Folha, uma app para o NissanLeafPT

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
zeds
Mensagens: 23
Registado: 22 nov 2017, 10:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Lisboa

Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por zeds » 04 mar 2018, 00:30

Viva,

Confesso que quase sempre que venho ao NissanLeafPT faço-o através do telemóvel. No entanto, custa-me muito usar o fórum no telemóvel devido ao software do fórum não estar concebido para ser usado em ecrãs pequenos (pelo menos na versão que está em uso). Noutros fóruns uso o Tapatalk, mas este não está disponível aqui nem vai estar nos próximos tempos. Para quem não sabe: a gestão do NissanLeafPT já se manifestou contra a instalação do Tapatalk neste fórum por razões de segurança informática, o que é compreensível mas não nos facilita a vida a nós utilizadores de telemóvel.

Para tentar melhorar esta situação decidi hoje fazer uma simples app que carrega o fórum num "web view", aplicando-lhe os estilos necessários para que se possa usar minimamente bem em telemóveis e tablets. Com este tópico pretendo saber em primeiro lugar se há interesse na aplicação, e em segundo lugar qual a abertura da administração do fórum à existência/utilização da app. A título de exemplo deixo aqui duas capturas de ecrã, uma do Chrome em uma da Folha, ambas abertas nesta secção do fórum no meu Android.

Imagem Imagem

Faço notar que isto é somente um esboço do que poderia vir a ser a app, feito em apenas algumas horas. Por agora a app está publicada em https://snack.expo.io/@luuuis/folha (editado: a última versão estará sempre disponível em https://expo.io/@luuuis/folha). Para experimentar é necessário instalar a app Expo através dos links das respectivas "app stores", abrir, e seleccionar a opção do código QR, apontando para o código. Qualquer feedback que queiram dar acerca da app e do conceito será bem vindo!

Imagem

Através do mesmo link consegue-se também ver o código fonte da app, para quem quiser constatar que não há aqui maroscas—se fizerem login, por exemplo, os dados seguem directamente para o NissanLeafPT.
Última edição por zeds em 27 mar 2018, 23:42, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por BrunoAlves » 04 mar 2018, 00:43

Eu prefiro o interface actual. Leio às vezes o NovaEnergia, que usa a mesma plataforma deste fórum mas tem um tema “mobile-friendly”. Não encaixo a falta do “último post” com data e hora, entrar num quadro sem saber o que de último se passou faz-me sentir “enganado” quando entro e afinal o último post tem 1 ano :mrgreen:

Dito isto, parabéns pelo trabalho, ainda que não seja para mim ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por RJSC » 04 mar 2018, 01:39

Com o último post numa linha abaixo do primeiro, já ficava impecável.
Parabéns por meteres mãos à obra.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por mjr » 04 mar 2018, 10:23

O problema do Tapatalk é que obriga a colocar código no servidor com permissões de administrador do fórum, que dá acesso total a todos os dados do fórum. Com esta aplicação nada disso é necessário, pelo que em princípio é bem vinda. Ressalvo no entanto que as pessoas devem estar alertas para o facto de que as passwords podem ser guardadas pela aplicação, pelo que só a devem utilizar se tiverem confiança na mesma.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por pedromgs » 04 mar 2018, 12:02

Bom dia, caros eu só uso o telemóvel para vir ao fórum.
Uso uma aplicação gratuita chamada feedly que serve para ler feeds, no meu caso leio os jornais nacionais e alguns internacionais e os fórum como este.
Experimentem
Anexos
Screenshot_20180304-110305.png
Nissan Leaf 03/2017

zeds
Mensagens: 23
Registado: 22 nov 2017, 10:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Lisboa

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por zeds » 04 mar 2018, 15:38

Obrigado a todos pelo feedback.
BrunoAlves Escreveu:Não encaixo a falta do “último post” com data e hora
RJSC Escreveu:Com o último post numa linha abaixo do primeiro, já ficava impecável.
Sim, isso é coisa que pretendo acrescentar. Já agora, ou estou a perceber mal ou isso está de facto disponível no tema do NovaEnergia, carregando no texto da data.

Imagem

Ou estão a falar de outra coisa?
mjr Escreveu:Com esta aplicação nada disso é necessário, pelo que em princípio é bem vinda. Ressalvo no entanto que as pessoas devem estar alertas para o facto de que as passwords podem ser guardadas pela aplicação
Folgo em sabê-lo. :)

A aplicação não guarda passwords nem vai guardar, visto não ser necessário. Guarda sim uma "cookie", da mesma forma que o Chrome e Safari fazem quando se faz login no site. É fácil de constatar isso inspeccionando o código (menos de 30 linhas). Julgo que esse facto não deve preocupar a maioria das pessoas, especialmente as que não têm problema nenhum em entregar as passwords ao Tapatalk, esse sim que as guarda.

zeds
Mensagens: 23
Registado: 22 nov 2017, 10:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Lisboa

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por zeds » 04 mar 2018, 15:41

pedromgs Escreveu:Uso uma aplicação gratuita chamada feedly que serve para ler feeds
O Feedly não faz mais que abrir o fórum dentro de um WebView, tal como a Folha, mas não tem nenhuma customização para tornar a coisa mais "mobile-friendly" . Portanto, o fórum no Feedly fica igual à primeira captura de ecrã que eu postei (igual a abrir no Chrome).

De resto é uma boa aplicação para feeds, também uso todos os dias.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por BrunoAlves » 04 mar 2018, 16:10

Estou a falar da informação relativa aos quadros e sub-quadros. Aí não tens qualquer informação sobre o último conteúdo, o que existe no interface normal ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zeds
Mensagens: 23
Registado: 22 nov 2017, 10:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Lisboa

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por zeds » 04 mar 2018, 16:15

Mais uns momentos livres, mais uns retoques e sai a versão 0.2.0:
* Já se vêem os links de entrar/sair, painel de controle, etc :!: (falta colapsar tudo para ocupar menos espaço vertical)
* Removi a caixa com os dados do autor à direita, ocupa muito espaço e a informação já aparece debaixo do assunto
* Imagens anexadas já têm o tamanho adequado
* Outros pequenos retoques

https://exp.host/@luuuis/folha (ou https://snack.expo.io/rJA_9tKOf para quem quer ver o código)

Imagem Imagem Imagem

zeds
Mensagens: 23
Registado: 22 nov 2017, 10:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Lisboa

Re: Folha, uma app para o NissanLeafPT

Mensagem por zeds » 04 mar 2018, 16:22

BrunoAlves Escreveu:Estou a falar da informação relativa aos quadros e sub-quadros.
Só para ter a certeza que estou a compreender, os "quadros" são os vários fóruns e sub-fóruns? E estamos a falar do autor e data do último post num determinado fórum (coluna "última mensagem")?

Imagem

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”