IDs comunicação CAN-BUS
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
IDs comunicação CAN-BUS
Boa noite a toda a comunidade.
O meu 2º tópico
Comprei um ODB-II no ebay para tentar saber o SOH, mas nunca consegui que funcionasse, deu sempre erro.
Por curiosidade no protocolo CAN-BUS, comecei a estudar e neste momento já tenho dados...
Já descobri os IDs do SOC e do nº de barras, que são o 0x50D e o 0x385 (LEAF 30).
Já procurei pela internet e só encontrei uma referência (mais completa) (penso que num fórum internacional LEAF) que o SOH está no ID 0x5B3 mas o byte deve ser divido por 2... que no meu caso deu 93, mas não tenho forma de confirmar (do ODB-II só já existe o conector )... nem encontrei outra fonte.
Alguém na comunidade tens esta informação (do significado de cada ID) ou sabe de alguma fonte?
Obrigado pela ajuda
Jorge Torres
O meu 2º tópico
Comprei um ODB-II no ebay para tentar saber o SOH, mas nunca consegui que funcionasse, deu sempre erro.
Por curiosidade no protocolo CAN-BUS, comecei a estudar e neste momento já tenho dados...
Já descobri os IDs do SOC e do nº de barras, que são o 0x50D e o 0x385 (LEAF 30).
Já procurei pela internet e só encontrei uma referência (mais completa) (penso que num fórum internacional LEAF) que o SOH está no ID 0x5B3 mas o byte deve ser divido por 2... que no meu caso deu 93, mas não tenho forma de confirmar (do ODB-II só já existe o conector )... nem encontrei outra fonte.
Alguém na comunidade tens esta informação (do significado de cada ID) ou sabe de alguma fonte?
Obrigado pela ajuda
Jorge Torres
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3043
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Com a abertura deste tópico, já me estou a ver encher o papo do meu mk1 com electrões solares , para depois os
utilizar à noite
utilizar à noite
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Obrigado mjr
já confirmei alguns IDs, uns batem certo outros tenho valores estranhos... como o do ID 0x5b3 em que no byte 6 (Active Fuel Bars) tenho 240 (decimal)
tinha indicado o 0x385 como o nº de barras mas será o estado (saúde) da bateria, que no meu caso tenho o byte 0 = 12 (decimal)
vou tentar utilizar a tabela excel para automaticamente identificar o significado de cada ID, e identificar os IDs desconhecidos.
vou colocar 12V no pino 2 do chademo e confirmar se há envio de informaçoes da bateria, como indica esta fonte:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File ... quence.jpg
já confirmei alguns IDs, uns batem certo outros tenho valores estranhos... como o do ID 0x5b3 em que no byte 6 (Active Fuel Bars) tenho 240 (decimal)
tinha indicado o 0x385 como o nº de barras mas será o estado (saúde) da bateria, que no meu caso tenho o byte 0 = 12 (decimal)
vou tentar utilizar a tabela excel para automaticamente identificar o significado de cada ID, e identificar os IDs desconhecidos.
vou colocar 12V no pino 2 do chademo e confirmar se há envio de informaçoes da bateria, como indica esta fonte:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File ... quence.jpg
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Ah diabo...
Tem a comunicação para o Chademo mas só para carregamento.
Alguém já encontrou a especificação para retirar energia do carro (V2X)?
Tenho um inversor que com os 300 e tal volts da bateria do carro funcionava muito bem, falta é descobrir como fazer o carro atracar o contactor e deixar sair corrente.
Tem a comunicação para o Chademo mas só para carregamento.
Alguém já encontrou a especificação para retirar energia do carro (V2X)?
Tenho um inversor que com os 300 e tal volts da bateria do carro funcionava muito bem, falta é descobrir como fazer o carro atracar o contactor e deixar sair corrente.
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Coloquei 12V no pino 2 do chademo e o carro começa logo a enviar dados.
Envia 3 ids distintos, com informação tensão máxima, tensão setpoint e outras que ainda não tive tempo para ver...
Agora só a meio da próxima semana terei oportunidade de continuar. Mas será testar enviar os dados indicados na folha de cálculo fornecida pelo mjr e confirmar se o pino 4 passa de 12V para 0V. Se passar 0V então será meio caminho andado para meter os contactores
Envia 3 ids distintos, com informação tensão máxima, tensão setpoint e outras que ainda não tive tempo para ver...
Agora só a meio da próxima semana terei oportunidade de continuar. Mas será testar enviar os dados indicados na folha de cálculo fornecida pelo mjr e confirmar se o pino 4 passa de 12V para 0V. Se passar 0V então será meio caminho andado para meter os contactores
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Só que quando estás em modo de carregamento se retiras energia do carro em vez de meter ele desliga.
Para exportação de energia há uma variante diferente do protocolo.
Nos Leaf 24kWh nem sequer é suportado. Já me disseram que se pode pagar e renunciar à garantia do pack e eles atualizam o controlador chademo para que funcione, mas de fábrica, só os 30kWh e os 40kWh suportam exportação de energia.
Há um.programa piloto de V2H np Reino Unido que menciona o seguinte:
https://www.ovoenergy.com/electric-cars ... id-charger
Para exportação de energia há uma variante diferente do protocolo.
Nos Leaf 24kWh nem sequer é suportado. Já me disseram que se pode pagar e renunciar à garantia do pack e eles atualizam o controlador chademo para que funcione, mas de fábrica, só os 30kWh e os 40kWh suportam exportação de energia.
Há um.programa piloto de V2H np Reino Unido que menciona o seguinte:
https://www.ovoenergy.com/electric-cars ... id-charger
Our agreement with Nissan currently only guarantees warranty coverage for batteries with 30kWh or 40kWh capacity. If you have a 24kWh LEAF and your existing warranty period has expired, you are also eligible to join the trial. However, if your battery capacity is 24kWh and you are still in your warranty period, we are working on an agreement with Nissan that will allow you to take part in the trial.
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Poderá ser uma dificuldade.
Nos primeiros testes fiz através do conector odb realmente após 1 ou 2 minutos o leaf desliga-se.
No conector chademo só coloquei 12V e fiz uma leitura da comunicação CAN no Chademo, não deu para verificar se também se desliga após alguns minutos...
Quando testar dou o feedback
Nos primeiros testes fiz através do conector odb realmente após 1 ou 2 minutos o leaf desliga-se.
No conector chademo só coloquei 12V e fiz uma leitura da comunicação CAN no Chademo, não deu para verificar se também se desliga após alguns minutos...
Quando testar dou o feedback
-
- Mensagens: 9
- Registado: 29 jul 2019, 12:21
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: ? 30 kWh
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Já consegui pelo menos fazer com que o carro meta os contactares e ter a tensão da bateria nos pinos do Chademo (aprox. 368V).
No entanto tenho alguns pontos a melhorar.
Depois de meter os contactores, aproximadamente 4 segundos depois, voltam a cair. Isto acontece porque ainda não tenho circuito para medir a tensão. Por comunicação digo que estou a medir 2V e no conector Chademo estão lá os 368V segundo a norma os desvios máximos para a tensão são -+5V e para a corrente são -+1,5%
O ideal seria ter um conector Chademo...
Alguém sabe onde se pode comprar ou os fornecedores na Europa, ou até em Portugal?
No entanto tenho alguns pontos a melhorar.
Depois de meter os contactores, aproximadamente 4 segundos depois, voltam a cair. Isto acontece porque ainda não tenho circuito para medir a tensão. Por comunicação digo que estou a medir 2V e no conector Chademo estão lá os 368V segundo a norma os desvios máximos para a tensão são -+5V e para a corrente são -+1,5%
O ideal seria ter um conector Chademo...
Alguém sabe onde se pode comprar ou os fornecedores na Europa, ou até em Portugal?
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: IDs comunicação CAN-BUS
Assim de repente a Efacec.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km