Troca Baterias - Fora da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 14:48

Bom Dia Malta,

Criei este Tópico no Forum para organizar todos os dados que tenho sobre as Trocas de Baterias nos Leaf's de 24kw, é um tema ainda pouco explorado e onde a malta tem duvidas; Por favor corrijam se tiver algo errado.


Russos:

Nissan Leaf +2013 - Já fizeram Troca de 24kw / 24kw; Já fizeram Troca 24kw / 30kw; Já Fizeram Troca 24kw / 40kw;

No Fundo são trocas mais feitas, porque em nenhuma delas se consegue obter o máximo da capacidade da Bateria, ora que então os Tugas são os maiores e já fizem troca de Bateria no Modelo 24kw Anterior a 2013, colocando uma bateria de 2015 ;)

Tugas

Fica o Link: viewtopic.php?f=56&t=3328&start=890

:clap:

Agora no entanto fui pesquisando por alternativas, porque como todos sabemos a dificuldade está no Pairing das Baterias, e na reprogramação da BMS(LCB) e do VCM

Explicação do que é o VCM:

(The Vehicle Control Module (VCM) in a Nissan Leaf monitors and controls most aspects of the electric drive-train. The battery controller, inverter, charger, etc, all report to their boss – the VCM. Therefore VCM reprogramming opens up the following possibilities:

Replacing complete battery packs without needing to open the pack to fit the original Lithium Battery Controller (LBC)
More aggressive regenerative braking in B or Eco modes – reducing or even eliminating the need to use the conventional friction brakes under normal driving conditions.
Simplify EV conversions using Leaf parts, by reducing the number of unwanted controllers/parts that must be retained as part of the transplant
Higher performance
We have made considerable progress with the VCM found in the 2011/2012 Nissan Leaf. Using tools that we have developed in house, we are now able to reprogram these ECUs via the OBD2 port. However we are not yet at a point where we are ready to offer our VCM reprogramming services to the public.

The VCM in the 2013-2017 Nissan Leaf is considerably different to the earlier version. We have not shifted our focus to these yet.)

Após a minha pesquisa, já quase a fazer um Ano só vi uma Empresa a tentar fazer o que precisamos, a Empresa é:


http://evsenhanced.com/

EVs Enhanced
CONTACT INFORMATION
Address:

14 Mowbray Street
Waltham – 8023
Christchurch
New Zealand


O Chato disto é que são do outro lado do Mundo...Parecem ser uma Empresa credível mas claramente não é a minha Área de Trabalho, por isso deixo o contacto da Empresa para quem em PT tiver interesse e falarem directamente com Eles, digam só por favor que falam de Portugal, e que foram indicados por Mim ;) Eles Procuram:

"Please let me know what you find regarding an EV specialist company in Portugal."

Podem ver a Pagina deles, tem lá as Ferramentas.

Nota: Não tenho nada a ver com estes negócios, espero que percebam isto, foi uma pesquisa que fiz, que poderá ter interesse para algumas Empresas em PT, não tenho qualquer relação com a Empresa, simplesmente troco Emails com Eles já faz algum tempo, onde me vão actualizando e vou questionando como estão a progredir no Pairing das baterias, pois o qual tenho todo o interesse em saber.


Existe ainda outra Empresa que criou uma Bateria para o BMW I3, mas não tem interesse nenhum para já nem em vender as baterias refrigeradas para o LEAF, nem sequer em criar prototipo para o Leaf devia à dificuldade que existe no Pairing e onde a Nissan não quer abrir mão disso, insistindo que não é possivel colocar baterias de maior capacidade nos carros antigos.

:mrgreen:

Alguns Email's que trocados:

"Hi Gualter,

It is disappointing to hear that Nissan's battery replacement price is so high in Portugal. I understand that they raised the replacement battery price a lot in the USA recently as well.

Our battery pairing tool only covers swaps where the replacement battery is the same type as the original battery. Is there are company in Portugal with a good reputation for EV service? If so, they we would be interested in talking with them about supplying our tool.

From 2013 or later, all of the Nissan Leaf battery packs (24, 30 and 40kWh) are an identical shape with the same connectors and pinouts (at least on all of the models we have seen so far). So you can physically fit any of them without any problem at all. The issues are related to the CAN bus communication being changed. This is something that we are working on and making good progress on, but it is still a long way from being offered as an available product."



Hi Filipe,

Thanks for your enquiry. Our battery pairing tool only supports battery swaps of the same type. We are currently working on the conversion of the 30kWh and 40kWh battery packs into earlier cars. What year is your Leaf? I am surprised that Nissan in Portugal is asking 9000Euro for a 24kWh battery. I would have expected approx 5000Euro. Do you have a written quotation from Nissan Portugal? If so, I would be very interested in seeing it.



"Hi Gualter,

30kWh battery into 2013+ 24kWh car is done. We've recently been working on how to keep the 80% charge option which has now been figured out.

40kWh battery swap has been investigated briefly, but there is still a lot of work left to do.

I have not personally seen any of the Russian videos you mentioned, but from what I've heard they were just swapping the later cells but using the original early wiring and BMS which doesn't calculate correctly. Is that true? If it is then that doesn't seem like a very smart way to do the conversion.
Espero que tenha servido para alguma coisa.


Este ultimo email falei dos Russos...E enviei os videos porque não conheciam, Eles responderam com isto:

Thanks for the link to the videos. Yeah it is like I thought with them fitting the 24kWh LBC to the 40kWh battery with some compromises in the final result.

Please let me know what you find regarding an EV specialist company in Portugal.
Regards,

Walter Larason
Electrical Engineer


Obviamente espero que isto dê frutos ;) E quem sabe talvez ajude alguém. ;)

Cumprimentos,

Fiwi.
Última edição por FiwiPITO em 06 abr 2019, 11:45, editado 1 vez no total.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mafgod » 29 mar 2019, 15:18

Que tal criar uma discussão só com esta tua aventura? ;-)

Quanto tempo demorou a troca de módulos?
Ou seja, desde que chegaste com o móudlo antigo até que saiste com o novo módulo, foi coisa de demorar mais ou menos quanto tempo?

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 15:20

:mrgreen: Tens razão está a ficar muito Off-Topic, mais vale criar uma Tópico.

1 Troca de Bateria em Portugal :) MK1 fora da Nissan :mrgreen:

Força a criar.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por sparrow » 29 mar 2019, 16:50

FiwiPITO Escreveu:
29 mar 2019, 14:48
:mrgreen: Sim, é um Projecto Porreiro a Um Bom Preço Também, porque no Fundo isso também conta.

Voltando ao tema das Baterias deixem-me esclarecer uma coisa:

Os MK1 só se pode fazer com este método por causa dos Encaixes que são diferentes;

Os MK2 aceitam as Baterias de 24Kw / 30Kw e 40Kw, no Entanto o truque é:

24kw - 24kw é substituir o BMS que já está emparelhado com o VCM;(E A Nissan Aproveita-se disso, ou se calhar não visto que é necessário mudar a Cablagem)

24kw - 30kw é possível funcionar se tiver o BMS e VCM já emparelhados;

24kw - 40kw é possivel e funciona no entanto o "mostrador" fica sempre limitado;(E por este motivo, desmontaram o interior da 40kw e puseram num de 24kw, e estava à venda até :mrgreen: )

Nota: Eu não sou expert na matéria, nem pouco mais ou menos, no entanto sabemos que os Russos nisso são pró, e já fizeram estas 3 coisas, e até mais tentativas.

Existe também uma Empresa na Nova Zelandia, que tem uma Ferramenta tipo OBD que faz o Pair da BMS com o VCM, e estavam o Ano Passado a fazer o mesmo com a Bateria de 30kw para ser aceite no de 24kw sem necessidade de mudar o Módulo e possivelmente o de 40kw, mas ainda muito longe de terminado.

Cumprimentos,

Fiwi.
no MK1 24 para 30 será possível? quero ver se quando a minha estiver nas últimas dá para fazer essa troca! (para 40 seria o ideal) :pray:

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 17:07

:mrgreen: Pois, isso não sei,

Deviamos debater isso noutro topico estamos a entupir isto tudo :mrgreen:

Já disse diversas vezes, a malta podia-se juntar para fazer um Group Buy de uma Bateria, por ex. de 30kw, arranjar uma cobaia, se funcionar a cobaia paga o valor da Bateria e da Mão de Obra, se não funcionar, vende-se a bateria para outra pessoa de 30kw...

Quando quiserem, um bocado a cada um custava menos, e ao menos evoluímos em PT passando para a Frente na Troca de Baterias.

;)
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por frankesousa » 29 mar 2019, 18:44

FiwiPITO Escreveu:
29 mar 2019, 17:07
:mrgreen: Pois, isso não sei,

Deviamos debater isso noutro topico estamos a entupir isto tudo :mrgreen:

Já disse diversas vezes, a malta podia-se juntar para fazer um Group Buy de uma Bateria, por ex. de 30kw, arranjar uma cobaia, se funcionar a cobaia paga o valor da Bateria e da Mão de Obra, se não funcionar, vende-se a bateria para outra pessoa de 30kw...

Quando quiserem, um bocado a cada um custava menos, e ao menos evoluímos em PT passando para a Frente na Troca de Baterias.

;)
É só dizer quanto dá € a cada um :D :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 01 abr 2019, 09:48

:mrgreen: Uma Excelente Noticias Meus Caros Amigos Em Primeira Mão.

A Empresa que vos falei acabou de me enviar uma email:

"Hi Gualter,

30kWh battery into 2013+ 24kWh car is done. We've recently been working on how to keep the 80% charge option which has now been figured out.

40kWh battery swap has been investigated briefly, but there is still a lot of work left to do.

I have not personally seen any of the Russian videos you mentioned, but from what I've heard they were just swapping the later cells but using the original early wiring and BMS which doesn't calculate correctly. Is that true? If it is then that doesn't seem like a very smart way to do the conversion."

:clap: :clap:

Edit: A ideia é trazer esta Ferramenta para Portugal :mrgreen: e Aprender algumas coisas com Eles, se permitirem claro. ;)
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por filipeoliv » 03 abr 2019, 08:12

Olha, o meu é mesmo de 2013 ;)
Isso é que era, temos de montar uma oficina :mrgreen:

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 03 abr 2019, 09:31

:mrgreen: Estou aguardar o email, onde questionei isso mesmo.

Se existe interesse da parte deles em Exportar a Ferramenta, mas isso vier acontecer obviamente partilharei com quem quiser e o negocio será sempre entre essas pessoas...Porque como é óbvio não conheço de Lado nenhum a Empresa, só a sigo porque é a Única Empresa que conheço que conseguiu ou teve interesse em desbloquear o problema...nem os Russos fizeram isso.E o ano passado quando entrei em contacto partilhei no Facebook, já tinham a ferramenta de 24kw / 24kw pronta, e estavam a tratar no 24kw / 30kw, parece que neste momento tb está pronta...Agora falta tb 24kw / 40kw ;)
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por sparrow » 03 abr 2019, 10:28

FiwiPITO Escreveu:
03 abr 2019, 09:31
:mrgreen: Estou aguardar o email, onde questionei isso mesmo.

Se existe interesse da parte deles em Exportar a Ferramenta, mas isso vier acontecer obviamente partilharei com quem quiser e o negocio será sempre entre essas pessoas...Porque como é óbvio não conheço de Lado nenhum a Empresa, só a sigo porque é a Única Empresa que conheço que conseguiu ou teve interesse em desbloquear o problema...nem os Russos fizeram isso.E o ano passado quando entrei em contacto partilhei no Facebook, já tinham a ferramenta de 24kw / 24kw pronta, e estavam a tratar no 24kw / 30kw, parece que neste momento tb está pronta...Agora falta tb 24kw / 40kw ;)
para mim não vai servir de nada porque é só para o MK2 (o que eles chamam de 2013+)

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”