Expansão células Leaf 40kW.h

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corrisi
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 19:31

Nonnus Escreveu:
17 jul 2022, 16:22
mjr Escreveu:
17 jul 2022, 14:41
Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Correcto, assim como 14 é acima de 13 e assim sucessivamente. A minha questão aqui é como é que se chega a conclusão que acima de 12.5kWh de consumo num Leaf é considerado pé pesado? Para alguém afirmar isto tem de ter uma explicação com base nalguma coisa.

Como ainda não temos essa explicação eu nas linhas seguintes vou tentar mostrar que os 12.5kWh são tão pé pesado como 11.7kWh.

Hoje fiz uma viagem de 150km ida e volta no meu Leaf. A partida carregado a 100% estimativa de 174km

Após 77.3km andados estimativa de 103km com uma media de 68.4km/h e com um consumo de 11.7kWh/100

Imagem

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Na volta consumo de 12.4kWh/100 com uma velocidade média de 68.3km/h.

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Algumas considerações:

- Algumas pessoas dizem que os primeiros 10% de estimativa dos Leaf são uma anedota. Como desparecem nos primeiros km é irreal. Olhando para este exemplo parece que há muito mais a compreender que apenas olhar para os números, há que perceber tudo o influência a estimativa do Leaf. Neste caso, o carro carregado a 100% apresentou uma estimativa de 174km e após ter andado 77.3km ainda apresentava 103km de autonomia. Os tais 10% que são uma anedota parece que em certas ocasiões até são bem reais e o carro até é modesto.

- Pé pesado. O carro fez a viagem de ida com uma média de 68.4km/h e volta de 68.3km/h isto quer dizer que o tipo de condução foi exactamente o mesmo. Na ida teve uma média de consumo de 11.7kWh e na volta teve 12.4kWh. Então se a média é mais baixa (ou a mesma) mas gastou mais, onde é que esta o tal pé pesado? Em lado nenhum! A que compreender que se na ida é a descer na volta é a subir. Não é o pé pesado que influenciou o consumo, é alteração de um dos muitos factores que influenciam o consumo. Neste caso a topografia do percurso. O facto de uma pessoa perceber muito de baterias e tudo o que as compõem, se não perceber este exemplo não lhe vale de muito dizer que acima de 12.5kWh para um Leaf é considerado pé pesado.

Se eu amanhã for fazer este percurso mas com chuva, vento, o resultado final vai ser outro, mas o pé é o mesmo e o estilo de condução também.
Até compreendo todo o preciosismo do teu exemplo de hoje relativamente à diferença ínfima de consumos entre a ida e a vinda apenas por que alguém ousou definir "pé pesado" acima de 12 e qualquer coisa.
No entanto, julgo que não é nesta ordem de grandeza que se define o grau de degradação.
Antes, deveremos comparar consumos entre leafs 24kwh mk2 entre si, leafs 30kwh entre si e ainda leafs 2 40 e 60 kwh entre si.
Não tenho qualquer dúvida, com base na minha experiência, que um leaf 24kwh mk2 de 2015 que percorreu 100 mil kms com média de 18 kwh/100 terá maior degradação que outro idêntico que o fez com média de 12kwh. Poderão haver sempre excepções, mas não serão a regra.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 19:38

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 19:31
Nonnus Escreveu:
17 jul 2022, 16:22
mjr Escreveu:
17 jul 2022, 14:41
Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Correcto, assim como 14 é acima de 13 e assim sucessivamente. A minha questão aqui é como é que se chega a conclusão que acima de 12.5kWh de consumo num Leaf é considerado pé pesado? Para alguém afirmar isto tem de ter uma explicação com base nalguma coisa.

Como ainda não temos essa explicação eu nas linhas seguintes vou tentar mostrar que os 12.5kWh são tão pé pesado como 11.7kWh.

Hoje fiz uma viagem de 150km ida e volta no meu Leaf. A partida carregado a 100% estimativa de 174km

Após 77.3km andados estimativa de 103km com uma media de 68.4km/h e com um consumo de 11.7kWh/100

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Na volta consumo de 12.4kWh/100 com uma velocidade média de 68.3km/h.

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Algumas considerações:

- Algumas pessoas dizem que os primeiros 10% de estimativa dos Leaf são uma anedota. Como desparecem nos primeiros km é irreal. Olhando para este exemplo parece que há muito mais a compreender que apenas olhar para os números, há que perceber tudo o influência a estimativa do Leaf. Neste caso, o carro carregado a 100% apresentou uma estimativa de 174km e após ter andado 77.3km ainda apresentava 103km de autonomia. Os tais 10% que são uma anedota parece que em certas ocasiões até são bem reais e o carro até é modesto.

- Pé pesado. O carro fez a viagem de ida com uma média de 68.4km/h e volta de 68.3km/h isto quer dizer que o tipo de condução foi exactamente o mesmo. Na ida teve uma média de consumo de 11.7kWh e na volta teve 12.4kWh. Então se a média é mais baixa (ou a mesma) mas gastou mais, onde é que esta o tal pé pesado? Em lado nenhum! A que compreender que se na ida é a descer na volta é a subir. Não é o pé pesado que influenciou o consumo, é alteração de um dos muitos factores que influenciam o consumo. Neste caso a topografia do percurso. O facto de uma pessoa perceber muito de baterias e tudo o que as compõem, se não perceber este exemplo não lhe vale de muito dizer que acima de 12.5kWh para um Leaf é considerado pé pesado.

Se eu amanhã for fazer este percurso mas com chuva, vento, o resultado final vai ser outro, mas o pé é o mesmo e o estilo de condução também.
Até compreendo todo o preciosismo do teu exemplo de hoje relativamente à diferença ínfima de consumos entre a ida e a vinda apenas por que alguém ousou definir "pé pesado" acima de 12 e qualquer coisa (talvez mal).
No entanto, julgo que não é nesta ordem de grandeza que se define o grau de degradação.
Antes, deveremos comparar consumos entre leafs 24kwh mk2 entre si, leafs 30kwh entre si e ainda leafs 2 40 e 62 kwh entre si.
Não tenho qualquer dúvida, com base na minha experiência, que um leaf 24kwh mk2 de 2015 que percorreu 100 mil kms com média de 18 kwh/100 terá maior degradação que outro idêntico que o fez com média de 12kwh. Poderão haver sempre excepções, mas não serão a regra.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 20:07

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 19:31

Até compreendo todo o preciosismo do teu exemplo de hoje relativamente à diferença ínfima de consumos entre a ida e a vinda apenas por que alguém ousou definir "pé pesado" acima de 12 e qualquer coisa.
No entanto, julgo que não é nesta ordem de grandeza que se define o grau de degradação.
Antes, deveremos comparar consumos entre leafs 24kwh mk2 entre si, leafs 30kwh entre si e ainda leafs 2 40 e 60 kwh entre si.
Não tenho qualquer dúvida, com base na minha experiência, que um leaf 24kwh mk2 de 2015 que percorreu 100 mil kms com média de 18 kwh/100 terá maior degradação que outro idêntico que o fez com média de 12kwh. Poderão haver sempre excepções, mas não serão a regra.
Nem acho que seja por aí que o Nonnus quer entrar, pois se tiveres 2 LEAFs com a mesma bateria, um com 12kWh de consumo e outro com 14 kWh, podes dizer qual estará pior?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 20:29

civic Escreveu:
17 jul 2022, 20:07
corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 19:31

Até compreendo todo o preciosismo do teu exemplo de hoje relativamente à diferença ínfima de consumos entre a ida e a vinda apenas por que alguém ousou definir "pé pesado" acima de 12 e qualquer coisa.
No entanto, julgo que não é nesta ordem de grandeza que se define o grau de degradação.
Antes, deveremos comparar consumos entre leafs 24kwh mk2 entre si, leafs 30kwh entre si e ainda leafs 2 40 e 60 kwh entre si.
Não tenho qualquer dúvida, com base na minha experiência, que um leaf 24kwh mk2 de 2015 que percorreu 100 mil kms com média de 18 kwh/100 terá maior degradação que outro idêntico que o fez com média de 12kwh. Poderão haver sempre excepções, mas não serão a regra.
Nem acho que seja por aí que o Nonnus quer entrar, pois se tiveres 2 LEAFs com a mesma bateria, um com 12kWh de consumo e outro com 14 kWh, podes dizer qual estará pior?
Não, não consigo. Na minha opinião continuará a ser uma diferença marginal.
Por exemplo, cá na Madeira devido à orografia e ao trajecto que realizo diariamente com o meu leaf 24kwh de 2015 e jantes de 17" a minha média é de 14kwh/100.
Já o mesmo trajecto no leaf 30kwh com jantes de 16" e com o mesmo cuidado na condução faço médias de 12.5kwh. Outra variável que acabo de introduzir... 😉😇😁
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 20:51

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 20:29

Não, não consigo. Na minha opinião continuará a ser uma diferença marginal.
Por exemplo, cá na Madeira devido à orografia e ao trajecto que realizo diariamente com o meu leaf 24kwh de 2015 e jantes de 17" a minha média é de 14kwh/100.
Já o mesmo trajecto no leaf 30kwh com jantes de 16" e com o mesmo cuidado na condução faço médias de 12.5kwh. Outra variável que acabo de introduzir... 😉😇😁
Claro que não consegues, pois isso seria uma jogada muito arriscada, por isso o generalizar não dá grande resultado, dizer que acima de 12,5kWh de consumo é pé pesado e que a partir daí estraga é uma falacia enorme.
Alem disso, essa empresa começa a fazer spam pelos grupos do Facebook, comentários destes é mesmo de quem percebe mesmo da poda. :lol:
As vossas baterias são boas, o problema está no software!! E os acumuladores (células) com composição de Lithium de 2% (Nissan) até uma concentração de 58% (outros) não viciam !!!
Nós temos realizado estudos e chegamos há conclusão;
- que mesmo sem Volts nós recuperamos.
- inchadas nós recuperamos.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 21:14

civic Escreveu:
17 jul 2022, 20:51
corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 20:29

Não, não consigo. Na minha opinião continuará a ser uma diferença marginal.
Por exemplo, cá na Madeira devido à orografia e ao trajecto que realizo diariamente com o meu leaf 24kwh de 2015 e jantes de 17" a minha média é de 14kwh/100.
Já o mesmo trajecto no leaf 30kwh com jantes de 16" e com o mesmo cuidado na condução faço médias de 12.5kwh. Outra variável que acabo de introduzir... 😉😇😁
Claro que não consegues, pois isso seria uma jogada muito arriscada, por isso o generalizar não dá grande resultado, dizer que acima de 12,5kWh de consumo é pé pesado e que a partir daí estraga é uma falacia enorme.
Alem disso, essa empresa começa a fazer spam pelos grupos do Facebook, comentários destes é mesmo de quem percebe mesmo da poda. :lol:
As vossas baterias são boas, o problema está no software!! E os acumuladores (células) com composição de Lithium de 2% (Nissan) até uma concentração de 58% (outros) não viciam !!!
Nós temos realizado estudos e chegamos há conclusão;
- que mesmo sem Volts nós recuperamos.
- inchadas nós recuperamos.
Não tenho nada que ver com essa expressão do "pé pesado", civic. Não fui eu que a introduzi ou sequer a alguma vez defendi.
Partilhei aquilo que observei através do leafspy ao longo dos meus 110 mil kms percorridos em leaf 24kwh e 30kwh.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 17 jul 2022, 21:18

Como regra geral para veículos na mesma geografia (isto é importante obviamente, a temperatura ambiente tem muito efeito), menor consumo implica menos aquecimento e menos degradação. Para pequenas diferenças de consumo (12 para 13, por exemplo) outros fatores podem alterar esta regra, mas para intervalos maiores já muito dificilmente isso aconteceria.

Os companheiro de fórum fazem muito menos km que um táxi/TVDE e por isso este potencial problema ainda não se revelou.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2022, 22:23

civic Escreveu:
17 jul 2022, 20:51
corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 20:29

Não, não consigo. Na minha opinião continuará a ser uma diferença marginal.
Por exemplo, cá na Madeira devido à orografia e ao trajecto que realizo diariamente com o meu leaf 24kwh de 2015 e jantes de 17" a minha média é de 14kwh/100.
Já o mesmo trajecto no leaf 30kwh com jantes de 16" e com o mesmo cuidado na condução faço médias de 12.5kwh. Outra variável que acabo de introduzir... 😉😇😁
Claro que não consegues, pois isso seria uma jogada muito arriscada, por isso o generalizar não dá grande resultado, dizer que acima de 12,5kWh de consumo é pé pesado e que a partir daí estraga é uma falacia enorme.
Alem disso, essa empresa começa a fazer spam pelos grupos do Facebook, comentários destes é mesmo de quem percebe mesmo da poda. :lol:
As vossas baterias são boas, o problema está no software!! E os acumuladores (células) com composição de Lithium de 2% (Nissan) até uma concentração de 58% (outros) não viciam !!!
Nós temos realizado estudos e chegamos há conclusão;
- que mesmo sem Volts nós recuperamos.
- inchadas nós recuperamos.
Este tipo de comentário para mim é mesmo só para criar ideias erradas. Num passado recente quando eu me comecei a interessar pelo assunto dos VE´s, no ano 2017 o que estragava as baterias era os carregamentos a 100% e usar o carro com menos de 20%. Depois quando começou aparecer os PCR em número significativo apareceu a ideia do que estragava as baterias era os QC, já a Tesla tinha carregamentos a 150kW e mais tarde apareceu os de 250kW, pela mesma altura começou-se a ver alguns carros com muitos QC´s com a mesma degradação de carros com meia dúzia de QC´s. Com as marcas cada vez mais a permitir carregamentos rápidos de maior potência a ideia foi perdendo força e hoje já não é usada com tanta frequência pelos mensageiros da desgraça. Mais recentemente apareceu a ideia que o "pé pesado" é que é o verdadeiro causador da degradação quando por exemplo temos carros como os Tesla Plaid ou Taycans que até trazem opções para tornar o carro mais vitaminado. Isto leva-me a querer que de X em X tempo vai aparecer um mensageiro da desgraça com uma ideia nova para justificar a degradação das baterias de litio, e quando nós curiosos perguntarmos para nos explicarem tais afirmações vamos levar com o silêncio, ou com desculpas esfarrapadas porque simplesmente este tipo de ideia de engenheiro de sofá não tem nenhuma sustentação credível. É o que temos infelizmente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 18 jul 2022, 08:17

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 21:14

Não tenho nada que ver com essa expressão do "pé pesado", civic. Não fui eu que a introduzi ou sequer a alguma vez defendi.
Partilhei aquilo que observei através do leafspy ao longo dos meus 110 mil kms percorridos em leaf 24kwh e 30kwh.
Eu sei, só estou a tentar dizer que não é por alguém mexer em videiras que percebe muito de vinho, esse tipo pode ter desmanchado muita bateria mas em termos de conhecimentos está muito fraquinho, pelos comentários que faz.
Alem disso, já temos muitos utilizadores por aqui que já ultrapassaram valores de que é costume os TVDE darem raia, o que comprova em parte que a utilização dita a degradação ou a expansão, e como em qualquer equipamento o modo como o tratamos ele durará mais ou menos...
Gostava era de ver mais dados de como começa a coisa, onde se começará a notar, será pelo HX, será pela tensão entre celulas, será pelo SOH,...A questão é que lança panicos há muitos mas tentar perceber a coisa... Nem por isso. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 18 jul 2022, 12:51

MRider Escreveu:
18 jul 2022, 10:47


Nessa ordem de ideias lá por ser um agricultor não quer dizer que não sabe fazer uma cirurgia :lol:
Muitos de vós nem sonhavam com veículos elétricos e ele já andava com eles.
Desde quanto a experiência não tem valor.
Ou vão dizer que um engenheiro que sai de uma universidade tem mais experiência do que um técnico que tem experiência de trabalho de uma " vida" .
Nem tudo tem explicação " científica" e cada bateria é única.
Tive um leaf de 2013 que vendi com menos 3 barras e tinha mais de 100 mil km. No entanto o meu irmão tem um do mesmo ano com 100 mil km e tinha as 12 barras.
Até a bem pouco tempo.
Diferença eu tenho pé mais pesado que ele .
Lá por saberes ao tempo que ele anda nestas coisas não quer dizer que saibas o tempo que os outros andam, posso dizer-te que tenho uma conversão CI para EV com baterias de litio feita totalmente por mim à mais de 10 anos, antes disso reparava baterias de hibridos (Honda e Toyota), continua a rolar sem problemas, mas nem por isso vou puxar dos meus galões para vender banha da cobra. Ninguém aqui está a desvalorizar a experiência, o que se diz é que se tem tanta experiência que explique alguma coisa do que diz, não é só mandar umas larachas para o ar.
Uma simples expressão que denota muito pouca formação de eletricidade, nenhum engenheiro eletrotecnico, eletricista, ajudante de eletricista, ... Diz que uma bateria está sem volts, todos dizem que a bateria tem 0 volts, foi a primeira vez que vi tal expressão, que no meio de tantas calinadas ele pode ter feito reparação de baterias, mas a falar é um cromo, dizer que as melhores baterias de litio têm 58% de litio... É não fazer ideia do que está a dizer, uma bateria de um Tesla tem menos de 2% de litio, só para teres uma ideia. ;)
E tudo tem explicação cientifica, o facto de cada uma ser unica é exemplo disso, podes chegar à explicação do porquê isso acontecer, nem é muito dificil num sentido mais geral. ;)
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