Expansão células Leaf 40kW.h

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Nonnus
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 18 jul 2022, 18:43

MRider Escreveu:
18 jul 2022, 10:47
Muitos de vós nem sonhavam com veículos elétricos e ele já andava com eles.
Desde quanto a experiência não tem valor.
Ou vão dizer que um engenheiro que sai de uma universidade tem mais experiência do que um técnico que tem experiência de trabalho de uma " vida" .
Nem tudo tem explicação " científica" e cada bateria é única.
Tive um leaf de 2013 que vendi com menos 3 barras e tinha mais de 100 mil km. No entanto o meu irmão tem um do mesmo ano com 100 mil km e tinha as 12 barras.
Até a bem pouco tempo.
Diferença eu tenho pé mais pesado que ele .
civic Escreveu:
18 jul 2022, 12:51
Ninguém aqui está a desvalorizar a experiência, o que se diz é que se tem tanta experiência que explique alguma coisa do que diz, não é só mandar umas larachas para o ar.
Isto, só isto.

A maioria das pessoas lê as larachas e esta tudo bem, mas, existem curiosos que tem a mania de perguntarem/perceberem o porquê das coisas. Não vivemos bem com alguma coisa só porque alguém diz que é assim. Há sempre uma explicação e essa explicação faltou com uma desculpa esfarrapada.

Exemplo: quantas pessoas com VE´s alguma vez fizeram aparecer a tartaruga propositadamente? Eu mesmo depois de ler acerca do assunto não descansei até ver por mim o acontecia. Existem N pessoas que tem VE desde 2011 e nunca levaram o carro abaixo dos 20% porque alguém lhes disse, "não faças isso que estraga a bateria" e até hoje não conhecem o carro que tem. Vivem bem com essa ignorância, eu não. Isto só para explicar que o facto de uma pessoa ter, ou fazer alguma coisa a mais tempo que eu, não quer dizer que tenha mais conhecimento.

Quanto a analogia dos engenheiros fica mais um exemplo. Existem engenheiros que ainda a estudar são convidados para ir trabalhar para as melhores empresas do mundo, pagos ao preço do ouro, e existem engenheiros na mesma área, com vinte anos de serviço que nem de graça os querem. :think:
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 19 jul 2022, 13:06

MRider Escreveu:
19 jul 2022, 08:16
Conhecem o fórum nova energia?
Claro que sim, até sou moderador por lá. ;)
ACho é que estás a fazer confusão de quem estamos a falar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 20 jul 2022, 19:26

Como é que se pode levar a serio esta gente?
Coloca um link no Facebook da cold cell, em que afirmam que com o sistema de arrefecimento de baterias que aumenta a autonomia, eu questiono isso nesse tópico, resposta.


Imagem

Mais uma pergunta que fica sem resposta... :violin:
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 20 jul 2022, 22:51

Vamos tentar manter o tópico na expansão das células do Leaf 40...

Já alguém não TVDE neste fórum ultrapassou a barreira dos 160k km num Leaf 40? Quem tem mais km?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jul 2022, 12:46

MRider Escreveu:
21 jul 2022, 12:14

Esse senhor só está a enganar o pessoal.
Já o fez nos " clones" agora quer fazer no pessoal dos Leaf....
Mau, mas é deste senhor que temos estado a falar. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jul 2022, 13:03

MRider Escreveu:
21 jul 2022, 12:57
:shock: :shock: :shock:

Que confusão :lol:

Eu a defender o JR . :)
Conheço o Jorge desde o inicio das scooters, nunca na vida ele teria um discurso deste tipo. ;)
Voltando à expansão das celulas, por acaso gostava de ver imagens do LS de como se comportam as celulas nesse TVDE que deram esse problema, ainda ontem fiz Viseu/Aveiro/Viseu e nunca vi mais de 27mV entre celulas, o meu já vai com 122 000kms, acho que com alguma expansão estes valores devem alterar, pois o sistema cede pelo isolamento das celulas, certo?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jul 2022, 14:47

MRider Escreveu:
21 jul 2022, 14:19
Em alguns casos as céulas até chegam a verter líquido que em contacto com o chassi origina o tal erro.
Uma celula nesse estado deve fugir muito dos valores de tensao das restantes.
Já vi fotos de packs com 200mV de diferença sem dar alarme.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 21 jul 2022, 16:08

civic Escreveu:
21 jul 2022, 13:03
MRider Escreveu:
21 jul 2022, 12:57
:shock: :shock: :shock:

Que confusão :lol:

Eu a defender o JR . :)
Conheço o Jorge desde o inicio das scooters, nunca na vida ele teria um discurso deste tipo. ;)
Mas olha que é desse que temos estado a falar. Esse indivíduo é que diz que sabe o que é o Hx mas não explica porque eu não ia entender.

O engraçado é que ontem o pemifer noutro post explica o que nós pensamos o que é o Hx (a mesma explicação que eu dei) e não é que o indivíduo põe like. 🤔

Se não é engenheiro de sofá anda lá perto. Vê lá que até já apagou a intervenção dele no post depois de eu o confrontar com a contradição. É certamente uma boa pessoa mas...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 21 jul 2022, 16:53

MRider Escreveu:
21 jul 2022, 14:19
Em alguns casos as céulas até chegam a verter líquido que em contacto com o chassi origina o tal erro.
Tens fotos de isso a acontecer? Parece-me algo demasiado grave numa célula de lítio!
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 21 jul 2022, 16:58

civic Escreveu:
21 jul 2022, 13:03
MRider Escreveu:
21 jul 2022, 12:57
:shock: :shock: :shock:

Que confusão :lol:

Eu a defender o JR . :)
Conheço o Jorge desde o inicio das scooters, nunca na vida ele teria um discurso deste tipo. ;)
Voltando à expansão das celulas, por acaso gostava de ver imagens do LS de como se comportam as celulas nesse TVDE que deram esse problema, ainda ontem fiz Viseu/Aveiro/Viseu e nunca vi mais de 27mV entre celulas, o meu já vai com 122 000kms, acho que com alguma expansão estes valores devem alterar, pois o sistema cede pelo isolamento das celulas, certo?
Não tenho esses dados e de facto gostava de os ter. O taxista em questão não se queixa da autonomia nem de nunca ter ficado apeado por ele de repente descarregar muito rápido (sintoma típico quando existe desiquilíbrio do pack), por isso não sei se é por aí.

Com a degradação todas as células de lítio acabam por ter alguma expansão, especialmente se não estiverem bem comprimidas. O nível que estas apresentam está acima daquilo que consideraria normal, o que aliado ao facto de terem muito pouco espaço disponível dentro do pack, faz despoletar o erro. Acredito que exista uma medição de continuidade elétrica entre a carcaça das células e o interior do revestimento do pack, e é isso que faz despoletar o erro quando fecha esse circuito. Isto faz-me lembrar que uma maneira de evitar esse erro é desativar essa medição...
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