Autonomia do novo leaf

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Oboe
Mensagens: 1
Registado: 17 set 2018, 13:50
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 40kwh

Autonomia do novo leaf

Mensagem por Oboe » 19 set 2018, 22:08

Boa noite. Estou a pensar comprar o novo leaf com baterias de 40 Kwh e autonomia para 270 Km. Faço semanalmente uma viagem de 300km,com +/- 60% em estrada nacional e o restante em autoestrada. Será possível alcançar o destino sem parar para recarregar? Agradeço desde já a ajuda

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por mjr » 19 set 2018, 22:53

Possível é... Mas não é prático. A velocidade estabilizada eu diria que a 80km/h o Leaf 40 faz os 300km. Uma paragem de 15m a meio além de tornar a viagem mais agradável e segura permite andar a 100-110km/h de média, portanto menos tempo de condução.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por migle » 19 set 2018, 23:43

Menos tempo de condução e, parece-me, menos tempo total de viagem com paragem incluída.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por zykon » 20 set 2018, 10:58

Faz a simulação no greenrace
http://www.jurassictest.ch/GR/

eu considero um pouco pessimista, mas não muito

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por traveller » 20 set 2018, 12:44

Não informas qual a origem e destino da viagem pois a autonomia varia se vais subir ou descer.
Os 300kms a andar de vagar sem AC pode ser possível com alguma dificuldade em novo, passados 2 ou 3 anos já pode haver degradação da bateria e não dar.
Deves ver se há um ou de preferência mais que um carregador rápido no meio da viagem.

JCG
Mensagens: 1
Registado: 21 dez 2018, 23:16
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 40 KWh

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por JCG » 21 dez 2018, 23:37

Ola Boa noite
Tenho um Leaf 40KW comprado em Setembro 2018, uma AVENTURA…
Duas viagens longas, muito longas... Em boa parte de auto-estrada a 1ª de 310 Km a 2ª de 275 Km.
Na 1ª com duas cargas rápidas cheguei ao destino com muita dificuldade 5% de bateria. Sai de Lisboa com 80% de bateria.
Na 2ª uma total aventura. o Mapa sugeria um carregamento, em área de serviço, inexistente. Na área de serviço não deixaram efectuar qualquer carregamento. Tive de ir a cidade mais proxima, a 30Km, pedir pf para efectuar um pequeno carregamento... a seguir foi uma total aventura demorei 10H... sim 10H, para chegar ao destino.

Reportei o sucedido à NISSAN Japão e NIssan Portugal. Do Japão veio uma gentil resposta...O assunto ia ser analisado. De Portugal o total silencio.
Pouco resta senão continuar a AVENTURA.
Afinal terei comprado um carro para a cidade, muito bom, sem qualquer tipo de problema. Os pontos de carregamento são maus, até quando não sei. Para viagens acima de 130 Km ou mais longas duvido.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por mjr » 22 dez 2018, 02:12

Bem vindo!

1 -Começar uma viagem de 300km com 80% de carga não é o ideal. Já fiz mais de 300km com apenas uma carga. Na minha mais recente viagem Porto Lisboa fiz 330km com uma paragem de 38m para carregar. Cheguei com 10% indicados (20% reais...). E parti, claro, com 100%.

2 - Esse é um problema grave de facto. A melhor maneira para planear esse tipo de viagens é usar o electromaps e confirmar no site da mobie/App da mobie o estado dos PCR. Mesmo que indicasse que estava OK e se não houvesse alternativas pelo caminho eu faria a viagem a uma velocidade mais baixa (o Pro Pilot funciona bem para isto) para me precaver e ter uma reserva maior quando descobrisse que o posto estava off.

Há um período de aprendizagem inicial pois devido à menor autonomia e ainda relativa escassez de PCR (relativa a bombas de combustível) é necessário fazer algum planeamento para viagens maiores que 200km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por Nonnus » 22 dez 2018, 08:27

JCG Escreveu:
21 dez 2018, 23:37
Ola Boa noite
Tenho um Leaf 40KW comprado em Setembro 2018, uma AVENTURA…
Duas viagens longas, muito longas... Em boa parte de auto-estrada a 1ª de 310 Km a 2ª de 275 Km.
Na 1ª com duas cargas rápidas cheguei ao destino com muita dificuldade 5% de bateria. Sai de Lisboa com 80% de bateria.
Na 2ª uma total aventura. o Mapa sugeria um carregamento, em área de serviço, inexistente. Na área de serviço não deixaram efectuar qualquer carregamento. Tive de ir a cidade mais proxima, a 30Km, pedir pf para efectuar um pequeno carregamento... a seguir foi uma total aventura demorei 10H... sim 10H, para chegar ao destino.

Reportei o sucedido à NISSAN Japão e NIssan Portugal. Do Japão veio uma gentil resposta...O assunto ia ser analisado. De Portugal o total silencio.
Pouco resta senão continuar a AVENTURA.
Afinal terei comprado um carro para a cidade, muito bom, sem qualquer tipo de problema. Os pontos de carregamento são maus, até quando não sei. Para viagens acima de 130 Km ou mais longas duvido.
Antes demais desculpe a sinceridade das palavras que se seguem, não me leve a mal, pois não tenho nada contra si.

Parece-me que o problema não esta no carro, mas sim em quem o comprou que não se informou adequadamente.

Você começa logo mal ao iniciar uma viagem de 310km com 80% da bateria, isto mostra falta de planeamento de uma viagem que ultrapassa a autonomia do carro. Ao contrario dos carros a combustão as viagens em VE´s devem ser planeadas em casa para evitar esse tipo de problemas. Também me parece que existe alguma falta de conhecimento das capacidades do carro, o que é normal ao inicio. Querer atribuir essa responsabilidade a outros ou ao próprio carro parece-me errado.

Eu sou das poucas pessoas que já fiquei a pé no meu carro (Leaf de 30kWh autonomia ~200km) numa viagem de 190km (fiquei a pé acerca de 1km de casa). Fiquei a pé porque queria ver até onde o carro ia. Na altura também disse que o carro não fazia essa viagem sem um carregamento pelo meio e disseram-me com mais experiência, tinha concluído a viagem. Hoje o carro faz essa viagem, e ainda faz mais 10km para ir buscar o miúdos a escola sem nenhum carregamento. Isto para dizer que é preciso ganhar conhecimento de como conduzir um VE, e isso leva o seu tempo.

Você se calhar cometeu o mesmo erro de muitas pessoas que compram um VE, não se informou devidamente. Leu duas ou três coisas e pensou que já sabia tudo, o que agora se veio a revelar que afinal as coisas não são bem assim.

Fiquei curioso. Você mandou um email a Nissan a dizer o quê? Que o carro tem dificuldade para fazer 300km?

É a mesma coisa que comprar uma bicicleta e depois ir reclamar que para andar precisa de pedalar. Se você quer fazer uma viagem de 300km é normal ter de carregar, ainda para mais se saiu de casa com 80% da bateria. Se reclamou por causa dos carregadores, a Nissan não é vista nem achada nisso.

Tal como os veículos a combustão, os VE´s sofrem dos mesmo factores que influenciam autonomia. Desnível do terreno, velocidade média, condições meteorológicas, etc, por isso é que o carro dá uma estimativa e não o valor efectivo.

O meu conselho é que planeie sempre as viagens com antecedência para evitar esse tipo de problemas, vai ver que corre tudo muito melhor. Se tiver dificuldades peça ajuda aqui no fórum como o user que criou este tópico, vai ver que o vamos ajudar.

Vou-lhe dar o meu exemplo, recentemente fiz um a viagem de 460km no meu Leaf de 30kWh e correu tudo bem com 3 carregamentos rápidos pelo meio. Se quiser saber mais, veja o meu diário de bordo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 10:13

Bem vindo!

Você, se calhar, foi enganado pela autonomia que vê indicada no carro. Essa autonomia é calculada com base no consumo que faz habitualmente (em cidade). Quando vamos para a estrada, o carro consome mais.

Se quiser aprender a usar um carro eléctrico para viagens, este fórum é um bom sítio. Há aqui muitas pessoas que fazem viagens longas com carros com muito menos autonomia (Leaf de 24kWh, Mitsubishi i-miev de 18kWh).

Pode, por exemplo, fazer um post a dizer que está a planear fazer uma viagem, qual vai ser o percurso, e vai certamente ter imensas respostas a aconselhar onde fazer carregamentos e que velocidades praticar.

300km ou 275km num Leaf de 40kWh são viagens que um utilizador experiente faz a brincar. Muitos utilizadores fazem 600, 800, 1000km num dia com carros de baterias mais pequenas. Mas, sim, requer vontade de fazer com que esta solução funcione.

Hajam carregadores!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Autonomia do novo leaf

Mensagem por caz » 22 dez 2018, 16:51

Alguns olham para a garrafa 90% de bom vinho cheia e dizem que é boa para eles. Outros, olham para a mesma garrafa e dizem que preferem ter uma garrafa de vinho a martelo e mais cara, mas que esteja completamente cheia.

A lógica dos VE é diferente dos veículos de combustão. Adicionalmente, ainda estamos num período embionário, em que os que se aventuram a comprar este tipo de veículos (tal como eu), têm os benefícios mais cedo deste tipo de tecnologia, mas também sofrem com as suas limitações. Neste momento, os veículos elétricos existentes são MUITO melhores que os de combustão elétrica para mais de 90% dos casos.

Se olharmos somente na questão de autonomia, nem o Tesla S ou X conseguem fazer uma viagem Bragança / Sagres em menos tempo que um clio (cumprindo as velocidades legais).

Assim, como é largamente referido neste forum, para a generalidade das pessoas que têm um percurso diário inferior a 200 Km e pontualmente podem ter uma viagem mais longa o VE é muito melhor que um veículo de combustão. Para quem tem um percurso diário inferior a 100 Km mesmo os primeiros VE são melhores que um de combustão interna.

Só para referência: Em média os veículos em Portugal fazem 9000 Km/ano, ou seja 25 Km por dia.

Obviamente, para as pessoas que têm percursos regulares com muito Kms, então (por enquanto) pode ser melhor ter um hibrido ou mesmo um veículo de combustão.

Olhando para os teus 10% de dor, segue estas dicas:

Se quiseres fazer uma viagem de 300 Km, num Leaf 40 apenas tens de parar uma vez durante 30 min e teres atenção à temperatura da bateria. Ou seja, num carro de combustão podes fazer o percurso em 2h30 (se cumprires a lei e não parares). Num Leaf 40 vais a 100 Km/h e paras 30 minutos entre os 150 e 180 Km, ou seja demoras cerca de 3h30 no total do percurso. Se no carro de combustão fizeres uma paragem, então a diferença já não vai ser tanta. Tenta planear com o electromaps a tua viagem e depois faz a mesma de forma relaxada...

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”