A UVE que desejamos

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por mjr » 05 nov 2018, 21:49

Acrescento ao que disse o pemifer, que está muito próximo da realidade:

5 - está a ser equacionado.

7 - Há alguns contactos, alguns positivos, mas não é fácil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 23:29

Nonnus Escreveu:
05 nov 2018, 11:32
Porque é que não foste o ENVE 2018, a Oliveira de Azeméis, ou até ao encontro Ibérico? Certamente hoje já tinhas uma ideia mais clara sobre o trabalho da UVE e das pessoas.
Gostava muito de ter ido, mas na altura do de Oliveira de Azemeis encontrava-me a estudar para um exame, e no ibérico estava na ilha da madeira.
Nonnus Escreveu:
05 nov 2018, 11:32
Estavas a espera do quê propriamente com abertura deste tópico?
Estava à espera de criar uma discussão saudável sobre medidas que a UVE pode ou não levar a cabo.
Nonnus Escreveu:
05 nov 2018, 11:32
Não sei qual é a tua formação, nem a tua ocupação profissional, mas eu já trabalhei em muitas empresas e este tópico fez-me lembrar o que se passa em muitas empresas. Quando vários trabalhadores se juntam na hora do lanche ou do almoço, todos dizem que esta tudo mal - os ordenados são baixos, as condições de trabalho não são as melhores etc e à um que diz: - então vamos-nos reunir, fazer uma reunião com o fulano x (administrador, chefe de produção etc) no dia tal as tantas horas. Todos concordam e incentivam. Só que no dia tal as tantas horas só lá estão dois ou três, os outros que estavam cheios de "tesão" meteram o rabinho entre as pernas e não apareceram. Percebes o que eu estou a tentar dizer?
Gestão. Felizmente a equipa com que trabalho não tem o hábito de ser intriguista, mas já notei a existência de tais elementos noutras equipas.
Nonnus Escreveu:
05 nov 2018, 11:32
Depois acho estranho porque só aqui estão comentários de pessoas que no geral se identificam com o trabalho realizado pela UVE te faça desistir da discussão. Olha se a UVE fizesse o mesmo cada vez que leva um não!
A favor ou contra, venham todos! O que não consigo compreender é que desde que sou membro deste fórum, onde já aprendi muito, todos criticam inoperância (da mobi.e, do governo, etc) e quando se fala daquilo que a UVE (ou a comunidade de utilizadores de VE) pode fazer ou discutir, já tá tudo bem, mostrando uma passividade que me custa acreditar.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 23:33

pemifer Escreveu:
05 nov 2018, 12:30
Penso que o titulo deste post está mal.
O titulo correto seria "A UVE que desejo".
Será que sou só eu que deseja uma UVE mas presente?
pemifer Escreveu:
05 nov 2018, 12:30
A atitude também não me parece a correta, "se mudarem para aquilo que eu quero, então adiro".
E se aquilo que tu queres não for o que os sócios querem?
Exactamente. Se tivermos pontos de interesse comuns (e não para o que eu quero) então farei parte.
Se a UVE o quiser é porque é a vontade dos seus associados. A UVE é os seus associados.
[/quote]

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 23:51

Ainda bem que houve alguns pontos que foram debatidos. Esse era um dos principais objectivos do tópico.

Alguém levantou o tema da UVE ter poucos associados e daí por pouco poder negocial junto de outras instituições, como Ministério do Ambiente ou a Via Verde.

Então julgo que é do interesse de TODOS os utilizadores de VE ter uma UVE forte, com um volume elevado de associados, ou no limite com uma % de associados elevada face ao nº de utilizadores de VE, e que dessa forma possa zelar mais pelos nossos (leia-se da ME) interesses.

Pergunto então se não faria sentido a UVE fazer uma análise (quiçá uma análise SWOT) para compreender porque o volume de associados é considerado baixo (baseio-me no valor das quotas indicado no relatório de contas)?
Porque não tentam aumentar a base de associados?

Mais uma vez deixo uma sugestão, nomeadamente aos membros deste fórum com posições de destaque na UVE, se este, e outros fóruns não seriam veículos perfeitos para passar a mensagem da UVE para os potenciais sócios e vice versa?

Porque não questionar neste fórum quais as "bandeiras" que gostaríamos que a UVE defendesse?

Sem querendo ofender ninguém, talvez a UVE sofra do mal de "miopia de gestão" (muito comum acontecer nas empresas), pois passou muito tempo a defender (e bem) o inicio da fase de comercialização nos PCR.

Não sei se já repararam mas eu quase que estou a pedir para ser sócio, mas não vejo a UVE a puxar-me para dentro da associação, e infelizmente acho que acontece com a maioria dos não sócios.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por mjr » 06 nov 2018, 00:22

Bruno, se realmente tens interesse faz-te sócio a aparece na próxima AG já em dezembro. 50€ (joia + cota) para alguém tão interessado parece-me pouco dinheiro para "experimentar". Pelos estatutos não poderás votar, mas a tua palavra será ouvida e discutida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 06 nov 2018, 09:34

MRider Escreveu:
06 nov 2018, 08:40
mjr Escreveu:
06 nov 2018, 00:22
Bruno, se realmente tens interesse faz-te sócio a aparece na próxima AG já em dezembro. 50€ (joia + cota) para alguém tão interessado parece-me pouco dinheiro para "experimentar". Pelos estatutos não poderás votar, mas a tua palavra será ouvida e discutida.
Aqui está tudo dito... Mesmo depois de pagar nem direito a voto tem.... Pura política....
Acredito que o mjr se estava a referir apenas ao direito a voto na assembleia de dezembro. Não faz sentido votar na apresentação de contas do resultado de um ano no qual não fui sócio.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 06 nov 2018, 09:37

mjr Escreveu:
06 nov 2018, 00:22
Bruno, se realmente tens interesse faz-te sócio a aparece na próxima AG já em dezembro. 50€ (joia + cota) para alguém tão interessado parece-me pouco dinheiro para "experimentar". Pelos estatutos não poderás votar, mas a tua palavra será ouvida e discutida.
Até sou capaz de aceitar o desafio, mas discordo contigo quando dizes que 50€ (joia + quota) é pouco dinheiro para experimentar.
Só mesmo se conseguir recuperar esse valor com o desconto para o seguro do carro.

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por CASM » 06 nov 2018, 10:18

pemifer Escreveu:
05 nov 2018, 12:30
Penso que o titulo deste post está mal.
O titulo correto seria "A UVE que desejo".
A atitude também não me parece a correta, "se mudarem para aquilo que eu quero, então adiro".
E se aquilo que tu queres não for o que os sócios querem?
Eu não concordo com muitas das atitudes da UVE e, por isso mesmo, não sou sócio.
Para mim, um dos maiores defeitos da UVE, é a falta de humildade dos seus membros, apoiantes e sócios.
Falar mal da UVE é um sacrilégio.
Lembram-se de à uns anos um dirigente do PS ter dito "quem se mete com o PS, leva!"
Assim é a UVE.
Para aqueles que acham que eu embirro com a UVE e que só aponto defeitos, é um defeito meu.
Tenho dificuldade em elogiar quem eu acho que é arrogante.
Pemifer acho que deves medir as tuas palavras quando dizes "falta de humildade dos seus membros, apoiantes e sócios" eu como sócio sinto-me ofendido, não me conheces, e estás a fazer juízos de valor de mim e de outras centenas de sócios.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2018, 12:39

BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 23:51
Ainda bem que houve alguns pontos que foram debatidos. Esse era um dos principais objectivos do tópico.

Alguém levantou o tema da UVE ter poucos associados e daí por pouco poder negocial junto de outras instituições, como Ministério do Ambiente ou a Via Verde.

Então julgo que é do interesse de TODOS os utilizadores de VE ter uma UVE forte, com um volume elevado de associados, ou no limite com uma % de associados elevada face ao nº de utilizadores de VE, e que dessa forma possa zelar mais pelos nossos (leia-se da ME) interesses.

Pergunto então se não faria sentido a UVE fazer uma análise (quiçá uma análise SWOT) para compreender porque o volume de associados é considerado baixo (baseio-me no valor das quotas indicado no relatório de contas)?
Porque não tentam aumentar a base de associados?

Mais uma vez deixo uma sugestão, nomeadamente aos membros deste fórum com posições de destaque na UVE, se este, e outros fóruns não seriam veículos perfeitos para passar a mensagem da UVE para os potenciais sócios e vice versa?

Porque não questionar neste fórum quais as "bandeiras" que gostaríamos que a UVE defendesse?

Sem querendo ofender ninguém, talvez a UVE sofra do mal de "miopia de gestão" (muito comum acontecer nas empresas), pois passou muito tempo a defender (e bem) o inicio da fase de comercialização nos PCR.

Não sei se já repararam mas eu quase que estou a pedir para ser sócio, mas não vejo a UVE a puxar-me para dentro da associação, e infelizmente acho que acontece com a maioria dos não sócios.
Temos de analisar isto mais a fundo. Quantos veículos eléctricos foram vendidos só este ano? Uns milhares, mais os que entraram no país importados, mais os que já foram vendidos desde 2011. O que não falta é VE´s.

Se todas as pessoas se tivessem feito sócias o problema de representação estava resolvido. Só que muitas dessas pessoas:

- Ao comprarem um VE não fizeram como a maioria de nós aqui presentes neste fórum, que foi a busca por informação do que é um VE e como tirar o melhor partido dele. Se muitos nem sabem como carregar o carro que acabam de comprar, achas que tem conhecimento que existe uma associação que promove a ME!

- Sabem da existência da UVE, mas não se identificam com a UVE ou com os seus representantes.

- Sabem da existência, mas pensam que não precisam de uma associação para nada e ficam sentados a espera que tudo se resolva com o passar do tempo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por pemifer » 06 nov 2018, 13:39

CASM Escreveu:
06 nov 2018, 10:18
pemifer Escreveu:
05 nov 2018, 12:30
Penso que o titulo deste post está mal.
O titulo correto seria "A UVE que desejo".
A atitude também não me parece a correta, "se mudarem para aquilo que eu quero, então adiro".
E se aquilo que tu queres não for o que os sócios querem?
Eu não concordo com muitas das atitudes da UVE e, por isso mesmo, não sou sócio.
Para mim, um dos maiores defeitos da UVE, é a falta de humildade dos seus membros, apoiantes e sócios.
Falar mal da UVE é um sacrilégio.
Lembram-se de à uns anos um dirigente do PS ter dito "quem se mete com o PS, leva!"
Assim é a UVE.
Para aqueles que acham que eu embirro com a UVE e que só aponto defeitos, é um defeito meu.
Tenho dificuldade em elogiar quem eu acho que é arrogante.
Pemifer acho que deves medir as tuas palavras quando dizes "falta de humildade dos seus membros, apoiantes e sócios" eu como sócio sinto-me ofendido, não me conheces, e estás a fazer juízos de valor de mim e de outras centenas de sócios.
Tens razão.
As minhas desculpas aos visados.
Quando escrevi isso estava só a lembrar-me dos que normalmente atacam quem diz mal da UVE.
Conheci o pessoal da UVE de Oliveira de Azeméis e são 5 estrelas!

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”