A UVE que desejamos

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 10:30

RaaR Escreveu:
05 nov 2018, 02:14
BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 01:32
Talvez não me tenha explicado bem, mas já nem me vou dar ao trabalho de explicar outra vez.
(…)
Abres um tópico e, ao primeiro post com uma opinião diferente da tua, pegas na bola e vais para casa. Não é para isso que os fóruns existem mas tudo bem, ninguém te vai obrigar a participar numa conversa que deixou de te interessar.

———

Eu sou associado da UVE e estou como o BrunoAlves. Imagino que a UVE não será perfeita mas confio que quem lá está faz o melhor que pode e seguramente faz mais do que eu faço. Assim, dou a minha pequena contribuição sendo associado.
Não é que a conversa tenha deixado de interessar. Fico frustrado com interpretações incorrectas daquilo que escrevi.
Quando começam uma resposta com um link de um post de outro membro que defende (e bem) as pessoas que estão à frente da UVE, mas que em nada está relacionado com o post que escrevi, então fica complicado.
Note-se que referi sempre que este post não era uma critica a UVE. O objectivo era criar uma discussão saudável de forma a criar valor.

Porquê aqui não através do envio de um mail directamente para a UVE? Porque aqui sei que existem pessoas influentes da UVE, mas por outro lado também existem aqueles que não são associados por falta de identificação com as acções da UVE.

Deixo só mais uma pergunta: O que é que a UVE quer? Crescer ao mesmo ritmo que cresce o nº de proprietários de VE, ou estagnar? Quer estar aberta a novas ideias ou manter o mesmo ritmo?
Se faço estas perguntas e falo sobre o tema é porque considero que a UVE tem uma importância extrema para a ME, mas considero que não a tem potenciado.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Nonnus » 05 nov 2018, 11:32

Antes de mais dizer que sou sócio desde o ENVE2018 e que a minha opinião sobre o trabalho da UVE e das pessoas que pertencem a mesma já foi dada a conhecer no tópico aqui já referido pelo BrunoAlves, portanto não vou abordar mais esse assunto.
BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 10:21
Achas que não foi isso que disse no post de abertura?
Fica a citação:
"...irei considerar associar-me, contribuindo não só com a respectiva quotização, mas também activamente em "trabalho de campo""
É legitimo da tua parte tentar perceber como funciona a UVE antes de te associares, eu fiz o mesmo. No ENVE 2018 conheci as pessoas por detrás do projecto, assisti a todas as conferencias para tentar perceber o trabalho já feito e que pensam fazer, só depois é que me tornei sócio. Como já referi não sou nenhum carneirinho, nem tenho palas nos olhos como os burros.

Se queres ter uma ideia mais aprofundada sobre o trabalho da UVE e das pessoas envolvidas tens de ir as estes eventos, pois é lá que se aborda os assuntos e deixam-te fazer perguntas, e respondem-te.

Porque é que não foste o ENVE 2018, a Oliveira de Azeméis, ou até ao encontro Ibérico? Certamente hoje já tinhas uma ideia mais clara sobre o trabalho da UVE e das pessoas.

Tenho de concordar com o RaaR. Estavas a espera do quê propriamente com abertura deste tópico? Que as pessoas que interviessem fossem só aqueles que estão de acordo com as tuas ideias? Pois esses parece que não estão para ai virados, pois nenhum se manifestou. Acho que podes tirar dai uma conclusão.

Afinal as pessoas (não me estou a referir a ninguém em particular) que criticam o trabalho da UVE em casos pontuais, não tem uma ideia clara do que deve ser feito, e de como deve ser feito. Tu deste algumas ideias mas os outros críticos ainda não o fizeram (temos de dar o beneficio da dúvida porque podem ainda não ter visto o tópico), nem se mostraram de acordo com as tuas!

Como já deves ter reparado eu gosto de dar exemplo concretos... aqui vai mais um. Não sei qual é a tua formação, nem a tua ocupação profissional, mas eu já trabalhei em muitas empresas e este tópico fez-me lembrar o que se passa em muitas empresas. Quando vários trabalhadores se juntam na hora do lanche ou do almoço, todos dizem que esta tudo mal - os ordenados são baixos, as condições de trabalho não são as melhores etc e à um que diz: - então vamos-nos reunir, fazer uma reunião com o fulano x (administrador, chefe de produção etc) no dia tal as tantas horas. Todos concordam e incentivam. Só que no dia tal as tantas horas só lá estão dois ou três, os outros que estavam cheios de "tesão" meteram o rabinho entre as pernas e não apareceram. Percebes o que eu estou a tentar dizer?

Depois acho estranho porque só aqui estão comentários de pessoas que no geral se identificam com o trabalho realizado pela UVE te faça desistir da discussão. Olha se a UVE fizesse o mesmo cada vez que leva um não!

EDIT: quando submeti este post ainda não tinha visto o teu ultimo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por jfr2006 » 05 nov 2018, 11:41

Eu até dizia qualquer coisa, mas como já descobri há algum tempo que estou a falar para uma parede e que o meu latim é mais bem empregue noutras coisas.... :roll:

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Filipe » 05 nov 2018, 11:46

jfr2006 Escreveu:
05 nov 2018, 11:41
Eu até dizia qualquer coisa, mas como já descobri há algum tempo que estou a falar para uma parede e que o meu latim é mais bem empregue noutras coisas.... :roll:

x2
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por pemifer » 05 nov 2018, 12:30

Penso que o titulo deste post está mal.
O titulo correto seria "A UVE que desejo".
A atitude também não me parece a correta, "se mudarem para aquilo que eu quero, então adiro".
E se aquilo que tu queres não for o que os sócios querem?
Eu não concordo com muitas das atitudes da UVE e, por isso mesmo, não sou sócio.
Para mim, um dos maiores defeitos da UVE, é a falta de humildade dos seus membros, apoiantes e sócios.
Falar mal da UVE é um sacrilégio.
Lembram-se de à uns anos um dirigente do PS ter dito "quem se mete com o PS, leva!"
Assim é a UVE.
Para aqueles que acham que eu embirro com a UVE e que só aponto defeitos, é um defeito meu.
Tenho dificuldade em elogiar quem eu acho que é arrogante.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 13:32

Posso pedir-vos que tentem pelo menos num post comentar uma das medidas que enunciei?

Para nós utilizadores de VE, estas propostas fazem ou não sentido?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por jfr2006 » 05 nov 2018, 16:40

No geral concordo com as tuas medidas e acrescento mais: a UVE no meu entender é muito passiva e pouco reivindicativa....

A ideia geral que tenho é que quando as coisas correm bem, está lá tudo..quando não correm bem, foram mal planeadas, pouco aparece...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Nonnus » 05 nov 2018, 16:55

Todas as tuas propostas fazem sentido.

O problema é que sendo a UVE uma associação com pouca expressão, pegando nas tuas proposta de acordos, as empresas (por exemplo a Via Verde) não tem interesse em fazer esse tipo de acordos. A UVE chega junto da via verde e faz uma proposta com redução de preços para os seus associados e a via verde pergunta: então estamos a falar de quantos associados?

A UVE responde: neste momento temos ex: 500.

Via Verde: e desses 500 quantos usam a Via verde com frequência?

Já percebeste a ideia.

Por exemplo se usarmos o mesmo exercício para o ACP a conversa já é totalmente diferente porque o nº de associados é enorme comparado com a UVE.

Não há almoços grátis, as empresas para fazer redução de preços tem de ver vantagens e enquanto a UVE não for uma associação com expressão em nº de sócios é difícil conseguir acordos com as grandes empresas.

Imagina a UVE numa reunião com o ministério do ambiente. Pergunta o ministro então a UVE já tem quantos associados, a UVE dá a mesma resposta, e o ministro pensa - porra estou aqui a perder tempo com uma associação que representa meia dúzia de gatos pingados. Não deveria ser assim, mas infelizmente só se vêem números.

Neste tópico tens aqui algumas ideias para por exemplo acabar com alguns mitos dos carros eléctricos e ajudar a venda de VE´s: viewtopic.php?f=2&t=4717&p=103592#p103592

Eu até hoje ainda não consegui perceber porque é que no ENVE 2018 não estava nenhuma estação de TV. Ainda a dias deu na SIC uma reportagem sobre um encontro dos proprietários dos land Rover, que é um evento muito mais pequeno que o ENVE, e não foi uma reportagem assim tão pequena, pelo que vi foi mais de 5 minutos. A própria RTP tem uns quantos VE´s e deveria fazer serviço publico!
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por ruimegas » 05 nov 2018, 17:00

Nonnus Escreveu:
05 nov 2018, 16:55
Todas as tuas propostas fazem sentido.

O problema é que sendo a UVE uma associação com pouca expressão, pegando nas tuas proposta de acordos, as empresas (por exemplo a Via Verde) não tem interesse em fazer esse tipo de acordos. A UVE chega junto da via verde e faz uma proposta com redução de preços para os seus associados e a via verde pergunta: então estamos a falar de quantos associados?

A UVE responde: neste momento temos ex: 500.

Via Verde: e desses 500 quantos usam a Via verde com frequência?

Já percebeste a ideia.

Por exemplo se usarmos o mesmo exercício para o ACP a conversa já é totalmente diferente porque o nº de associados é enorme comparado com a UVE.

Não há almoços grátis, as empresas para fazer redução de preços tem de ver vantagens e enquanto a UVE não for uma associação com expressão em nº de sócios é difícil conseguir acordos com as grandes empresas.

Imagina a UVE numa reunião com o ministério do ambiente. Pergunta o ministro então a UVE já tem quantos associados, a UVE dá a mesma resposta, e o ministro pensa - porra estou aqui a perder tempo com uma associação que representa meia dúzia de gatos pingados. Não deveria ser assim, mas infelizmente só se vêem números.

Neste tópico tens aqui algumas ideias para por exemplo acabar com alguns mitos dos carros eléctricos e ajudar a venda de VE´s: viewtopic.php?f=2&t=4717&p=103592#p103592

Eu até hoje ainda não consegui perceber porque é que no ENVE 2018 não estava nenhuma estação de TV. Ainda a dias deu na SIC uma reportagem sobre um encontro dos proprietários dos land Rover, que é um evento muito mais pequeno que o ENVE, e não foi uma reportagem assim tão pequena, pelo que vi foi mais de 5 minutos. A própria RTP tem uns quantos VE´s e deveria fazer serviço publico!
+1
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por pemifer » 05 nov 2018, 17:20

BrunoFonseca Escreveu:
04 nov 2018, 12:08
1 - Apostar mais na criação de vídeos (feitos pela UVE) com Test-drive de VE (e PHEV) e comparativos, de preferência testando todos os modelos, e com imparcialidade (descolem-se do Leaf). Falem mais com as marcas, peçam-lhes carros de testes, valorizem a marca UVE que é o principal meio de chegar aos potenciais utilizadores de VE.
2 - Criar vídeos "educativos", dramatizando situações de estacionamento abusivo, como estacionar o VE num lugar de carregamento sem o colocar à carga, ou ligar num posto avariado, ou ficar "acampado" num PCR...
3 - Tentem aumentar, junto do ministério do ambiente, as vantagens dos proprietários dos VE. Não sendo possível aumentar o incentivo à compra, tente-se pela via da redução das portagens
4 - Parceiras com a Via Verde: Desconto nas portagens/parques de estacionamento para VE e Via Verde
5 - Tornar-se OPC, ou associar-se a um ou a todos. Se for sócio UVE tem desconto (pode ser por ajuste na quota mediante apresentação das facturas dos carregamentos nos postos). Investir em PCNs, colocando-os onde fazem falta a ME, não numa visão economicista mas sim de utilidade
6 - Parcerias com CEME (um ou todos): A EVAZ está em desvantagem por não ter mercado doméstico, podia ser uma mais valia para estes apresentar descontos nas tarifas a sócios da UVE
7 - Fazer campanhas de sensibilização para a ME junto dos restaurantes de beira de estrada (principais vias nacionais) para instalarem PCN. Mostrar benefícios para o negócio. Idem para os Centros Comerciais que ainda não têm PCN (Ex na área da grande Lisboa: Colombo, Odivelas Strada, Oeiras Parque, Cascaishopping, Vasco da Gama, Campera, etc)
1 - Penso que a UVE já faz isso.
2 - A UVE já faz videos educativos/elucidativos mas não deste teor. Penso que a utilização de humor seria uma boa maneira de passar a mensagem.
3 - Penso que a UVE tem relações com o Ministério do Ambiente.
4 - Eventualmente já terá sido tentado por ser um assunto tão óbvio.
5 - Parece-me muito complicado.
6 - Parece-me exequível, eventualmente, terá sido, ou estará a ser, tentado.
7 - Parece-me complicado. Colombo e Vasco da gama, pelo menos, já tiveram carregadores e retiraram-nos.

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”