Sim tem bomba de calor, os valores voltaram para modo normal, existiu ali uns dias de frio que aumentava imenso o consumo
Isto é variável de quem vive no Norte ou no Sul, mas nessa semana esteve muito frio no sul, na zona da margem sul/sesimbra e na estrada da lagoa de albufeira a temperatura chegou a ser 0 graus.
Gradualmente ao longo do dia os consumos descem para valores normais quanto a temperatura exterior anda nos 15 a 20 graus, de inverno perco cerca de 50km de autonomia para o aquecimento e de verão perco outros 50km para me manter fresco.
O carro peca por não ter um sistema de sofagem com entrada de ar, depois é muito isolado no ruído o que afecta também na circulação de ar, pelo lado positivo o frio e o calor também não entra.
Normalmente uso bancos aquecidos que vai buscar energia a bateria de 12V, pois estes não mostram decréscimo na autonomia
Usando a bomba de calor em modo AUTO + ECO é o mais economico para manter o desembaciar dos vidros + temperatura agradável.
Estes valores de consumo da bomba de calor variam de acordo com a temperatura interior e exterior no momento.
Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Neste momento o BZ4X tem 33.091KM
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 33.300km indica 193.03Ah
Degradação de 0.99%
Mantendo este nível de degradação hipotéticamente tera estes valores.
3% aos 100.000km
6% aos 200.000km
9% aos 300.000km
12% aos 400.000km
15% aos 500.000km
18% aos 600.000km
21% aos 700.000km
24% aos 800.000km
27% aos 900.000km
30% aos 1.000.000km (termino da garantia no limite)
O print destes valores de temperatura da bateria max 21 e minimo 15 foram tirados 1 minuto apos terminar o carregamento, a Toyota não indica ou fornece qualquer dado sobre o aquecimento da bateria, mas os valores mais elevados indicam que existe um aquecimento da bateria durante o carregamento Noturno.
Ontem carregou dos 24% aos 100% em 8h15m a media de 6.8kWh (54.73kWh a tomada)
Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 33.300km indica 193.03Ah
Degradação de 0.99%
Mantendo este nível de degradação hipotéticamente tera estes valores.
3% aos 100.000km
6% aos 200.000km
9% aos 300.000km
12% aos 400.000km
15% aos 500.000km
18% aos 600.000km
21% aos 700.000km
24% aos 800.000km
27% aos 900.000km
30% aos 1.000.000km (termino da garantia no limite)
O print destes valores de temperatura da bateria max 21 e minimo 15 foram tirados 1 minuto apos terminar o carregamento, a Toyota não indica ou fornece qualquer dado sobre o aquecimento da bateria, mas os valores mais elevados indicam que existe um aquecimento da bateria durante o carregamento Noturno.
Ontem carregou dos 24% aos 100% em 8h15m a media de 6.8kWh (54.73kWh a tomada)
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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium
Actualização BZ4X
39.771 KM
140 dias de utilização
Media 284km /dia
Consumo medio tomada AC 14.58kWh
Consumo Medio 13.5kWh
Autonomia verão 500km sem AC
Autonomia inverno 450km sem AC
Degradação
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 39.711km indica 192.90Ah
Degradação de 1.07%
A continuar a este ritmo hipoteticamente 40.000km (1%) a degradação será :
2% com 80.000km
4% com 160.000km
8% com 320.000km
16% com 640.000km
24 % com 960.000km
Factos & Observaçoes
O Car scanner não calcula a degradação nativamente, estes valores são subtraídos desde o seu inicio.
Numa publicação durante esta semana um utilizador publicou um email de um concessionário Toyota na alemanha que indicava que o buffer seria de 10% abaixo de 0%, ou seja quando a viatura esta com 10% de bateria ainda tem 20%.
Observando os numeros do Depth of discharge (DOD) de uma celula NCM é capaz de operar entre os 3V e os 4.20V
A leitura do Carscanner do BZ4X com viatura a 100% indica uma voltagem de
4.17V com 100% de bateria
3.50V com 20% de bateria
Comparativamente com os numeros do E-Niro de 2021 a voltagem maxima/minima rondava estes valores:
4.14V com 100% de bateria
3.88V com 67% de bateria
3.70V com 55% de bateria
3.60V com 44% de bateria
3.40V com 10% de bateria
Agora um facto curioso:
Se deixar o BZ4X a 100% durante 1h apos o carregamento, a degradação apresentada no car scanner mantém-se igual.
Se deixar o BZ4X a 100% durante 3h apos o carregamento, a degradação apresentada no car scanner sobre um aumento (valor de Ah desce)
Em minha opinião e observando a voltagem das células NCM em diferentes percentagens de bateria disponível é bem provável que a BMS da Toyota tenha um buffer maior que o habitual abaixo de 0% e um buffer menor quando esta a 100%
Ainda me lembro de alguns testes e afirmações que 0% no e-niro era mesmo 0%, no Toyota a 0% o carro ainda faz uns 40km (segundo uns utilizadores)
Para mim esta informação é extremamente uitl porque o meu habito de carregamento no E-niro era de 100% a 20% e apos 40.000km no BZ4X vou tentar alterar a forma de carregamento de 90% até 10%.
Isto porque em meu entender não é benéfico utilizar a voltagem da célula a um valor tão elevado como 4.17V (100% ) e dos 3.50V (20%) ainda tem uma margem de manobra bastante grande ser utilizada até aos 10% caso seja necessário.
Resumindo: Se são utilizadores do BZ4X, carreguem até ao máximo de 90% e minimo de descarga 10%
39.771 KM
140 dias de utilização
Media 284km /dia
Consumo medio tomada AC 14.58kWh
Consumo Medio 13.5kWh
Autonomia verão 500km sem AC
Autonomia inverno 450km sem AC
Degradação
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 39.711km indica 192.90Ah
Degradação de 1.07%
A continuar a este ritmo hipoteticamente 40.000km (1%) a degradação será :
2% com 80.000km
4% com 160.000km
8% com 320.000km
16% com 640.000km
24 % com 960.000km
Factos & Observaçoes
O Car scanner não calcula a degradação nativamente, estes valores são subtraídos desde o seu inicio.
Numa publicação durante esta semana um utilizador publicou um email de um concessionário Toyota na alemanha que indicava que o buffer seria de 10% abaixo de 0%, ou seja quando a viatura esta com 10% de bateria ainda tem 20%.
Observando os numeros do Depth of discharge (DOD) de uma celula NCM é capaz de operar entre os 3V e os 4.20V
A leitura do Carscanner do BZ4X com viatura a 100% indica uma voltagem de
4.17V com 100% de bateria
3.50V com 20% de bateria
Comparativamente com os numeros do E-Niro de 2021 a voltagem maxima/minima rondava estes valores:
4.14V com 100% de bateria
3.88V com 67% de bateria
3.70V com 55% de bateria
3.60V com 44% de bateria
3.40V com 10% de bateria
Agora um facto curioso:
Se deixar o BZ4X a 100% durante 1h apos o carregamento, a degradação apresentada no car scanner mantém-se igual.
Se deixar o BZ4X a 100% durante 3h apos o carregamento, a degradação apresentada no car scanner sobre um aumento (valor de Ah desce)
Em minha opinião e observando a voltagem das células NCM em diferentes percentagens de bateria disponível é bem provável que a BMS da Toyota tenha um buffer maior que o habitual abaixo de 0% e um buffer menor quando esta a 100%
Ainda me lembro de alguns testes e afirmações que 0% no e-niro era mesmo 0%, no Toyota a 0% o carro ainda faz uns 40km (segundo uns utilizadores)
Para mim esta informação é extremamente uitl porque o meu habito de carregamento no E-niro era de 100% a 20% e apos 40.000km no BZ4X vou tentar alterar a forma de carregamento de 90% até 10%.
Isto porque em meu entender não é benéfico utilizar a voltagem da célula a um valor tão elevado como 4.17V (100% ) e dos 3.50V (20%) ainda tem uma margem de manobra bastante grande ser utilizada até aos 10% caso seja necessário.
Resumindo: Se são utilizadores do BZ4X, carreguem até ao máximo de 90% e minimo de descarga 10%