Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 20:22

Se já foi publicado por aqui peço à moderação que remova este tópico.

Estudo realizado pelo Idaho National Lab sobre a possibilidade das cargas rápidas aumentarem a degradação do pack nos Leaf.

http://avt.inl.gov/pdf/energystorage/Fa ... ffects.pdf

No estudo foram comparados carros que carregavam exclusivamente em carga normal ou em carga rápida.
Os carros fizeram 80000km durante os testes.

Genericamente a conclusão é que a carga rápida aumenta a degradação, mas de uma forma muito ligeira.

Ao fim de 80000km os carros que abasteceram só com carga rápida têm mais 4% de degradação e menos 16km de autonomia.

Aqui fica um dos gráficos mais interessantes:
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por VETL » 07 dez 2015, 20:27

Quantos km faziam por dia esses carros?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 20:33

Aproximadamente 190km por dia, com 2 cargas diárias, durante 17 meses.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por VETL » 07 dez 2015, 20:39

alexmol Escreveu:Aproximadamente 190km por dia, com 2 cargas diárias, durante 17 meses.
Interessante!
Gostava de ver o mesmo teste no nosso clima.
Espero que tenham feito com o teste da tomada e não com leituras na CAN...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 20:49

É questão de ler o documento.

Além dos testes em pista e em estrada os packs foram retirados e testados em laboratório no início e final dos testes.

O clima é equivalente aqui a baixo, pois os testes foram no Arizona.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por Orlando » 07 dez 2015, 21:52

Já tinha ouvido falar nesse teste, aliás foi uma das razões que levou a Nissan a pensar que refregiração passiva é suficiente.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por VETL » 07 dez 2015, 22:13

Venham os pcr's então!
Já tínhamos chegado à conclusão que não são as cargas rápidas que danificam mas sim a temperatura a que vive o pack.
As diferenças de temperatura no teste entre ambos não é muito significativa pois não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 22:53

O aumento médio de temperatura durante o carregamento foi de 2,9ºC com carga normal e 6,5ºC com carga rápida.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por mjr » 07 dez 2015, 23:20

Este teste já foi aqui apresentado algures, não sei se com dados tão atuais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Estudo Fast Charging - Idaho National Lab

Mensagem por FullElectric » 08 dez 2015, 00:23


Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”