Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 08 jul 2022, 19:42
Em conversa com um utilizador do Leaf 40, fiquei a saber que o dele também teve o já conhecido problema de expansão das células, que acaba por dar um erro de avaria no sistema EV. Se até agora sempre assumi que o problema teria a ver principalmente com cargas rápidas diárias e sucessivas, este caso particular fez-me repensar a situação pois este carro tem muito poucas cargas rápidas, carregando durante a noite até 100% e eventualmente durante a hora de almoço, a 6,6kW.
Claro que se trata de um veículo com muitos km, perto dos 200k km, mas com apenas 4 anos e além disso a degradação do pack não é nada de especial, sendo pouco acima de 10%.
A solução, talvez provisória, foi ir a uma oficina que abriu o pack, retirou algum do material que está a separar as células e com essa retirada permitiu que fosse possível que as células expandidas voltassem a caber no espaço disponível. Se a expansão continuar poderá chegar um momento onde não seja possível que as células caibam mais dentro da caixa. Não sei as implicações ao nível da segurança, especialmente em caso de acidente que uma mexida destas no pack provoca...
Mas no que estou mais interessado é perceber o que provoca esta expansão.
Todos sabemos que com a degradação todas as células de lítio geram gases no seu interior que caso não sejam contidos em pressão (e todos os pack fazem de certa maneira compressão às células) acabam por fazer deformar as células. Mas nem toda a degradação liberta gases, talvez a que o faz em maior quantidade seja a do eletrólito.
Neste caso em particular o pack não foi sujeito a cargas rápidas sucessivas (cujo mecanismo de degradação é essencialmente por deposição de lítio e degradação do eletrólito caso sejam atingidas temperaturas elevadas), mas todos os dias faz um ciclo completo, carregando a 100%. Houve algumas situações, por trabalhar todo o dia ao Sol (sim, é um táxi) em que a temperatura da bateria esteve próxima do vermelho. Ora sabemos que carregamentos a 100% (tensão das células elevada) e temperaturas elevadas são os piores inimigos do eletrólito.
Assim, a minha recomendação no caso do Leaf 40 é não fazer carregamentos a 100% diários, especialmente com temperaturas ambientes elevadas. É apenas a minha educated guess sobre o assunto.
Claro que se trata de um veículo com muitos km, perto dos 200k km, mas com apenas 4 anos e além disso a degradação do pack não é nada de especial, sendo pouco acima de 10%.
A solução, talvez provisória, foi ir a uma oficina que abriu o pack, retirou algum do material que está a separar as células e com essa retirada permitiu que fosse possível que as células expandidas voltassem a caber no espaço disponível. Se a expansão continuar poderá chegar um momento onde não seja possível que as células caibam mais dentro da caixa. Não sei as implicações ao nível da segurança, especialmente em caso de acidente que uma mexida destas no pack provoca...
Mas no que estou mais interessado é perceber o que provoca esta expansão.
Todos sabemos que com a degradação todas as células de lítio geram gases no seu interior que caso não sejam contidos em pressão (e todos os pack fazem de certa maneira compressão às células) acabam por fazer deformar as células. Mas nem toda a degradação liberta gases, talvez a que o faz em maior quantidade seja a do eletrólito.
Neste caso em particular o pack não foi sujeito a cargas rápidas sucessivas (cujo mecanismo de degradação é essencialmente por deposição de lítio e degradação do eletrólito caso sejam atingidas temperaturas elevadas), mas todos os dias faz um ciclo completo, carregando a 100%. Houve algumas situações, por trabalhar todo o dia ao Sol (sim, é um táxi) em que a temperatura da bateria esteve próxima do vermelho. Ora sabemos que carregamentos a 100% (tensão das células elevada) e temperaturas elevadas são os piores inimigos do eletrólito.
Assim, a minha recomendação no caso do Leaf 40 é não fazer carregamentos a 100% diários, especialmente com temperaturas ambientes elevadas. É apenas a minha educated guess sobre o assunto.