A UVE que desejamos

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por FullElectric » 30 jan 2022, 22:47

Uma vedação à volta dos Stalls e uma cancela automática que abre e fecha quando se aproxima um Tesla... fica o problema resolvido.
Passa a ser um espaço privado de acesso privado, tal com o tal estacionamento de um hotel

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2022, 02:14

FullElectric Escreveu:
30 jan 2022, 22:47
Uma vedação à volta dos Stalls e uma cancela automática que abre e fecha quando se aproxima um Tesla... fica o problema resolvido.
Passa a ser um espaço privado de acesso privado, tal com o tal estacionamento de um hotel
Por acaso não acho que seja verdade. Tem a ver com o licenciamento do espaço e isso não se altera com cancelas.

De qualquer forma para mim isso é uma não questão, para mim o que tem de desaparecer é essa divisão do público/privado. Não são tudo carregadores de veículos eléctricos?
Desaparecendo essa divisão e desaparecendo a MobiE está o problema resolvido :mrgreen:

Edit: e discordo disso porque isto não é um problema da Tesla. É um problema geral com grave prejuízo para o utilizador. Não se resolve o problema de fundo se a Tesla meter os todos em batatais. É preciso acabar com isto na raíz.
BrunoFonseca Escreveu:
30 jan 2022, 22:26
e este modelo não proibe isto
É mais uma frase gira para o marketing. Nestes anos tem sido "vamos ter", "temos de aguardar", "o modelo permite" e agora temos "o modelo não proíbe" :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jan 2022, 02:33

BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2022, 02:14
FullElectric Escreveu:
30 jan 2022, 22:47
Uma vedação à volta dos Stalls e uma cancela automática que abre e fecha quando se aproxima um Tesla... fica o problema resolvido.
Passa a ser um espaço privado de acesso privado, tal com o tal estacionamento de um hotel
Por acaso não acho que seja verdade. Tem a ver com o licenciamento do espaço e isso não se altera com cancelas.

De qualquer forma para mim isso é uma não questão, para mim o que tem de desaparecer é essa divisão do público/privado. Não são tudo carregadores de veículos eléctricos?
Desaparecendo essa divisão e desaparecendo a MobiE está o problema resolvido :mrgreen:

Edit: e discordo disso porque isto não é um problema da Tesla. É um problema geral com grave prejuízo para o utilizador. Não se resolve o problema de fundo se a Tesla meter os todos em batatais. É preciso acabar com isto na raíz.
BrunoFonseca Escreveu:
30 jan 2022, 22:26
e este modelo não proibe isto
É mais uma frase gira para o marketing. Nestes anos tem sido "vamos ter", "temos de aguardar", "o modelo permite" e agora temos "o modelo não proíbe" :roll:
É tão fácil criticar porque sim.
O que é que achas que é preferível? Dar uma de D Quixote e não conseguir resultados, ou simplesmente travar pequenas batalhas e conseguir que os utilizadores consigam o que pretendem?
Eu não sou a favor nem contra o modelo. Vejo-lhe vantagens, desvantagens e oportunidades de melhoria.
Certamente os modelos existentes noutros países também terão as suas virtudes e as suas desvantagens, ou já se esqueceram que o principal operador de França viu os seus postos todos desligados da noite para o dia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2022, 09:03

BrunoFonseca Escreveu:
31 jan 2022, 02:33
O que é que achas que é preferível? Dar uma de D Quixote e não conseguir resultados, ou simplesmente travar pequenas batalhas e conseguir que os utilizadores consigam o que pretendem?
Não entendo esta inevitabilidade. Ou se é a favor do modelo e com isso supostamente se conseguem pequenas vitórias, ou então qualquer outra forma de actuação está condenada a fracassar.
Consegues adivinhar qual seria o estado da coisa se a UVE tivesse uma abordagem diferente da que teve? Se teria mais ou menos resultados? Não sabemos, o facto é que estamos rigorosamente na mesma como no primeiro dia que se começaram a pagar os carregamentos.
Podes achar que foi melhor assim, mas tal como eu não passa da nossa opinião.

Não é criticar por criticar. Vê neste fórum e nas redes discussões sobre estes temas e confirma por ti se essas frases bonitas não são usadas desde sempre. Quantas coisas iam existir já a seguir e ainda não existem agora.
E vê se eu não justifiquei sempre as minhas posições com argumentos, com alternativas que considero melhores. Há quem só mande bocas sim senhor, mas não sou eu.
Em relação ao modelo permite e não proíbe, para mim é totalmente demagogia. Não reconhecer que se paga por tempo porque os OPC estão a alugar os postos em vez de ganharem dinheiro com a venda da electricidade, e que isso é consequência directa do modelo, não permite passar desse ponto, lamento.
Mas há OPC que já nos estão a fazer a vontade. Cobram por tempo E por energia debitada. Cada vez mais simplificado, isto. Mas o modelo não obriga


edit: até porque há aqui um volte-face engraçado. Tu abriste este tópico numa altura que não eras sócio da UVE mas querias que esta fizesse coisas. Eu era sócio nessa altura. Tu entretanto reviste-te na posição da UVE e eu deixei de me rever. Tu achavas que a UVE não tinha intervenção suficiente e eu achava que tinha, entretanto isto inverteu-se. Há alguma destas formas de estar, em relação à UVE, que seja mais válida que a outra?
Se releres a primeira página deste tópico, tu tinhas todas as posições que agora criticas os outros por terem: não te identificas, achas que deviam fazer coisas, têm os estatutos demasiado blindados, etc.
(atenção que eu não tenho nada contra nem a favor dos estatutos, é algo que me é totalmente irrelevante)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jan 2022, 10:31

Demagogia é assumir que uma associação (seja ela qual for) tem força suficiente para alterar o regime legal de comercialização de energia em Portugal, porque é aí que reside o problema.
O modelo que temos é uma consequência directa disso.

Quando referi que o modelo não proíbe estou simplesmente a dizer que está nas mãos dos CEME e OPC adoptar mecanismos para implementar o que os utilizadores necessitam. Como exemplo tens os QR Code implementados agora entre a miio e a powerdot, e que vieram colmatar uma das críticas ao modelo.
A meu ver o modelo está a ser mal explorado. Não deve ser dificil um PCR mostrar em tempo real o custo da operação, da mesma forma que mostra o tempo e a energia, e isto irá mais uma vez colmatar outra necessidade dos utilizadores.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2022, 10:51

BrunoFonseca Escreveu:
31 jan 2022, 10:31
Demagogia é assumir que uma associação (seja ela qual for) tem força suficiente para alterar o regime legal de comercialização de energia em Portugal, porque é aí que reside o problema.
O modelo que temos é uma consequência directa disso.
É uma forma de olhar para a coisa. Eu até discordo, é perfeitamente possível manter as restrições de venda de energia por comercializadores autorizados e "acabar" com o modelo.
Não, não é possível mostrar o custo em tempo real. Exactamente porque há o modelo. Seria fácil barato e dava milhões caso o dono do posto tivesse controlo total sobre o custo do carregamento e por isso pudesse definir um valor definitivo por unidade de carregamento. Como fazem as redes privadas, como se faz em todo o mundo. Deve ser alguma coisa para implementar na versão 3.0 da plataforma da EGME :roll:
Mas não quero voltar a discutir o modelo, há tópicos para isso.

Em relação à "força", voltamos à subsidiação da tarifa EGME. Não teria acontecido sem a intervenção rápida e musculada da UVE, diz-se.
Então, não seria possível estabelecer e defender uma estratégia para permitir a todos os operadores operarem em livre concorrência e em igualdade de condições? Com vantagem para os utilizadores e para os próprios operadores (por jogarem todos pelas mesmas regras?). Não, em vez disso defende-se que redes fora do modelo estão bem é encafuadas em armazéns, aí está bem. Longe da vista, longe do coração. :roll:
Tem força para se virar publicamente contra a ERSE e exigir que esses não cumprissem o que já estava escrito desde o ano passado, não tem força para procurar modificar uma solução diferente (e que é óbvia!) para resolver a primeira crítica dos utilizadores: a confusão do preço. Não, não é assim que funciona. Não o querem fazer e é preciso assumir isso.

E com isto não quero dizer que a UVE tem de fazer o que eu penso. Quero é dizer que a linha que seguem é essa por opção. Não por falta de força ou representatividade ou o que for. Defendem o modelo e, face às críticas crescentes, têm-no feito com cada vez mais força e assertividade.
E volto a dizê-lo, está tudo bem. Respeito discordando, é o que é. Mas tendo posições públicas, estão naturalmente sujeitos à crítica. Criticar (desde que com modos) faz parte de uma sociedade plural.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jan 2022, 11:10

Não me parece que a ME estivesse melhor se não tivessemos a UVE, pelo contrário.
Não esquecer que há ainda duas outras associações ligadas à ME, mas dessas ninguem fala, e sabes porquê, não sabes?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por cfvp » 31 jan 2022, 11:25

BrunoFonseca Escreveu:
31 jan 2022, 11:10
Não me parece que a ME estivesse melhor se não tivessemos a UVE, pelo contrário.
Não esquecer que há ainda duas outras associações ligadas à ME, mas dessas ninguem fala, e sabes porquê, não sabes?
Eu e acredito que muitos outros achamos que a UVE tem feito um trabalho exemplar. Porém não concordamos com a defesa que faz do modelo. É só isso. ;)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2022, 11:33

BrunoFonseca Escreveu:
31 jan 2022, 11:10
Não me parece que a ME estivesse melhor se não tivessemos a UVE, pelo contrário.
Chiça homem quanto drama :mrgreen: Alguém alguma vez disse que a UVE não devia existir? Estamos a discutir a UVE que desejamos, um tópico criado por ti. Todos queremos o melhor para a UVE, podemos é concordar ou não com o caminho que esta segue. É isso que se discute, qual é o caminho e porquê, e acho que discussões saudáveis são boas para toda a gente.
BrunoFonseca Escreveu:
31 jan 2022, 11:10
Não esquecer que há ainda duas outras associações ligadas à ME, mas dessas ninguem fala, e sabes porquê, não sabes?
Podes olhar para isso de 2 prismas:
1- não fazem coisa nenhuma e boa parte das pessoas nem sabem que existem (eu até só sei de 1 e considero-me um tipo informado nisto). Porque é que ainda existem, é um mistério.
2- a UVE nasceu, mesmo havendo já outras associações. Não podiam ter intervido junto das associações existentes, fazendo-se sócios destas e tentando levá-las a crescer? Em vez disso criaram uma nova associação. Porquê?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jan 2022, 12:07

Este tópico já não está a debater "A UVE que desejamos" mas sim que modelo desejamos que a UVE defenda.

Bem, acho que um bom ponto de partida para essa pergunta é lerem primeiro este documento de julho de 2020 publicado no site da UVE e que representa a posição oficial da UVE.

https://www.uve.pt/page/conclusoes-grup ... eiia-2020/

Leiam e comentem se concordam ou não com esta posição (oficial) da da UVE, e se depois disto podem afirmar que a UVE defende ou não o modelo como está.

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”