Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
Enviado: 19 jan 2022, 16:16
Boa tarde, caros e caras proprietários de veículos elétricos.
Tenho um Leaf, de 2017, com cerca de 48.000km, endo-o comprado em 2ª mão, no concessionário Entreposto de Lisboa.
Quando o comprei, tinha cerca de 30.000km, com 2 anos de uso e tinha ainda as barras todas da bateria (12).
Passado cerca de 1 ano da compra, perdeu uma barra e passados cerca de 10 meses, após a perda da primeira, perdeu a segunda barra. Faço carregamentos em casa, numa tomada de 16A. No início, após a compra, carreguei em alguns postos do Mobi.e.
Como é óbvio, a autonomia desceu, sendo que noto uma diferença significativa entre o período de verão e de inverno: de verão consigo cerca de 190/200 km de autonomia com carregamento a 100%, de inverno consigo apenas 170/180km.
Há 1 mês adquiri um conector ODBII e no início do mês, carreguei o LeafSpy para o meu smartphone. Ao fim de algum temp de luta com o "sistema", lá consegui ligar e, num dia em que tinha caregado a bateria a 100%, obtive a indicação do SOC a 97,8%.
1ª Questão: gostaria de colocar aqui as imagens que retirei do LeafSpy. Como posso inseri-las aqui?
2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
3ª Questão: é normal a perda destas 2 barras com, relativamente, tão poucos kms?
4ª Questão: desde que adquiri o Leaf, ainda só fui uma vez à Nissan, aqui em Coimbra, para resolver a questão de reset aos Connection Services para poder assignar a minha conta e foi logo no início da aquisição da viatura. Podem dizer-me se têm conhecimento de que existam atualizações de software/firmware dos veículos regulares e que possam contribuir para um melhor desempenho das baterias?
Grato pela vossa atenção,
Cordialmente
Paulo Cardoso
Coimbra
Tenho um Leaf, de 2017, com cerca de 48.000km, endo-o comprado em 2ª mão, no concessionário Entreposto de Lisboa.
Quando o comprei, tinha cerca de 30.000km, com 2 anos de uso e tinha ainda as barras todas da bateria (12).
Passado cerca de 1 ano da compra, perdeu uma barra e passados cerca de 10 meses, após a perda da primeira, perdeu a segunda barra. Faço carregamentos em casa, numa tomada de 16A. No início, após a compra, carreguei em alguns postos do Mobi.e.
Como é óbvio, a autonomia desceu, sendo que noto uma diferença significativa entre o período de verão e de inverno: de verão consigo cerca de 190/200 km de autonomia com carregamento a 100%, de inverno consigo apenas 170/180km.
Há 1 mês adquiri um conector ODBII e no início do mês, carreguei o LeafSpy para o meu smartphone. Ao fim de algum temp de luta com o "sistema", lá consegui ligar e, num dia em que tinha caregado a bateria a 100%, obtive a indicação do SOC a 97,8%.
1ª Questão: gostaria de colocar aqui as imagens que retirei do LeafSpy. Como posso inseri-las aqui?
2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
3ª Questão: é normal a perda destas 2 barras com, relativamente, tão poucos kms?
4ª Questão: desde que adquiri o Leaf, ainda só fui uma vez à Nissan, aqui em Coimbra, para resolver a questão de reset aos Connection Services para poder assignar a minha conta e foi logo no início da aquisição da viatura. Podem dizer-me se têm conhecimento de que existam atualizações de software/firmware dos veículos regulares e que possam contribuir para um melhor desempenho das baterias?
Grato pela vossa atenção,
Cordialmente
Paulo Cardoso
Coimbra