Reparação de módulos de bateria

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OCasal
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por OCasal » 18 jan 2020, 09:35

Tens razão Ricardo, agora parece que já não dói tanto às pessoas o orçamento de 7k€! E até pode acontecer que, quem estava indeciso, acabe por tentar trocar por esse preço!

pedromor
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por pedromor » 15 dez 2020, 14:32

Ora, aproveitando este tópico, e para evitar criar um novo, vou colocar aqui as minhas dúvidas no carregamento do meu Leaf 40, na expectativa de poder vir a ser ajudado. 

Faço carregamentos em casa, de noite, a 10A, o que para já tem sido suficiente.
As minhas questões prendem-se com a melhor forma de tratar a bateria. Tento andar entre os 20-80% como me foi inicialmente indicado, mas depois na prática nem sempre é fácil de cumprir, até porque pensava (ao contrário do que aqui foi discutido) que seria de evitar pequenas cargas (todas as noites, por exemplo).

No meu dia a dia, faço pequenas deslocações citadinas em 5 dias (Sab, Dom, Seg, Ter e Sex) e nos outros dois faço deslocações maiores. Na 4a faço sempre 100-110kms e na 5a 50-60kms. Ora o que andava a fazer era carregar de 3a para 4a a 80% e depois fazia 170 a 180 kms sem voltar a carregar (uma vez, na 5a cheguei a valores de 8% de bateria). Pelo menos foi isto que fiz nestes primeiros 2 mil kms.
Pelo que percebo seria mais interessante realizar mais cargas. Por exemplo, voltar a carregar entre 4a e 5a para a amplitude da descarga não ser tão grande...

Fará sentido carregar até 60% quando sei que vou consumir mais ou menos 40% nesse dia, voltando a carregar quando estiver a 20%, ao fim do dia? Confesso que me assusto um pouco de ter a "carga contada" para as minhas deslocações...
Obrigado desde já.
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por rnlcarlov » 15 dez 2020, 15:05

Não vale a pena tanto stress. Andar a chegar a 8% acaba por ser pior do que carregar a 100%. Logo se vai precisar de fazer mais kms, carregue a 100%. Se anda todos os dias com ele também não fica muito tempo a 100%. Eu nunca me preocupei muito com os 80-20 no meu C-zero, que já vai com 9 anos de idade. O único cuidado que tentei ter foi só mesmo não deixar dias parado com a bateria totalmente cheia. De resto não vale a pena stressar.

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LuisG
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por LuisG » 15 dez 2020, 15:23

Também prefiro não descarregar muito a bateria. Se vai precisar de fazer km`s, não tenha problemas em carregar a 100%, até é conveniente pelo menos faze-lo uma fez por semana, para balancear as células. Assim estará descansado com a autonomia, inclusive sendo inverno, vai gastar mais energia (luzes, escovas, aquecimento) portanto não vale a pena stressar com a autonomia restante.
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pedromor
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por pedromor » 17 dez 2020, 19:47

Obrigado! Vou fazer isso.
;)
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cfvp
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por cfvp » 19 dez 2020, 01:44

Em teoria é preferível andar com níveis de carga mais baixos, fazer cargas/descargas com menos amplitude e evitar as altas temperaturas na bateria.

Dito isto é preciso ver que na prática nem sempre podemos fazer o que é mais aconselhável teoricamente. Aliás na prática se se fugir um bocado a estas regras não acredito que no fim de contas faça grande diferença. Portanto a minha sugestão é que tente cumprir mais ou menos com estas recomendações, quando puder, mas sem que isso lhe afete muito o seu dia-a-dia.

Se não se sente à vontade com 60%, carregue mais, mais vale do que andar com receio de ficar sem autonomia. Pode ir até aos 80% ou até um bocado mais. Aos 100% é bom de vez em quando para balancear as cèlulas, mas, a meu ver, para fazer isso todos os dias quando não há necessidade nenhuma não me parece uma boa opção. É que além da maior degradação teórica, perde-se quase toda a regeneração, ou seja, o carro torna-se menos eficiente.

No seu caso se puder carregar na 3ª a 80% e depois outra vez na 4ª a 80% ou menos, se quiser, parece-me melhor do que saltar a 4ª. Assim até anda mais descansado. E se for simples de o fazer, porque não? :)
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por pedromor » 19 dez 2020, 12:22

cfvp Escreveu:
19 dez 2020, 01:44
No seu caso se puder carregar na 3ª a 80% e depois outra vez na 4ª a 80% ou menos, se quiser, parece-me melhor do que saltar a 4ª. Assim até anda mais descansado. E se for simples de o fazer, porque não? :)
Sim, faz sentido. O meu erro foi ler algures que não se deveria fazer muitas cargas curtas, e o que deveriam estar a dizer era que não fazia sentido carregar 15 ou 20 minutos (em cargas lentas). Vou tentar fazer essa gestão que propõe. Obrigado!
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por cfvp » 19 dez 2020, 17:00

pedromor Escreveu:
19 dez 2020, 12:22
Sim, faz sentido. O meu erro foi ler algures que não se deveria fazer muitas cargas curtas, e o que deveriam estar a dizer era que não fazia sentido carregar 15 ou 20 minutos (em cargas lentas). Vou tentar fazer essa gestão que propõe. Obrigado!
Não faz sentido na medida que 20 minutos em carga lenta não carrega nada, acaba por não valer a pena. Agora se forem no minimo digamos umas 2h, que no Leaf 40kWh são uns 15% de bateria, aí já começa a fazer mais sentido. Claro que em teoria seria bom fazer cargas lentas e curtas, inclusivamente de 20 minutos ou menos, mas na prática não faz muito sentido ir a esse extremo.
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por civic » 19 dez 2020, 17:41

pedromor Escreveu:
19 dez 2020, 12:22
cfvp Escreveu:
19 dez 2020, 01:44
No seu caso se puder carregar na 3ª a 80% e depois outra vez na 4ª a 80% ou menos, se quiser, parece-me melhor do que saltar a 4ª. Assim até anda mais descansado. E se for simples de o fazer, porque não? :)
Sim, faz sentido. O meu erro foi ler algures que não se deveria fazer muitas cargas curtas, e o que deveriam estar a dizer era que não fazia sentido carregar 15 ou 20 minutos (em cargas lentas). Vou tentar fazer essa gestão que propõe. Obrigado!
Não podes pensar dessa forma num carro em que em andamento está constantemente, ora a descarregar ora a carregar, por vezes cargas/descargas de segundos. Portanto o que acho melhor, e é o que faço, é ter em atenção de que quando parar o carro por mais tempo ele fica abaixo dos 80%, por isso carrego muita vez a 100%, só que arranca logo a seguir... ;)
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pedromor
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Re: Reparação de módulos de bateria

Mensagem por pedromor » 20 dez 2020, 12:11

Obrigado. Exacto, isso de deixar o carro parado acima de 80% nunca fiz. Mas também nunca carreguei a 100%, deve estar na hora :)

Já me tinha passado pela cabeça que essas pequenas cargas que ele faz quando regenera estão sempre a acontecer durante a utilização do carro. Numa descida pronunciada, fazem ideia de que "potência" estaremos a falar? 5kW? 10 kW?
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