Expansão células Leaf 40kW.h

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civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jul 2022, 20:27

mjr Escreveu:
21 jul 2022, 16:58


Não tenho esses dados e de facto gostava de os ter. O taxista em questão não se queixa da autonomia nem de nunca ter ficado apeado por ele de repente descarregar muito rápido (sintoma típico quando existe desiquilíbrio do pack), por isso não sei se é por aí.

Com a degradação todas as células de lítio acabam por ter alguma expansão, especialmente se não estiverem bem comprimidas. O nível que estas apresentam está acima daquilo que consideraria normal, o que aliado ao facto de terem muito pouco espaço disponível dentro do pack, faz despoletar o erro. Acredito que exista uma medição de continuidade elétrica entre a carcaça das células e o interior do revestimento do pack, e é isso que faz despoletar o erro quando fecha esse circuito. Isto faz-me lembrar que uma maneira de evitar esse erro é desativar essa medição...
O caso que vi só conseguias ver essa diferença entre celulas se apertasses com elas e era muito rapido até o BMS as ajustar, ou seja, só mesmo em carga rapida ou descarga rapida é que alguma vez terias um alarme, o BMS tapa um bocado estes defeitos, só mesmo apertando com ele é que eles aparecem, no fundo precisas de monitorizar o pack até acontecer o problema, chegar lá uns tempos depois já não apanhas o problema, por isso é que o pessoal diz que apaga o erro com o LS e siga, no proximo carregamento volta a aparecer. ;)
Eu acredito nesse alarme por isolamento, mas também acredito que uma celula nesse estado deve estar diferente das outras, claro que isto só se vê instataneamente, mas há sempre uma fuga, a tensão tem que descer.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 21 jul 2022, 21:15

No caso do LEAF do taxista TODAS as células estavam expandidas...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2022, 21:49

O tal pack que vi em armazenamento estático que veio de um TVDE também estava todo inchado. Todos os módulos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jul 2022, 08:22

Sim, mas devem estar uns mais do que outros, pelas imagens que se vão vendo as piores são as que estão na traseira na vertical. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 22 jul 2022, 13:06

Não sei se são as piores, mas pelo que me disseram é onde existe menos margem para expansão, até porque tem mais células.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jul 2022, 14:18

mjr Escreveu:
22 jul 2022, 13:06
Não sei se são as piores, mas pelo que me disseram é onde existe menos margem para expansão, até porque tem mais células.
A margem de expansão é igual em todas, pois encontram-se dentro daqueles modulos que são todos iguais, mas o que tenho visto mais é nas traseiras esses modulos deformam-se.
Como aqui, não estão todas deformadas, nem de longe...

Imagem
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 22 jul 2022, 16:03

A margem para expansão não tem a ver com os módulos mas sim em tocar no invólucro do pack, pelo menos foi o que me foi dito. Ora no bloco traseiro são muito mais células (metade, penso eu), e por isso a mesma expansão em cada célula vai fazer um maior aumento na dimensão desse bloco, que depois acaba por tocar no invólucro.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 jul 2022, 14:45

mjr Escreveu:
14 jul 2022, 17:44
- O erro do sistema EV apareceu aos 162k km, 2k km após expirar a garantia...
Mas a garantia dos 160k km não cobria este problema, certo?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 jul 2022, 22:25

A garantia é de capacidade, mas uma bateria em erro tem 0 de capacidade disponível, por isso não acha defensável dizerem que não cobre...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 jul 2022, 23:02

mjr Escreveu:
24 jul 2022, 22:25
A garantia é de capacidade, mas uma bateria em erro tem 0 de capacidade disponível, por isso não acha defensável dizerem que não cobre...
Eu também concordo contigo, mas por vários comentários que já vi, muita gente está convencida que só os 5 anos ou 100mil km é que cobrem este tipo de problemas.
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