Carregar bateria - 80 ou 100%?

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por victormcpinto » 19 dez 2015, 11:16

mjr Escreveu:Quase todos os dias ;)
Se as consultas de cardiologia fossem mais baratas, também andava :lol:
Com esses valores de SOC acredito que, em percursos planos, dava para arriscar mais mas, "a minha vida" (25 km/dia), é um sobe e desce.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 19 dez 2015, 13:34

O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por meira78 » 20 dez 2015, 13:30

mjr Escreveu:O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.
Piso plano né?

Mais ou menos qts kms ida e volta?

O patrão é um gajo porreiro, certo?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 20 dez 2015, 14:48

50-60km, depende dos desvios a que o trânsito obrigue.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 29 dez 2015, 02:13

Já fiz o teste. Abaixo dos 362v começa a aquecer.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 30 dez 2015, 09:54

Não terá a ver com a inércia térmica do pack? Só passados 10-20m é que o calor gerado no interior das células chega aos sensores, como se vê que numa carga rapida a temperatura máxima é atingida 10-20m após terminar a carga. No meu já vi coisas estranhas, por exemplo iniciar uma viagem para Aveiro com 100% de Soc, nos primeiros 20-30km a temperatura dos sensores desce e depois começa a subir. Isto sempre em CC de 90km/h. A minha interpretação disto não é que ele aquece menos com SOC de 100% mas que inicialmente a ar frio exterior arrefece a parte exterior da bateria e só quando o calor gerado no interior das células chega ao exterior do pack é que a temperatura começa a subir.

Para mim um teste mais científico seria após um período de pelo menos 12h numa garagem com temperatura estável dar uma volta "quente" e depois voltar à garagem e registar a temperatura máxima atingida. Fazer o mesmo para várias tensões iniciais, tendo o cuidado de fazer uma volta quente igual. E comparar. Tem de ser uma volta quente e rápida, com muito consumo de energia para minimizar o efeito de uma temperatura exterior diferente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Orlando » 30 dez 2015, 15:44

Todos os pack que vi sempre subiram temperatura abaixo de 30%.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 30 dez 2015, 17:15

Desta última vez, o teste foi o seguinte, andei cerca de 20 klms, nunca passei dos 60 klms/h. Quando arranquei tinha cerca de 5 kWh na bateria e esteve na rua 1 hora (o pack estava a 19 graus e a temperatura a descer ligeiramente ). Depois dos 20 klms tinha 2.2 kWh e a bateria a 21 graus. Não fiz qualquer aceleração rápida e fui sempre em eco. Acontece sempre isto, independentemente da velocidade que vá ou da temperatura exterior, quanto mais depressa pior, como é óbvio;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por mjr » 30 dez 2015, 18:49

Subir 2 graus não me parece nada de especial. O meu costuma subir mais, mas claro que eu geralmente não faço 20 km com 2,8kW.h ;)

O que eu no meu sinto é que a subida de temperatura não depende do SOC inicial, ou depende abaixo do limiar do óbvio. Se iniciar com 50% e terminar com 25% de SOC, a subida de temperatura vai ser a mesma que se começar a 30% e terminar a 5% a minha viagem matinal de 25km. O que faz muita diferença para mim é o estilo de condução. Quando tenho pressa facilmente sobe 5C, quando vou com calma praticamente nem sobe. Claro que geralmente conduzo com mais cuidado quando o SOC é baixo, pelo que isso pode mascarar os resultados.

Eu diria que muito mais importante que o SOC a que o carro está é o estilo de condução, para o aquecimento da bateria. Mas de facto é de esperar algum aumento extra para as mesmas condições de utilização quando o SOC é baixo (como se pode ver pelo gráfico da impedância vs SOC que coloquei anteriormente), o que acho é que medir isso cientificamente não é fácil, porque o efeito é reduzido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Mensagem por Fil » 30 dez 2015, 19:12

Eu fui devagar de propósito, para subir o mínimo possível pela velocidade, e para confirmar a partir de que voltagem sobe sempre. Já fiz esses 20 klms com 2.5 kWh, sempre a direito ;)

Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”