Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por pnunes » 27 dez 2015, 23:58

Ao inserir a ficha com o botão premido o evse ignora, o carro começa a piscar as 3 luzinhas e emite sinal sonoro de erro. Só liga o evse quando o botão solta.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 28 dez 2015, 11:06

Então podemos concluir que no Leaf ao inserir a ficha no carro este só indica ao EVSE que está presente quando recebe a informação do sinal de proximidade (tradução livre).

Já o contrário, ou seja premir o botão após estar uma sessão estabelecida, não implica o fim da sessão mas apenas o desligar da carga pelo carro.

Como disse inicialmente, a ser assim é possível que com o carro a carregar ao retirar rapidamente a ficha pode fazer com que ainda haja corrente a circular no momento em que os contactos de potência se separam, o que provoca um arco elétrico que tem como consequência o degradar acelerado da ficha. Isto é especulação e exige um estudo mais aprofundado. Como precaução, o melhor é carregar no botão e aguardar 1 ou 2 segundos antes de retirar a ficha, para dar tempo à corrente ir a zero.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 11:42

Há dias falou-se cá no que acontecia quando se clicava no botão da ficha J1772.
Nessa altura documentei assim o que acontece no meu, clicando e largando só o botão sem mexer a ficha:

[img]http://i.imgur.com/0HqbVN0.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 07 jan 2016, 13:19

Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por alexmol » 09 jan 2016, 00:53

mjr Escreveu:Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Estávamos a discutir isso no DB do VETL, mas ele tem lá um gráfico onde a linha azul também varia.
A minha teoria é que a azul é a potência em AC e verde em DC...
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 09 jan 2016, 01:03

3.3kW para ser AC só se a tensão fosse muito baixa, tipo 206V. Em cima aparece 2,8/3,3kW. Curiosamente 3,3kW é a potência anunciada do carregador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por VETL » 09 jan 2016, 03:19

alexmol Escreveu:
mjr Escreveu:Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Estávamos a discutir isso no DB do VETL, mas ele tem lá um gráfico onde a linha azul também varia.
A minha teoria é que a azul é a potência em AC e verde em DC...
A linha azul varia apenas em função da variação da tensão da rede.
Quando está a 3,3 significa tensão na rede de 233 ou 234v. Quando a tensão da rede oscila, a linha azul acompanha essa oscilação. E faz sentido porque o EVSE fornece corrente constante, variando a potência em função da tensão.
Por isso acredito que a linha azul, face ao que foi cá dito, seja a potência teórica de entrada na bateria.
A verde deve efetivamente ter a ver com o que mede o sensor de corrente. Isso explicaria o facto de ela tanto andar acima como abaixo da azul...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”