Cabo para carregamento de oportunidade

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
hjps
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Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por hjps » 25 jan 2011, 22:22

A Nissan deveria considerar a possibilidade de incluir no respectivo kit o cabo para carregamento de oportunidade, como uma cortesia para os "pioneiros".
hjps

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ruimegas
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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por ruimegas » 25 jan 2011, 22:25

hjps Escreveu:A Nissan deveria considerar a possibilidade de incluir no respectivo kit o cabo para carregamento de oportunidade, como uma cortesia para os "pioneiros".
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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por batalha » 25 jan 2011, 23:23

ruimegas Escreveu:
hjps Escreveu:A Nissan deveria considerar a possibilidade de incluir no respectivo kit o cabo para carregamento de oportunidade, como uma cortesia para os "pioneiros".
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ibidem aspas aspas

Para mais tendo em conta a autonomia versos pontos de carga actuais

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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por mikexilva » 28 jan 2011, 04:36

Também concordo que o Leaf devia trazer o "power cord" (para ligar a uma ficha standard) de origem, pois este seria uma mais valia para o dono do carro - transformando virtualmete todas as actuais tomadas em possiveis pontos de carga.

E por outro lado, se as cargas rápidas degradam mais rápidamente a capacidade das baterias, e provavelmente na maior parte dos casos, o carro não precisar de uma carga completa (dos 0 aos 100%) durante a noite, então usando este modo de carregamento "super-lento" até que ponto não poderia estender o tempo de vida util das baterias?

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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por RJSC » 28 jan 2011, 14:40

mikexilva Escreveu:Também concordo que o Leaf devia trazer o "power cord" (para ligar a uma ficha standard) de origem, pois este seria uma mais valia para o dono do carro - transformando virtualmete todas as actuais tomadas em possiveis pontos de carga.

E por outro lado, se as cargas rápidas degradam mais rápidamente a capacidade das baterias, e provavelmente na maior parte dos casos, o carro não precisar de uma carga completa (dos 0 aos 100%) durante a noite, então usando este modo de carregamento "super-lento" até que ponto não poderia estender o tempo de vida util das baterias?
Não estendia nada. Há um limite de corrente de carga abaixo do qual já não há nenhuns efeitos benéficos. Basicamente tudo o que carregue a bateria em mais de 8 horas é igual.

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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por mikexilva » 28 jan 2011, 19:31

RJSC Escreveu:
mikexilva Escreveu:Também concordo que o Leaf devia trazer o "power cord" (para ligar a uma ficha standard) de origem, pois este seria uma mais valia para o dono do carro - transformando virtualmete todas as actuais tomadas em possiveis pontos de carga.

E por outro lado, se as cargas rápidas degradam mais rápidamente a capacidade das baterias, e provavelmente na maior parte dos casos, o carro não precisar de uma carga completa (dos 0 aos 100%) durante a noite, então usando este modo de carregamento "super-lento" até que ponto não poderia estender o tempo de vida util das baterias?
Não estendia nada. Há um limite de corrente de carga abaixo do qual já não há nenhuns efeitos benéficos. Basicamente tudo o que carregue a bateria em mais de 8 horas é igual.
Oki, estava na duvida, se faria diferença (no tempo de vida util) mudando de cargas de 8 horas para 12 horas, mas assim sendo não vale a pena para este fim.

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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por mjr » 28 jan 2011, 19:40

Também penso que não tenha efeito no tempo de vida a carga ser mais lenta que as 8 horas. Mesmo que o carregador incorporado tivesse o dobro da potência e fossem 4 horas de carga penso que ainda não teria qualquer efeito.

Mais perto de 1 hora aí sim, pode começar a haver alguma degradação, mas sempre muito pequena.
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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por ruimegas » 28 jan 2011, 22:24

mjr Escreveu:Também penso que não tenha efeito no tempo de vida a carga ser mais lenta que as 8 horas. Mesmo que o carregador incorporado tivesse o dobro da potência e fossem 4 horas de carga penso que ainda não teria qualquer efeito.

Mais perto de 1 hora aí sim, pode começar a haver alguma degradação, mas sempre muito pequena.
Desculpem a ignorância mas gostava de saber um pouco melhor em que medida as cargas rápidas degradam muito ou não as baterias. Pelo que li estã relacionado com as altas temperaturas que a bateria atinge e por isso dizem para quando se vai recarregar deixar o carro "acalmar/arrefecer" antes de fazer a carga rápida.

Alguma verdade nisto? É que eu gostava de arriscar ir ao Algarve e talvez necessite de "bombar" com duas cargas rápidas até chegar a Lagos :)

Cumprimentos
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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por mjr » 28 jan 2011, 23:21

Não sei qual é o mecanismo exacto de degradação, mas tem efectivamente a ver com o calor. Provavelmente são criados pontos quentes nos eléctrodos, que os degradam.

Não me parece muito mal uma ida ao Algarve com duas cargas rápidas. Aliás, penso que entre fazer duas cargas rápidas num dia ou duas cargas rápidas em dias separados, a degradação será a mesma. O problema é que com as temperaturas exteriores muito elevadas no Verão, a degradação da bateria com cargas rápidas é superior.

Podes sempre ir a 70km/h e fazer a viagem sem abastecer ;) :lol: :lol:

PS - Ainda não há informação dos consumos a velocidades estabilizadas. Penso que serão muito interessantes para quem quiser maximizar a autonomia. Quando tiver o meu vou fazer alguns ensaios...
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Re: Cabo para carregamento de oportunidade

Mensagem por Seal » 29 jan 2011, 12:27

Nos américas ainda não há informações acerca disso: consumos a determinadas velocidades.

O problema do aquecimento não é só antes de carregar como após o carregamento.

Ainda quero ver dados da influência de baixas temperaturas na autonomia, nalgumas baterias é mt. significativo.
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