
MAN eTGX
- Nonnus
- Mensagens: 3524
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
MAN eTGX
Interessante quando ele diz: "Já não sou limitado pela autonomia, mas pelo horário de descanso".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6549
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: MAN eTGX
Mesmo assim depois carregar 600kWh durante a noite, são 12h+ ligado a um PCR como se fosse um VE "normal" ligado a um PCN dos antigos de 3,6kW 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3524
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: MAN eTGX
A bateria maior tem capacidade de 480kWh e pode carregar até 750kW.
Num carregador de 350kW despacha a coisa numa hora e meia se estiver a 0%.
A questão aqui é conseguir gerir a carga com as horas de descanso.
Num carregador de 350kW despacha a coisa numa hora e meia se estiver a 0%.
A questão aqui é conseguir gerir a carga com as horas de descanso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6549
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: MAN eTGX
Eu só vejo isso numa perspectiva de ter o camião a carregar todo o tempo que está parado, sobretudo durante a noite. O camião não pode ser deslocado (pelo menos nas regras atuais) para o tirar do carregador, isso interrompe o tempo de descanso. E se se coloca a discussão se alguém deve ir tirar o carro ao PCN às 3 da manhã, muito mais para alguém que em muitos locais nem teria onde reposicionar o camião.
Essas potências são úteis em cais ou locais do género. Em viagem vejo mais facilmente PCR a ser usados como estamos habituados a ver PCN do que postos desse género.
Seja como for é uma questão de ovo e galinha, se aparecer o camião a estrutura há-de adaptar-se.
Essas potências são úteis em cais ou locais do género. Em viagem vejo mais facilmente PCR a ser usados como estamos habituados a ver PCN do que postos desse género.
Seja como for é uma questão de ovo e galinha, se aparecer o camião a estrutura há-de adaptar-se.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3524
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: MAN eTGX
Estes 45 minutos bem aproveitados a cada 4H30m eram mais que suficientes a questão é que muitos aproveitam estes tempos mortos quando estão a espera de carga nas empresas e aí não há carregadores.De acordo com os regulamentos, os condutores não devem conduzir mais do que:
9 horas por dia (período que pode ser alargado para 10 horas duas vezes por semana).
56 horas por semana e 90 horas por quinzena.
De acordo com as regras da UE, os condutores devem:
Gozar períodos de repouso diários e semanais.
Descansar pelo menos 11 horas todos os dias (período que pode ser reduzido para 9 horas de repouso três vezes entre dois períodos de repouso semanais).
Gozar um período de repouso de 45 horas contínuas todas as semanas ou de 24 horas a cada duas semanas. O repouso semanal deve ser gozado após seis dias de trabalho consecutivos.
Ter pelo menos uma pausa de 45 minutos (separável numa pausa de 15 minutos seguida por uma de 30 minutos) após um máximo de 4,5 horas de condução.
Em 2017 andar de VE ligeiro em Portugal requeria um estudo prévio onde parar para carregar o carro em viagens maiores. Hoje com baterias maiores e com a disponibilidade de carregadores isso já não acontece. Agora é a questão dos pesados e se existem empresas com a mente aberta para tentar vencer essa barreira para começar a introduzir camiões deste gênero na sua frota, pelo menos para deslocações nacionais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024