EVSE MK2

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por Apr » 26 fev 2015, 15:22

Se for o carregador já com cabo não sei se dava. Se a messekes femea precisar da resistência entre a proximidade e a terra, adicionar outro cabo mennekes - J1772 é capaz de adulterar o resultado.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EVSE MK2

Mensagem por mjr » 26 fev 2015, 16:59

Se já tiver cabo é outra história... Nem sei se o cabo Mennekes do Leaf encaixa na ponta do cabo que liga ao carro. Num cabo Mennekes<->Mennekes as fichas encaixam umas nas outras?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por Apr » 26 fev 2015, 17:24

Das imagens que vejo parecem encaixar, mas não faço ideia!

Acho que não vale a pena inventar, se a única ficha que o Leaf precisa é uma J1772 apenas essa devia ser comprada, agarrada a um cabo. E para outro VE um raciocinio identico.

A ideia de "posso aproveitar o facto de já ter um cabo mennekes" é errada, o EVSE até fica mais caro com mennekes femea.

Se um dia for preciso trocar de ficha, fala-se com o RJSC! E se ele não puder eu dou uma ajuda! :-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EVSE MK2

Mensagem por mjr » 26 fev 2015, 18:48

Para um EVSE caseiro claro que não faz sentido. Eu estava a referir-me ao uso em postos públicos que já tenham cabo Mennekes, nomeadamente os PCRs AC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por Apr » 27 fev 2015, 13:47

Por principio, cada carro deveria ter o seu próprio EVSE para poder carregar ao mesmo tempo :-)

mas entendo a tua questão que é poder usar um EVSE qualquer num carro qualquer.... nessa situação, com o ELPA talvez fosse mais interessante um com ficha mennekes e depois fazer um adaptador Mennekes-J1772 direto somente para "adaptar" para o Leaf. Mas lá está, esse adaptador pode ficar mais caro que outro EVSE por causa das fichas.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por Apr » 27 fev 2015, 13:50

Nota que o adaptador Mennekes-J1772 não é o cabo usado nos postos, seria um adaptador que serve apenas de conversor de tomadas e que provavelmente nem serviria para ser usado nos postos publicos ou carregadores com tomada mennekes femea.

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por mrr » 27 fev 2015, 20:25

Encaixar posso garantir que encaixa, eu meti o do LEAF(Mennekes-macho) na do carregador do i3 (Mennekes-femea), mas não cheguei a por a carregar, apenas as encaixei..
Eu posso testar isso facilmente no EVSE do i3... Talvez hoje ainda consiga fazer o teste.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por mrr » 01 mar 2015, 01:44

rdias Escreveu:Já agora tirávamos duvida.... :D
Não consegui ainda testar com o meu tio que tem o EVSE do i3, vou tentar amanha.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: EVSE MK2

Mensagem por Orlando » 01 mar 2015, 09:40

mrr Escreveu:
rdias Escreveu:Já agora tirávamos duvida.... :D
Não consegui ainda testar com o meu tio que tem o EVSE do i3, vou tentar amanha.
Suspens....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: EVSE MK2

Mensagem por mrr » 01 mar 2015, 18:23

Não funciona, as fichas encaixam-se, mas não carrega.
Foi testado num posto da MagnumCap com cabo Mennekes<->Mennekes(32A) de carregar o i3 e liguei ao meu Mennekes<->J1772(16A), o carro dá o sinal sonoro quando ligo o cabo, mas não começa a carregar.

Já agora deixo aqui uma foto do micro encontro de VE da família ;)
Imagem
picture share
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”