Troca de Bateria - Condições da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por mjr » 09 jun 2015, 17:53

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por Fil » 09 jun 2015, 18:12

Obrigado a ambos pelas info ;)

Já ando a estudar a solução híbrida/ off grid há algum tempo, mas ainda não consegui ver preços que tornem a coisa viável economicamente. O retorno ficava sempre em mais de 10 anos.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por Filipe » 09 jun 2015, 20:00

victormcpinto Escreveu:+1 ;)
Bolas, não se pode ter uma ideia que logo todos querem também. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por victormcpinto » 09 jun 2015, 20:13

Filipe Escreveu:
victormcpinto Escreveu:+1 ;)
Bolas, não se pode ter uma ideia que logo todos querem também. :mrgreen:
No meu caso, pretendo seguir a teoria da Nissan. A bateria foi pensada para acabar com o carro. Como há quem não pense como eu nem pense como a Nissan, tenho de procurar uma no mercado.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RJSC » 09 jun 2015, 22:39

victormcpinto Escreveu: No meu caso, pretendo seguir a teoria da Nissan. A bateria foi pensada para acabar com o carro. Como há quem não pense como eu nem pense como a Nissan, tenho de procurar uma no mercado.
A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RNM » 17 set 2015, 16:34

RJSC Escreveu: A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.
Pelos vistos não dá...
https://transportevolved.com/2015/09/11 ... san-leafs/

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por fjma » 29 set 2015, 15:52

RNM Escreveu:
RJSC Escreveu: A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.
Pelos vistos não dá...
https://transportevolved.com/2015/09/11 ... san-leafs/
Se lerem com atenção vêm que a Nissan pensa em providenciar baterias de substituição com novas químicas mas idênticas capacidades:
This doesn’t mean Nissan intends to keep current owners out in the cold however. Nissan will continue to offer its existing battery replacement program for owners of 2011 through 2015 Nissan LEAFs, allowing customers to either lease or purchase a brand-new 24 kWh battery pack for their cars, depending on where they live in the world.

Those battery packs, while still limited to 24 kWh in capacity, will be built using the latest generation of lithium-ion cell chemistry, but won’t feature the extra capacity.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por VETL » 29 set 2015, 16:29

No seguimento desta conversa e naquela questão que também cá anda no fórum acerca do custo das baterias, parece-me óbvio que para além das próprias viaturas em si, a substituição de packs é um negócio para a Nissan. Se não é hoje, parece-me que foi de início assim pensado.
Reparem que em toda a literatura emitida pela Nissan (incluindo o meu manual do utilizador do Leaf de 2011) se fala que as temperaturas mais elevadas aceleram a degradação da bateria. É uma questão que não resulta de exercícios mentais nem de deduções. A Nissan escreve isso desde o início (nós, ou eu, é que não líamos).
Portanto, fabricando/montando a Nissan as suas baterias e sabendo já de antemão o efeito das temperaturas mais altas, só o objectivo do negócio explica o facto de não terem climatizado os packs.
Uma bateria de maior capacidade nos modelos antigos diminuía "o negócio"...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RNM » 29 set 2015, 18:33

Trocas de baterias ou trocas de carros, eles não abdicam do "negócio".

Em relação a novas químicas para Leafs antigos, penso ser mentira, e a prova é nunca passar de 24 kWh. Mas é pena porque os carros em segunda mão valeriam muito mais...

Em relação à degradação com a temperatura, acontece com todas as baterias, sem excepção. Umas demoram 5 anos até ficarem boas para trocar (Nissan), outras 20 anos (lítio titanato)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por Fil » 29 set 2015, 18:37

RNM Escreveu:Trocas de baterias ou trocas de carros, eles não abdicam do "negócio".

Em relação a novas químicas para Leafs antigos, penso ser mentira, e a prova é nunca passar de 24 kWh. Mas é pena porque os carros em segunda mão valeriam muito mais...

Em relação à degradação com a temperatura, acontece com todas as baterias, sem excepção. Umas demoram 5 anos até ficarem boas para trocar (Nissan), outras 20 anos (lítio titanato)
Para evitar degradação por calor é que as marcas colocam arrefecimento.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”