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Re: Carregamento caseiro

Enviado: 21 nov 2019, 16:57
por frankesousa
papacurvas Escreveu:
21 nov 2019, 12:36
O que acham disto https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-6152 para saber quantos KW´s consome o Leaf.
Isto usando o sabonete de origem ou outro até 16A.
Não aconselho esses equipamentos para mais de 10A contínuos.

Para o de origem mais valia uma destas que liga direto na tomada:
https://www.banggood.com/BlitzWolf-BW-S ... 92899.html
ou
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-7607

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 21 nov 2019, 19:02
por papacurvas
Tinha ideia que o sabonete de origem nem 10A era….. como este é até 16A ficava descansado.

Tenho este Broadlink https://mauser.pt/catalog/product_info. ... gInG_D_BwE
a controlar o fotovoltaico, mas são só dois painéis :lol:

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 23 nov 2019, 00:23
por pemifer
A última linha corresponde ao EVSE da Nissan.
As outras linhas são do meu EVSE regulável. Correspondem a 6, 10, 14, 16 e 20A
Potências de carregamento.jpg
Potências de carregamento.jpg (54.89 KiB) Visto 8492 vezes

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 23 nov 2019, 18:28
por frankesousa
Pelo que tenho visto a corrente que o carro puxa é um pouco variável com a tensão da rede.
Quando tenho a tensão no EVSE abaixo dos 220V, vejo a corrente a roçar e por vezes passar os 10A (tipo 10,2A), quando a tensão vai lá para cima (245V ou mais por vezes) já baixa quase para os 9.


De qualquer modo eu tinha um Sonoff POW ligado à maquina de lavar loiça, que puxa 16A durante apenas alguns minutos e aquilo estava quase a derreter, portanto, aconselho ao uso desses equipamentos apenas para até 10A (ou pouco mais).

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 25 nov 2019, 00:09
por papacurvas
Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 25 nov 2019, 00:35
por frankesousa
papacurvas Escreveu:
25 nov 2019, 00:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Isso não será bem verdade. Qualquer diferença será "culpa" do carro ou erro de medida.

Os evse / "sabonetes" não têm "eficiência". Aquilo não passa de 1 contactor que liga diretamente os 230V AC no carro e apenas informam o carro da corrente disponível.

Eficiência só existe nos PCR e nos onboard charger dos carros ;)

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 25 nov 2019, 14:04
por fbatista
Viva!

Tenho também feito algumas medições e tirei algumas conclusões pessoais.
As diferenças de eficiência em termos de custo são pequenas, não vale a pequena ter grande preocupação com isto.
De qualquer forma apanhei variações de eficiência (Relação entre o que entra medido pelo EVSE e o que fica na bateria indicado pelo LeafSpy) entre os 80% e os 92%..
As minhas conclusões são as seguintes:
- Obtemos melhor eficiência carregando com SoC mais baixos e correntes mais elevadas;
- Carregar a 10A com o EVSE da Nissan ou outro é a mesma coisa

Carrego habitualmente a 24A com cargas entre os 30% e 60% de Soc e obtenho um eficiência próxima dos +/-90%

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 06 dez 2019, 11:48
por mjr
Cálculos de eficiência usando os dados da energia que entra no carro são tudo menos exatos. O sensor de corrente do Leaf é muito ruidoso o que leva a uma série de erros, a começar na estimação da autonomia restante, SOC, SOH, etc.

Teste realizados por um laboratório americano com instrumentos de precisão na saída do carregador indicam que a eficiência máxima dos mk1 anda por volta dos 90% nos 10A@230VAC, sendo ligeiramente (1%) menor a 16A. Já nos mk2 com carregador de 6,6kW a eficiência máxima é na corrente máxima.

Isso está aqui algures no fórum, já coloquei várias vezes esse estudo.

Re: Carregamento caseiro

Enviado: 06 dez 2019, 23:11
por pemifer
papacurvas Escreveu:
25 nov 2019, 00:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Foi a mesma conclusão que eu tirei quando olhei para os dados, mas não será a conclusão correta...
A medição com o EVSE da Nissan não foi feita no mesmo dia.
É provável que a tensão não fosse a mesma e daí a diferença de valores.