Expansão células Leaf 40kW.h

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corrisi
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 12:11

civic Escreveu:
17 jul 2022, 11:14
MRider Escreveu:
17 jul 2022, 10:14


Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Mas o ter trabalhado com dezenas de packs de LEAFs não quer dizer que saiba o seu comportamento na estrada, eu acho que generalizar nestas coisas nunca dá muito certo, ele tem algum LEAF que usa no dia a dia? Eu há mais de 10 anos que mexo com baterias, já fiz conversões, já mexi em packs de hibridos, mas a maioria deles não faço ideia de como se comportam no dia a dia.
Alem disso, dizer que a temperatura do LEAF não é real é no minimo uma falacia, quem os tem consegue perfeitamente tirar isso a limpo, não é preciso nenhum tecnico de baterias.
O ter o pé pesado não quer dizer que danifique as celulas, eu proprio tenho 2 tipos de condução durante a semana e acho que é na altura em que tenho o pé menos pesado que degrado mais as baterias, já expliquei atrás. ;)
Estes temas podem ser controversos, mas é a falar que o pessoal aprende umas coisas, não levem estes comentários a mal, no fundo é para o bem da ciência. :D
A pessoa pessoa em causa civic sempre teve muita experiência de condução em leafs, desde o mk1 até ao leaf que tem atualmente com bateria de 62kwh, julgo que instalada por ele próprio!
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2022, 12:36

MRider Escreveu:
17 jul 2022, 10:14
Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Se reparares na minha intervenção está a pergunta se essa afirmação é referente apenas ao Leaf. Ainda que seja, de que Leaf estamos a falar? Retirar 12.5kWh de 24 não é a mesma coisa que retirar de 62.

Continuo a dizer que sem me explicarem em concreto essa teoria isso a mim não me faz qualquer sentido. Mal comparado é a mesma coisa que eu escreva aqui que um ICE nesta altura que faça mais que 7L/100 é um carro de alguém que tem o pé pesado, quando todos sabemos que existem N factores que influenciam os consumos. Mais tarde vou reportar uma viagem que estou a fazer hoje para veres o quanto um Leaf pode ser eficiente em certas condições e como pode ser tão pouco eficiente noutras.

Como o civic escreveu, é com troca de ideias que evoluímos e aprendemos.

Quando um indivíduo escreve que o Hx representa o pé pesado e eu peço para me explicar por A + B e recebi como resposta que não me pode explicar porque eu não ia entender, ora bolas assim somos todos muito espertos, mandamos as coisas para o ar e depois não as sabemos explicar dando desculpas. Qual é a mais valia disto quando se fala sobre estes temas onde todos queremos saber mais sobre o que temos? Para atitudes destas vale mais estar caladinho, faz melhor figura.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 12:48

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 12:11


A pessoa pessoa em causa civic sempre teve muita experiência de condução em leafs, desde o mk1 até ao leaf que tem atualmente com bateria de 62kwh, julgo que instalada por ele próprio!
Então não entendo algumas afirmações, como disse, generalizar nunca dá certo num sistema que tem tantas variàveis. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 17 jul 2022, 13:17

Nonnus Escreveu:
17 jul 2022, 12:36
MRider Escreveu:
17 jul 2022, 10:14
Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Se reparares na minha intervenção está a pergunta se essa afirmação é referente apenas ao Leaf. Ainda que seja, de que Leaf estamos a falar? Retirar 12.5kWh de 24 não é a mesma coisa que retirar de 62.

Continuo a dizer que sem me explicarem em concreto essa teoria isso a mim não me faz qualquer sentido. Mal comparado é a mesma coisa que eu escreva aqui que um ICE nesta altura que faça mais que 7L/100 é um carro de alguém que tem o pé pesado, quando todos sabemos que existem N factores que influenciam os consumos. Mais tarde vou reportar uma viagem que estou a fazer hoje para veres o quanto um Leaf pode ser eficiente em certas condições e como pode ser tão pouco eficiente noutras.

Como o civic escreveu, é com troca de ideias que evoluímos e aprendemos.

Quando um indivíduo escreve que o Hx representa o pé pesado e eu peço para me explicar por A + B e recebi como resposta que não me pode explicar porque eu não ia entender, ora bolas assim somos todos muito espertos, mandamos as coisas para o ar e depois não as sabemos explicar dando desculpas. Qual é a mais valia disto quando se fala sobre estes temas onde todos queremos saber mais sobre o que temos? Para atitudes destas vale mais estar caladinho, faz melhor figura.
Eu compreendo Nonnus!
Embora tenha a opinião que a pessoa em causa é um profundo conhecedor da matéria, a sua posição perante o teu pedido de informação ou explicação não foi, deveras, o melhor!

Da minha parte, tento ser o mais imparcial possível, dando a conhecer aquilo que foi até hoje a experiência de condução de 2 leafs por 110 mil kms.

E como pretendo continuar a aprender com todos vós, persisto uma e outra vez em frequentar o fórum e outros locais de partilha de informação sobre elétricos, sobretudo, leafs. 👏👍💪
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 17 jul 2022, 14:41

Há tons de cinzento entre pé leve e pé pesado. Senão quem tem consumos acima de 20kW.h / 100km no Leaf, que eu até conheço quem, terá um pé de quê? Ósmio?

Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 14:45

corrisi Escreveu:
17 jul 2022, 13:17

Eu compreendo Nonnus!
Embora tenha a opinião que a pessoa em causa é um profundo conhecedor da matéria, a sua posição perante o teu pedido de informação ou explicação não foi, deveras, o melhor!

Da minha parte, tento ser o mais imparcial possível, dando a conhecer aquilo que foi até hoje a experiência de condução de 2 leafs por 110 mil kms.

E como pretendo continuar a aprender com todos vós, persisto uma e outra vez em frequentar o fórum e outros locais de partilha de informação sobre elétricos, sobretudo, leafs. 👏👍💪
Eu percebo que ouvir de quem começa por mostrar os galões que a informação pareça fidedigna, mas temos que ter um espirito critico, com isto não quero dizer que se seja do contra, é tentar perceber o que se diz, pelo menos acima do que já percebemos, quando fazemos perguntas e as respostas são vagas, a coisa começa a descambar, poprque para mim há duas vertentes de frequentar redes sociais, ou adquirir conhecimento ou ganhar dinheiro, só temos que ver o que se enquadra mais. Por exemplo, quem vem a mostrar que o carro não presta e tal e que a marca os tratou mal, e que sempre trataram o carro na palma das mãos... O que maioritariamente se vê, é que não é bem assim, pois a compra já foi feita de forma diferente, contratos completamente diferentes, utilização que nem se fala muito....A maior parte das vezes nem se ouvem falar mais quando o problema foi resolvido.
Portanto,continuo à espera de quem tenha tido um LEAF que deu estes problemas e que se preocupou em ver como andavam as baterias, para assim termos um histórico da causa do problema, não vou lá com um "foi sempre tratado bem e praticamente sem carregamentos rapidos", isso é apenas conversa.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 14:48

mjr Escreveu:
17 jul 2022, 14:41
Há tons de cinzento entre pé leve e pé pesado. Senão quem tem consumos acima de 20kW.h / 100km no Leaf, que eu até conheço quem, terá um pé de quê? Ósmio?

Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Conforme a situação, tenho consumos na ordem dos 13 a 14 durante a semana e abaixo dos 13 ao fim de semana, o carro aquece bem mais ao fim de semana que é onde acho que degrada mais a bateria, como ficamos ? ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2022, 16:22

mjr Escreveu:
17 jul 2022, 14:41
Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Correcto, assim como 14 é acima de 13 e assim sucessivamente. A minha questão aqui é como é que se chega a conclusão que acima de 12.5kWh de consumo num Leaf é considerado pé pesado? Para alguém afirmar isto tem de ter uma explicação com base nalguma coisa.

Como ainda não temos essa explicação eu nas linhas seguintes vou tentar mostrar que os 12.5kWh são tão pé pesado como 11.7kWh.

Hoje fiz uma viagem de 150km ida e volta no meu Leaf. A partida carregado a 100% estimativa de 174km

Após 77.3km andados estimativa de 103km com uma media de 68.4km/h e com um consumo de 11.7kWh/100

Imagem

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Na volta consumo de 12.4kWh/100 com uma velocidade média de 68.3km/h.

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Algumas considerações:

- Algumas pessoas dizem que os primeiros 10% de estimativa dos Leaf são uma anedota. Como desparecem nos primeiros km é irreal. Olhando para este exemplo parece que há muito mais a compreender que apenas olhar para os números, há que perceber tudo o influência a estimativa do Leaf. Neste caso, o carro carregado a 100% apresentou uma estimativa de 174km e após ter andado 77.3km ainda apresentava 103km de autonomia. Os tais 10% que são uma anedota parece que em certas ocasiões até são bem reais e o carro até é modesto.

- Pé pesado. O carro fez a viagem de ida com uma média de 68.4km/h e volta de 68.3km/h isto quer dizer que o tipo de condução foi exactamente o mesmo. Na ida teve uma média de consumo de 11.7kWh e na volta teve 12.4kWh. Então se a média é mais baixa (ou a mesma) mas gastou mais, onde é que esta o tal pé pesado? Em lado nenhum! A que compreender que se na ida é a descer na volta é a subir. Não é o pé pesado que influenciou o consumo, é alteração de um dos muitos factores que influenciam o consumo. Neste caso a topografia do percurso. O facto de uma pessoa perceber muito de baterias e tudo o que as compõem, se não perceber este exemplo não lhe vale de muito dizer que acima de 12.5kWh para um Leaf é considerado pé pesado.

Se eu amanhã for fazer este percurso mas com chuva, vento, o resultado final vai ser outro, mas o pé é o mesmo e o estilo de condução também.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2022, 18:08

civic Escreveu:
17 jul 2022, 14:45
Por exemplo, quem vem a mostrar que o carro não presta e tal e que a marca os tratou mal, e que sempre trataram o carro na palma das mãos... O que maioritariamente se vê, é que não é bem assim, pois a compra já foi feita de forma diferente, contratos completamente diferentes, utilização que nem se fala muito....A maior parte das vezes nem se ouvem falar mais quando o problema foi resolvido.
Portanto,continuo à espera de quem tenha tido um LEAF que deu estes problemas e que se preocupou em ver como andavam as baterias, para assim termos um histórico da causa do problema, não vou lá com um "foi sempre tratado bem e praticamente sem carregamentos rapidos", isso é apenas conversa.
Ainda hoje estava a pensar nisto. Já repararam que das pessoas que frequentam este fórum e tem Leaf de 40 ninguém tem este problema?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 17 jul 2022, 18:52

Nonnus Escreveu:
17 jul 2022, 18:08

Ainda hoje estava a pensar nisto. Já repararam que das pessoas que frequentam este fórum e tem Leaf de 40 ninguém tem este problema?
Até percebo isso, pois quem por norma não liga nenhuma ao carro não tem porque aparecer por aqui, aliás, a maioria dos exemplos que vejo que têm problemas até são de frotas de TVDE que são os empregados que andam com eles ou TVDE particulares, só aparecerem nas redes sociais quando têm algum problema, e desaparecem quando é resolvido.
Sinceramente, gostava de ver um caso que fosse de alguém que tivesse esse problema e tivesse no minimo uma foto do LS do estado das celulas no final de uma viagem de um pack com celulas expandidas, aí dava para perceber (ou não) o que realmente se está a passar, se eu tivesse uma oficina forçava uma situação dessas para perceber como diagnosticar facilmente o problema, acredito que até tenham feito isso, mas é segredo do negocio... As pessoas não iriam entender. :violin:
Não digo que não seja um problema, mas não dá para perceber a extensão do problema com achismos. ;)
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