Unidades corretas a usar em VEs

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mjr
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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por mjr » 07 jan 2016, 18:55

Os kW.h são um valor indicativo pois dependem de outro valor indicativo que é a tensão de descarga, só isso. O valor mais rigoroso é o número de células (que é exato), seguido dos Ah (dependem do fator de Peukert, que é praticamente 1 nas baterias de lítio).

Claro que para definir uma bateria é necessário definir os Ah e o número de células. Dizendo os kW.h estamos a simplificar toda essa informação num valor rápido de perceber, mas falível.

Não é por acaso que todos os testes a células indicam sempre a capacidade em Ah e nunca em kW.h.
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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por cgecastro » 08 jan 2016, 12:23

Em termos de comparação de baterias, e é só neste contexto que falo, os Ah tem a sua utilidade e os kWh tem outra.
Por exemplo quando se comparam baterias com a mesma química e numero de células o valor em Ah é muito útil, mas quando se comparam baterias diferentes o kWh é "melhor"
Por exemplo temos o Leaf com 25 kWh e o Leaf com 30kWh, o tesla S com 85kWh logo o kWh é uma maneira mais útil , na minha opinião, de comparar baterias que podem não ter nada haver umas com as outras

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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por mjr » 08 jan 2016, 12:30

Lá está, é um valor muito prático para início de conversa. Concordo.
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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por rnlcarlov » 08 jan 2016, 12:41

Gosto mais de comparar usando kWh. Quando a discussão vira para motas, por exemplo, quando usam Ah custa-me a comparar entre motas muito diferentes, pois as tensões dos packs variam muito. Quanto falam em kWh é-me muito mais fácil calcular mentalmente quantos km deve fazer uma mota x ou y, aplicando um fator corretivo com base na "envergadura" do veículo.

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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por mjr » 08 jan 2016, 13:19

OK, para comparar entre diferentes baterias o kW.h é o valor que deve ser usado. Mas para início de conversa. 5kW.h em chumbo é completamente diferente de 5kW.h em lítio, por exemplo.

Para comparar o estado entre duas baterias iguais o mais correto serão os Ah.

Entre células, não há dúvida que se deve usar sempre Ah.
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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por rnlcarlov » 08 jan 2016, 14:49

O mesmo número de Ah em chumbo também não propriamente a mesma coisa que em Lítio.

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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por mjr » 08 jan 2016, 14:51

Correto, mas em kW.h ainda é pior!
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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por alexmol » 16 jan 2016, 18:14

rnlcarlov Escreveu:O mesmo número de Ah em chumbo também não propriamente a mesma coisa que em Lítio.
Tecnicamente Ah são sempre Ah, não existem Ah para chumbo e Ah para lítio.

O que acontece é que o valor de Ah é sempre obtido por ensaio, e esse valor depende da maneira como é feito o ensaio.

Se eu pegar em duas esponjas iguais (com igual capacidade) mas submergir uma durante 1 segundo e outra durante 1 minuto quem apenas olhar para a quantidade de água que foi retirada do recipiente pode pensar que uma esponja tem mais capacidade que a outra!

É a mesma coisa com os Ah, para sermos mais rigorosos temos de mencionar também a corrente de carga ou descarga normalizadas.

Enquanto numa bateria de lítio a corrente de carga/descarga tem pouca influência na capacidade já no chumbo a influência é grande, pelo que uma bateria de chumbo é sempre caracterizada pela capacidade em Ah a uma determinada corrente de descarga. Por exemplo 500Ah @ 100hr significa que no ensaio de descarga foi usada uma corrente de 5A e que ao fim de 100 horas a bateria estava vazia. A mesma bateria tem 360Ah @ 20hr, ensaio realizado com uma corrente de 18A.

Nas baterias de lítio podemos aproximar e simplificar falando apenas em Ah, pois este efeito de variação da capacidade é quase insignificante.

Ah são sempre Coulombs, seja qual for a origem da corrente!

Quanto aos kW.h
No caso particular das baterias de lítio não vejo qualquer inconveniente em mencionar a capacidade em kWh. Visto que a corrente de descarga tem pouca influência na capacidade é apenas questão de contar a energia durante uma descarga.


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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por TigasMCF » 02 mai 2017, 00:27

mjr Escreveu:Tem havido muita confusão sobre quais as unidades corretas a usar para indicar a energia consumida, corrente de carga, etc, e por isso criei este tópico para servir de referência.

As principais unidades usadas são as seguintes:

Energia - kW.h (lê-se kiloWatt hora, não é kiloWatt por hora). Basicamente é a energia gerada por uma carga a consumir x kW de potência durante uma hora. Por exemplo, um VE a carregar a 3kW irá carregar 3kW.h numa hora, 6 kW.h em 2 horas e 1,5kW.h em meia hora. A unidade de energia do SI é o Joule, e uma potência de 1 Watt durante um segundo é um Joule. Isto significa que 1kW.h tem 1000W x 3600s = 3,6MJ (Mega Joule).

Potência - kW (kilo Watt, 1000 Watts). 1 Watt é igual a 1 Joule por segundo (J/s). É usado para indicar a potência dos motores e a potência de carga (embora a nível de carga e descarga das baterias deva ser usado o Ampere). Nos CIs é usado o cavalo, abreviatura cv, que equivale a 735,5Watts. O motor de 80kW do Leaf tem 80/0,7355 = 108,8 cv.

Corrente - Ampere, abreviatura A (Não é Ah!). O Ampere é igual a 1 Coulomb (unidade de carga elétrica) por segundo. É usado essencialmente para indicar a corrente puxada da rede pelo carregador do VE.

Carga - Ampere.hora, abreviatura A.h (não é A!). A unidade do SI é o Coulomb, que corresponde à carga de 1A num segundo. Assim, um Ah equivale a 3600 Coulombs. Nos VE é muito usado para indicar a capacidade das baterias. Por exemplo a bateria do Leaf nova tem capacidade para armazenar 65,5A.h.

O k usado antes de kW.h ou kW é minúsculo!

Se houver algo mais a acrescentar coloquem por favor nos comentários abaixo.
Obrigado pelo esclarecimento e pela partilha. Ainda que me parece um pouco confuso...
SR Eco
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28, o elétrico.

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Re: Unidades corretas a usar em VEs

Mensagem por Totta » 02 mai 2017, 00:38

Por confuso nisso, mas mais uma vez sai a apreender mais qualquer coisa

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