Expansão células Leaf 40kW.h

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Nonnus
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 27 mar 2023, 13:00

cfvp Escreveu:Resumo do vídeo: Cargas rápidas frequentemente matam precocemente a bateria, seja ela refrigerada ou não. No caso do vídeo a bateria "só" durou 225mil kms.
cfvp Escreveu:
27 mar 2023, 10:53
Quanto a uma bateria durar 250mil kms não estou a ver porque um Leaf 30 não poderia ter esses kms com um uso normal?
250000km em 6 anos dá uma média de ~20000km por mês portanto nunca poderia fazer este km com um uso normal. 20000km não fazes tu e a maioria das pessoas num ano, quanto mais num mês! Depois ter em consideração que a bateria do Leaf 30 é de 28kWh, para fazer ~20000km por mês dá qualquer coisa como ~700km por dia, nunca conseguirias fazer este numero de km com um uso normal de carregamentos.

O Leaf de 30 não saiu a 20 anos saiu a 6 anos e tem uma bateria pequena. Só por isto é que o carro não podia ter 250000km com um uso normal.
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cfvp
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 27 mar 2023, 14:29

Quanto às cargas rápidas o que eu disse é que feitas com frequência danificam a bateria, não importa se a bateria é refrigerada ou não. Isto até é algo que é senso comum para quem anda nisto dos elétricos há algum tempo, por isso não entendo o teu desacordo. Falas em cargas rápidas com moderação, mas eu não estou a falar disso. :?

Quanto aos 250mil kms por acaso também fiz as contas com 6 anos e dá 114kms/dia. Não sei onde foste buscar os 20mil kms/mês. Ainda assim, é um valor que a maioria não faz, mas considero na mesma que pode ser um uso normal, se o carro for carregado em casa quase todas as vezes e não se andar a abusar das acelerações.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 27 mar 2023, 15:51

Tens razão as minhas contas como foram apresentadas não fazem qualquer sentido, a questão é que a primeira bateria estourou aos 250000km depois já levou mais duas. Então a outras duraram quanto tempo? 15 dias?

3 baterias em 6 anos nunca pode ser um carro com uso normal.

Então o que queres dizer é que que se lixe o arrefecimento das baterias porque ter ou não ter é a mesma coisa. Andam os construtores todos errados, até mesmo a Nissan que nos modelos novos já trazem arrefecimento das baterias.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 27 mar 2023, 21:17

Se calhar é TVDE tendo em conta os kms totais que já ultrapassam os 300mil kms. Não estava a fazer as contas às outras baterias só aos 250mil kms da bateria original, mas sim, vendo tudo junto não é um uso normal.

Percebeste mal o que quis dizer. Eu sou totalmente a favor de sistemas de arrefecimento da bateria. Quem me dera que o meu Leaf tivesse um. Porém isso não invalida o que disse, que é: cargas rápidas estragam mais rapidamente as baterias, mesmo que sejam arrefecidas! Digo isto porque parece que há muita gente que pensa que só porque tem bateria arrefecida pode abusar do carro sem problemas, mas isto aparentemente não é verdade. Claro que o carro com arrefecimento da bateria vai durar mais tempo, mas quase de certeza que vai avariar mais cedo do que se fosse usado com moderação.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 28 mai 2023, 09:12

Continua aparecer muitos erros do sistema EV nos Leaf de 40, a solução apresentada pelos engenheiros do Facebook é a substituição da bateria de 12V que o problema fica resolvido.

Para ser sincero penso que esta solução é apenas um penso rápido. Acho muito estranho carros mais novos que o meu precisarem substituir a bateria de 12V com tanta frequência. O meu carro tem 6 anos e ainda tem a bateria de origem.

Existe algum problema com as baterias de 12V dos Leaf de 40? São diferentes das do Leaf de 30?

O que eu penso que acontece é que ao mudarem a bateria de 12V o carro perde a informação do erro "sistema EV" que por algum motivo este erro não fica gravado na centralina, daí eu pensar que é um penso rápido porque o problema continua lá.

Também é estranho que as pessoas que levaram o carro a Nissan em vez de seguirem os conselhos dos engenheiros do Facebook quando este erro apareceu, relatam que o carro está na Nissan a vários meses para resolução do problema.

Das duas, uma. Ou isto é um erro muito genérico, ou a minha teoria está certa, e anda meio mundo a dar conselhos errados para este problema, fazendo gastar dinheiro em baterias de 12V quando o problema é outro.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 28 mai 2023, 12:37

Eu já tenho o meu há mais de 4 anos e ainda tenho a bateria de 12v original. Quanto a esses erros de EV basicamente nunca me apareceu nada.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2023, 06:06

https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 537714689/

Com 54000km em 3 anos e o problema apareceu. 🤔

E não é caso único:
Apareceu o mesmo no meu leaf 2019 com 44000 km, substituição de bateria... á espera há 3 meses 🤦 na garantia ainda
Já nem é um exclusivo dos TVDE...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 25 jul 2023, 10:28

MRider Escreveu:
25 jul 2023, 06:42
Nonnus Escreveu:
25 jul 2023, 06:06
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 537714689/

Com 54000km em 3 anos e o problema apareceu. 🤔

E não é caso único:
Apareceu o mesmo no meu leaf 2019 com 44000 km, substituição de bateria... á espera há 3 meses 🤦 na garantia ainda
Já nem é um exclusivo dos TVDE...
Esse é Madeirense... Mais um .
E ainda existe pessoas que desconhecem estas situações....
Como sabem que não é TVDE?
A verdade é que só sabemos que o carro foi para a oficina com aquela mensagem de erro, que até pode ser a bateria de 12v. Ou alguém sabe mais alguma coisa?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2023, 11:52

Um TVDE que faça 54000km em 3 anos já tinha morrido a fome. Isso fazem eles em 6 meses.
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civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 25 jul 2023, 12:11

O meu já teve esse erro, sendo apenas uma janela com a mensagem pode ser como aconteceu comigo, erro de carregamento. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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