Quero o meu gerador de volta
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Quero o meu gerador de volta
Tenho-me sentido um pouco frustado desde a última revisão, onde foi (terá sido) feito o update da flash do sistema operativo...
Um dos aspectos pelo qual adorei o BMW I3, foi a capacidade do gerador deste conseguir gerar tanta energia que nem é preciso travar...
Estou a falar em quase todos os estágios de carga da bateria (claro que, quando carregada, não há geração de electricidade).
Será que a Nissan foi de tal modo pressionada pelos concessionários que esta terá baixado a capacidade do gerador por forma a gastarmos mais pastilhas de travão ?
Não entendo.
Não me venham com essas histórias de poupança do estado da bateria.
sm
Um dos aspectos pelo qual adorei o BMW I3, foi a capacidade do gerador deste conseguir gerar tanta energia que nem é preciso travar...
Estou a falar em quase todos os estágios de carga da bateria (claro que, quando carregada, não há geração de electricidade).
Será que a Nissan foi de tal modo pressionada pelos concessionários que esta terá baixado a capacidade do gerador por forma a gastarmos mais pastilhas de travão ?
Não entendo.
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- mjr
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Re: Quero o meu gerador de volta
Do que li, a regeneração volta com as temperaturas do pack por volta dos 25ºC. Não vejo nenhuma razão para limitar tanto a regeneração abaixo disso, até porque o comportamento fica errático. Noto que se carregar a fundo no acelerador perco a regeneração quase toda, mas depois gradualmente ela volta. Deve ser algum bug, mas torna a condução eficiente bastante mais difícil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Quero o meu gerador de volta
O Leaf de 2013 também tem esse modo de maximizar a regeneração. Penso que se chama B mode.
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Re: Quero o meu gerador de volta
Certo.mjr Escreveu:O Leaf de 2013 também tem esse modo de maximizar a regeneração. Penso que se chama B mode.
Eu normalmente conduzo em ECO, porque limita um pouco a aceleração, e deste modo poupa-se um pouco em comparação ao modo D. Além disso, quando se tira o pé do acelerador o modo ECO "trava" um pouco o andamento.
O modo B acentua este efeito. Ou seja, a sensação de travagem é francamente mais acentuada. Costumo ativar o modo B em situações de descidas acentuadas; este modo consegue substituir o travão em inúmeras situações: aproximação de semáforos, curvas mais apertadas, passadeiras.
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Re: Quero o meu gerador de volta
E qts ah entram no pack!
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Re: Quero o meu gerador de volta
Entram os A que o LBC (BMS) achar que a bateria suporta no momento. É o mesmo valor que entraria caso fosse realizada uma carga rápida. Mas naturalmente as cargas rápidas pela sua duração provocam um aquecimento muito superior. Aliás o aquecimento provocado pela regeneração é semelhante ao utilizado para acelerar. Não dá cabo da bateria na medida em que são aplicados os mesmo limites nas cargas a partir da rede (lentas ou rápidas). Se não for regenerada, o carro consome mais energia e por isso terá de carregar mais vezes, anulando o efeito.
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Re: Quero o meu gerador de volta
A mim parece-me que um carro sem regeneração degrada as baterias mais lentamente, mas terá ainda menos autonomia. Eu penso que em certas situações, como descer a serra da estrela de verão, é melhor esquecer a regeneração. Deve ser o que existe em Portugal mais parecido com um carregamento rápido, sem qualquer refrigereção. Num i-MiEV, carregamentos rápidos sem ventilação com ou sem A/C ligado são impossíveis.
Já uma vez carreguei 3 barras a descer a serra, agora carregaria 4. Não tenho intenção nenhuma de o fazer.
Já uma vez carreguei 3 barras a descer a serra, agora carregaria 4. Não tenho intenção nenhuma de o fazer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Quero o meu gerador de volta
Será que o BMS limita mesmo?
É que um carro com quase 2ton a travar mesmo a 60kmh deve injetar uns 100ah....não sei digo eu...o spy permite ver isso?
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Re: Quero o meu gerador de volta
Mau, ando sempre em Modo B (regeneração máxima) e ECOE qts ah entram no pack!
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Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: Quero o meu gerador de volta
Limita mesmo Orlando.Orlando Escreveu:Será que o BMS limita mesmo?
É que um carro com quase 2ton a travar mesmo a 60kmh deve injetar uns 100ah....não sei digo eu...o spy permite ver isso?
Limita muito mais do que deveria. Basta ficar um pouco de frio.
Ainda percebo essa limitação quando o SOC está a mais de 80%. Mas eles lá terão as suas razões.
Aliás, é possível ver-se no painel de instrumentos a capacidade de regenerar.
Quando essa capacidade está limitada, sente-se muito bem que o carro não trava nada.
A informação da consola central também permite aferir em tempo real quantos KW estão a entrar na bateria.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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