Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2016, 15:29

O meu Leaf, apesar de ser um Tekna, só tem carregador interno de 3,3kW. Em França parece ser uma opção enquanto que cá é standard (?). Sabia disso quando o comprei e até ao dia de hoje nunca me fez falta porque 99% das vezes carrego o carro em casa, durante a noite, onde o tempo é mais de suficiente mesmo a 10A.
Claro que, se pudesse, gostava de poder carregar mais rapidamente numa situação pontual (que garantidamente vai aparecer, mais cedo ou mais tarde)

Andava a ler o mynissanleaf e cruzei-me com este tópico:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=37&t=21106
Em resumo, o membro diz que comprou um carregador de 6,6kW no eBay por 350USD e trocou-o numa operação quase "plug and play". No MK1 o carregador está encafuado na mala, no MK2 parece que está acima do inversor, mesmo à mão de semear :D
Há lá mais 1 ou 2 tópicos com resumos semelhantes.

Ora vai daí, contactei a Nissan para saber se o faziam e quanto custava. A resposta que recebi (1h depois, por isso não pôde ser tratada muito a fundo...) foi assim:
Obrigado por contactar o serviço de apoio ao cliente Nissan Portugal.

Relativamente ao email que nos enviou a dia 27/07/2016, informamos que não dispomos da informação de que se possa trocar o carregador do Nissan Leaf.
Informamos que em qualquer concessionário da rede oficial Nissan poderão oferecer-lhe conselhos e informações sobre os modelos Nissan Leaf
Assim, propomos que entre em contato com qualquer um deles, onde lhe podem fornecer todas as informações necessárias.

Caso necessite de ajuda para encontrar o concessionário Nissan mais próximo de si, por favor consulte a seguinte página na internet: http://www.nissan.pt/#tools/find-it
Esperamos que esta informação tenha sido útil. Para qualquer outro esclarecimento, não hesite em contactar novamente os nossos serviços.
:roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por mjr » 27 jul 2016, 15:37

Eu acho que ninguém num concessionário se ia atravessar a fazer uma troca dessas sem haver um procedimento específico da Nissan.

Mas parece que é um processo relativamente simples, é só questão de encontrar a peça certa e ter cuidado com os 400V :pray:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2016, 15:41

Sim, mas também não tenho a certeza que a pessoa que me respondeu saiba se esse procedimento existe ou não. Ou então estou só a ser injusto, mas demorar menos de 1h a responder a uma questão que não deve aparecer todos os dias parece-me demasiado "mecânico" :(

A ideia que tenho é que a maior parte dos concessionários nem sequer está à vontade com a parte "geral" dos VEs, quanto mais uma troca dessas... Daí que tenha preferido contactar a Nissan em vez do concessionário aqui ao lado ;)
Mas parece que é um processo relativamente simples, é só questão de encontrar a peça certa e ter cuidado com os 400V
Sim, parece ;)
Disconnected both batteries and wore gloves the whole time. 6 13mm bolts hold it to the inverter. 2 14mm bolts for the bus bars and 2 10mm bolts for the battery cable. All other bolts were 10mm except the 12v cables they are 14 i believe. 4 hrs total time and had to plug the coolant lines to not get air pockets or loose fluid.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por FullElectric » 27 jul 2016, 17:57

Já em tempos tinha colocado esta questão ao concessionário e a resposta foi negativa, ou seja , oficialmente a Nissan não faz esse upgrade. Um carro que nasce com o carregador de 3,7kW assim morrerá.
Confrontados com a eventual necessidade de substituir o carregador, caso este avarie ou sofra algum acidente, colocarão um igual ao de origem e custa cerca de 4300€ já com MO
Última edição por FullElectric em 27 jul 2016, 18:02, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por mjr » 27 jul 2016, 17:59

4300€ :o :o

Quase que fica mais barato trocar a bateria...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por FullElectric » 27 jul 2016, 18:00

mjr Escreveu:4300€ :o :o

Quase que fica mais barato trocar a bateria...
LOL esse foi exatamente o meu desabafo

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por pemifer » 27 jul 2016, 18:34

Não sei porque motivo vocês, pelo menos alguns, querem que as marcas alterem as características dos veículos.
Vão lá pedir à Mercedes para por um motor diesel num modelo a gasolina para ver a resposta.
No entanto é uma coisa que se faz desde sempre!
Se querem alterar as características do carro, têm de fazer vocês o trabalho ou encontrar quem faça.
Tenho a certeza que se o labutess tivesse contatado a Nissan para lhe mudarem o volante a Nissan teria dito que não.
Portanto deixem de choramingar "ai a Nissan não me deixa"...
É assim, sempre foi, e é provável que continue a ser.

Ah! E não se esqueçam, qualquer alteração põe em risco a segurança e obriga a substituição da bateria :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2016, 18:43

Não é exactamente a mesma coisa ;) É um opcional que existe na altura da compra e que depois não é oferecido e que, pela especificidade dos VE, não tem nenhum paralelismo com os ICE ;)
Será o mesmo motivo que vão usar para nunca podermos aplicar baterias de maior capacidade do que aquelas com que comprámos o carro
Mas sim, percebo o teu ponto de vista.

Este upgrade em particular não faz sentido que não seja oferecido... Quase apostava que a cablagem é toda igual, é só trocar o bloco.
Pelo que o tal utilizador do mynissanleaf mostrou, até o painel passou a mostrar o tempo de carga a 6,6kW por isso o carro está todo preparado para ele. É só trocar :)

edit: em relação ao preço estapafúrdio do carregador na marca... Isso faz-me crer que, se tivermos alguma avaria no carro (nos componentes de tracção e/ou carga) fora da garantia, mais vale mandar empacotar o carro e fazer uma mesa de centro com ele. :roll: Estou a imaginar o custo do servo-motor ou do inversor :doh: :doh: :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por Apr » 27 jul 2016, 19:39

Isso sao boas noticias para os mk2, um leaf salvado pode perfeitamente servir para upgrade de carregador. E é uma alteracao muito significativa no carro.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Upgrade do carregador do carregador interno do mk2

Mensagem por Orlando » 27 jul 2016, 20:00

Qdo perguntei custava 2000 e tal+iva+Mo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”