vem do combustível. 4,5 equivale em peso/energia/CO2 a 5,6 de gasolina. Eu faço isso a 120km/h puro. A velocidades moderadas "de VE", tipo 70-80km/h, faz 3,2-3,8... Em gasóleo é 2,6-3,0 litros...

Andam todos lá perto...
Não sejas mauzinho para os motores "normais" :D , o assunto começou com comparação de motores "normais" VW vs outros fabricantes. Para as mesmas especificações (potencia, tipo de combustível, etc etc) os consumos são idênticos, logo a poluição idêntica, logo todas as marcas aldrabam os testes.

O que interessa aqui é que se a VW cumprir o prometido na ME só digo: :clap: :clap: :clap: venham eles a preços competitivos para o "povo" comprar sem desculpas de ser caro!

migle Escreveu:
05 mar 2019, 16:22

Boa viagem! Deve ser extremamente cara a entrada...
Por acaso quando pensei "gostava mesmo de ir ao salão de Genebra!!!" também achei que a entrada era ao preço do ouro.
Mas foi engano, ENTRADA - 14€ - voo EasyJet Porto-Genebra-Porto é que foi mais caro: 150€ (porque só comprei este fim de semana, andava nos 120€ na semana passada)

É verdade que são 170€, mas espero que valha bem a pena. Pensar positivo, 170€ é o que poupo em Diesel por mês com o Leaf (foi o que disse à minha mulher para obter a respectiva autorização :mrgreen: :mrgreen: )

Re: SEAT el-Born

Enviado: 05 mar 2019, 22:16
por ExistingJellyfish
O que interessa aqui é que se a VW cumprir o prometido na ME só digo: :clap: :clap: :clap: venham eles a preços competitivos para o "povo" comprar sem desculpas de ser caro!
VW e "sem ser caro" só se for Seat, ou seja confere :D

Re: SEAT el-Born

Enviado: 06 mar 2019, 23:12
por migle
Ricardo Escreveu:
05 mar 2019, 20:36
O híbrido está desclassificado sim. Acho que percebemos que ele falava de puros diesel e gasolina. O híbrido está numa outra liga.
Vocês vão dar-me razão e perceber o que digo. Dentro de algum tempo não se aceitarão carros com motor de combustão que não sejam híbridos.

Um CI tem uma eficiência energética máxima de 35-40%. Porém, esta eficiência só se obtém quando o motor está a meio regime (a acelerar bem numa rotação média). Na prática os carros têm uma eficiência energética nos 15-20%. É aí que joga o híbrido: evitar a utilização do CI em baixos regimes à custa de gastar um pouco mais quando se está a acelerar, armazenando energia numa pequena bateria.

É um sistema que faz aproximar a eficiência prática de um carro à eficiência máxima do CI.

Com tantos sistemas de controlo de poluição obrigatórios, então um sistema híbrido, que é mais simples que turbos, S&S, motor de arranque, correia de acessórios, etc, não deveria pura e simplesmente ser obrigatório?

PS: então não é outra liga, vai ser a única para CIs. É como dizerem que CIs com catalisador e EGR é outra liga...

Re: SEAT el-Born

Enviado: 08 mar 2019, 01:14
por BrunoFonseca
migle Escreveu:
06 mar 2019, 23:12

Dentro de algum tempo não se aceitarão carros com motor de combustão que não sejam híbridos.
Permite-me discordar.

Num país nórdico, não sei se na Dinamarca ou se na Holanda, houve uma bronca gigante com os híbridos plug-in. O Estado financiava estes veículos, que acabavam por ficar mais baratos do que as versões a gasolina, sendo que o modelo que mais beneficiou com isto foi o Outlander PHEV.
Estudos feitos concluíram que os seus proprietários não utilizavam o modo eléctrico, mas sim a gasolina, contrariando assim todo o propósito.

O problema dos PHEV será sempre a forma de controlar que estes andam ou não em modo eléctrico.

Fim de offtopic.

Venha lá o el-Born!