Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jul 2022, 08:41

mjr Escreveu:
15 jul 2022, 07:07

Por isso é que eu mencionei a média de consumo dele, que é de 12 vírgula qualquer coisa kW.h/100km. Não é possível ter este tipo de médias e andar a acelerar ao ponto de aquecer a bateria.
Sim, de facto a media é baixa, é idêntica à que eu tenho, e mesmo com esta media o aquecimento pode ir lá acima, ainda ontem fiz a viagem Viseu/Aveiro/Viseu e a temperatura andou sempre nos 40ºC, um pouco acima do meio, mas tive que ter cuidados, principalmente na regeneração, quem andar em ECO ou B a temperatura subirá muito mais no verão.
O que quero dizer é que com muita temperatura exterior o LEAF não aquece as baterias apenas nas cargas rapidas, a regeneração e a aceleração contribuem muito para isso.
Não estou a ver outra forma de as celulas expandirem que não seja pela temperatura.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por corrisi » 15 jul 2022, 11:03

Viva.

Julgo que é pertinente também tentar perceber que temperaturas persistentes no pack originam este tipo de fenómeno de dilatação.

Efetivamente, senão tivermos cuidado com o pedal do acelerador, sobretudo de Verão, as temperaturas no pack disparam. Tenho um leaf 30kwh de 2017, tenho média de 13KWh e tento não exceder uma potência de descarga de 30KW, exceptuando as subidas com maior declive cá da Ilha. Mesmo assim, após um carregamento de 4h na rede doméstica a 16A entre os 20 e os 80%, de manhã o pack está com temperaturas de 29°C. A temperatura do ar tem rondado os 25°C.
Se se não tiver algum cuidado na condução subsequente facilmente este pack vai para os 35-37 °C.
Noto uma diferença substancial nas temperaturas do pack entre o leaf de 30kwh e o de 24kwh, onde este último é bem mais comedido, pelas razões óbvias também.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jul 2022, 11:46

Só faltou referir a regeneração, contribui muito para o aumento de temperatura do pack.
Nesta ultima viagem a Aveiro fui sempre com o LS ligado e aver o comportamento do pack, sai de Viseu com 42ºC de temperatura ambiente e cheguei a Aveiro com 26ºC, o pack chegou ao maximo de 39,8ºC, nada de mais, acho que até aos 46ºC não haverá problema, notei foi que a travar (regeneração no maximo) ela pula logo, portanto diria que nestas alturas, o melhor é deixar rolar em D e a temperatura desce lentamente, claro que com cargas baixas
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1651
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 15 jul 2022, 12:00

No facebook alguém comentou que a temperatura que nós vemos no LeafSpy é a temperatura irradiada e que a temperatura real é muito superior. Alguém confirma isto?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jul 2022, 16:21

cfvp Escreveu:
15 jul 2022, 12:00
No facebook alguém comentou que a temperatura que nós vemos no LeafSpy é a temperatura irradiada e que a temperatura real é muito superior. Alguém confirma isto?
Já vi em qualquer lado a posição dos sensores e 2 jão encostados a celulas e o outro é junto à eletrónica. ;)
De qualquer das formas não tendo qualquer arrefeciemnto e estando dentro de uma caixa estanque não tem por onde ser tão diferente, basta ver os 3 sensores em posições diferentes e que por norma andam cerca de 1 grau de diferença.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2987
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 15 jul 2022, 18:01

civic Escreveu:
15 jul 2022, 16:21
Já vi em qualquer lado a posição dos sensores e 2 jão encostados a celulas e o outro é junto à eletrónica. ;)
Eu vi num vídeo no youtube onde um gajo desmancha a bateria e tenho ideia de ser assim. Infelizmente no facebook aparece muito engenheiro de sofá que lança para o ar cada ideia.

Andam vocês há anos a estudar o comportamento dos VE´s no geral e do Leaf em particular e hoje fiquei a saber também nessa vasta enciclopédia que dá pelo nome de facebook que o Hx reflete o pé pesado. Ora após esta informação valiosa e depois de refletir sobre o mesmo, também foquei a saber que estou casado com o Carlos Sainz. Pois só isso explica os 40% de Hx que o meu Leaf tem neste momento. :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jul 2022, 18:33

Pois, essa questão do HX é mesmo muito esquisita, no meu está com 101% enquanto já vi carros com muito menos kms e quase a metade disse HX, de facto costumam ser de TVDE. A teoria inicial de ser referente à resistência interna não faz muito sentido, pois nesses casos de HX baixo a autonomia devia ser bem mais reduzida e isso não acontece.
Continua a ser muito misteriosa a questão dos numeros do LS.
Eu acho é que durante a utlização se notaria a deformação dos modulos, pois o comportamento dessas celulas será diferente das que não estão deformadas, mas é como já alguém disse, não costuma haver LeafSpy nesses casos. :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1651
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 15 jul 2022, 19:44

Nonnus Escreveu:
15 jul 2022, 18:01
Eu vi num vídeo no youtube onde um gajo desmancha a bateria e tenho ideia de ser assim. Infelizmente no facebook aparece muito engenheiro de sofá que lança para o ar cada ideia.
Quem comentou foi alguém que trabalha numa empresa que instala um sistema de arrefecimento nos Leafs. Esse sistema já foi discutido aqui: viewtopic.php?f=31&t=8380&hilit=acecitec
Nonnus Escreveu:
15 jul 2022, 18:01
Andam vocês há anos a estudar o comportamento dos VE´s no geral e do Leaf em particular e hoje fiquei a saber também nessa vasta enciclopédia que dá pelo nome de facebook que o Hx reflete o pé pesado. Ora após esta informação valiosa e depois de refletir sobre o mesmo, também foquei a saber que estou casado com o Carlos Sainz. Pois só isso explica os 40% de Hx que o meu Leaf tem neste momento. :doh:
Eu vi esse tópico. Supostamente quem fez o comentário percebe bem do assunto (sem ironia).
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jul 2022, 20:33

Não sei como percebe tanto do assunto a dizer uma coisa dessas em termos de temperatura? Pois num sistema passivo como é o do LEAF a realidade da temperatura é a mais fivel, não tem qualquer interferrência na irradiação termica das celulas por via do arrefecimento, há sempre um tempo de atraso em termos de leituras, mas num sistema dinâmico isso é muito pior, como sabes a temperatura no interior numa celula se ela está a ser arrefacida pelo exterior?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1651
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 15 jul 2022, 20:50

civic Escreveu:
15 jul 2022, 20:33
Não sei como percebe tanto do assunto a dizer uma coisa dessas em termos de temperatura? Pois num sistema passivo como é o do LEAF a realidade da temperatura é a mais fivel, não tem qualquer interferrência na irradiação termica das celulas por via do arrefecimento, há sempre um tempo de atraso em termos de leituras, mas num sistema dinâmico isso é muito pior, como sabes a temperatura no interior numa celula se ela está a ser arrefacida pelo exterior?
Estamos a falar de 2 pessoas diferentes. :P Quem falou da temperatura foi uma pessoa. Quem fez o comentário do Hx foi outra.
Quanto ao resto, pois não sei, não percebo muito do assunto. :oops:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”