Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por Essiemme » 09 nov 2015, 13:28

Imagem

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 06 mar 2017, 14:34, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por FullElectric » 09 nov 2015, 15:37

A Nissan continua a apostar na arquitetura dos módulos deitados e sobrepostos uns sobre os outros.
Os de cima obviamente sugeitos a maior aquecimento

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por Fil » 09 nov 2015, 15:43

Pode ser que quando tiver que trocar a bateria do meu carro, lá para os 200 mil klms, já se coloque facilmente uma brincadeira destas por 5 mil €.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por Apr » 09 nov 2015, 15:58

Imagem

Das duas três, ou fizeram o pack com o mesmo design para caber nos leafs de 1a geração ou então detestam os early adopters e fazem isto apenas para os ver sofrer. Acho que a diferença são uns cm de altura, perfeitamente "cabível" no Leaf mk1.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por mjr » 09 nov 2015, 16:12

FullElectric Escreveu:A Nissan continua a apostar na arquitetura dos módulos deitados e sobrepostos uns sobre os outros.
Os de cima obviamente sugeitos a maior aquecimento
Confesso que não percebi exatamente porque é que os de cima terão mais aquecimento. Estando os módulos encostados uns aos outros a transmissão de calor é realizada em meio sólido, logo não sujeita a convecção. Qual é o mecanismo que propões para haver diferença de temperatura entre as células de cima e as de baixo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por FullElectric » 09 nov 2015, 17:10

Sim é verdade que estão todas encostadas umas às outras dentro de cada bloco, contudo dentro do pack há muito espaço com ar e além da transmissão sólida do calor existe sempre convecção que fará aquecer mais a parte superior do pack em relação à parte inferior.
Se refrigeração a temperatura da tampa de cima será sempre superior à temperatura da tampa de baixo.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por mjr » 09 nov 2015, 17:20

Nesse caso a razão não será por estarem em cima mas porque em cima há um espaço de ar que não está em contacto direto com o ambiente. Na minha opinião essa diferença será muito pequena pois a transferência térmica entre as células encostadas é muito eficiente, impossibilitando que a diferença de temperatura seja significativa.

No meu pack, que já tem muitos ciclos, dias e km, não noto qualquer diferença de capacidade entre as células dispostas horizontalmente e as células dispostas verticalmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por vgomes » 09 nov 2015, 17:58

mjr Escreveu:No meu pack, que já tem muitos ciclos, dias e km, não noto qualquer diferença de capacidade entre as células dispostas horizontalmente e as células dispostas verticalmente.

Eu acho que às vezes desprezamos grosseiramente , nestes foruns, o conhecimento técnico que quem dedica a sua vida a fazer automóveis.
Claro que todos sabemos que o calor sobe que era melhor ser isto ou aquilo etc e tal, e qd digo todos incluo a malta de olhos em bico lá do outro lado.

Depois há o lado práctico da coisa. E aí temos que acreditar que quem dedica a vida, o dinheiro e as vezes a honra (que há locais neste mundo onde ainda conta) a comercializar automóveis leva tudo isso em conta.

Para quem mesmo assim desconfia, pode atestar resultado práctico tal como está na medição do MJR.

Não esquecer que em Portugal quem tem 20 a tudo no liceu "tem" que ir para médico... nos EUA para a NASA... e no Japão para a industria automóvel!

Cumps,
Vgomes

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por OCasal » 09 nov 2015, 20:07

Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por Orlando » 09 nov 2015, 22:54

rdias Escreveu:
OCasal Escreveu:Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!
Conheço carros ligeiros de vendedores / auditores, etc que fazem 120.000 kms por ano. E se eu quiser ir de leaf até Paris? Pois... NAo dá porque o pack vai aquecer e impedir carregamentos chademo.
Não vejo a lógica. Pode ser que mudem....
Esses têm dinheiro para um Tesla!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”