Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 17:10

Hoje caiu esta bonita Descarga Atmosférica a umas centenas de metros da minha casa:
Imagem
Apesar de ter descarregadores de sobretensão no quadro principal, em termos de rede elétrica fritou-me a parte eletrónica do contador bi-horário (é dos mais antigos que tem um contador mecânico agregado a um relógio digital que separa os períodos de contagem) e rebentou-me um fusível de 200 mA qu estava antes de um MOV de 275V numa placa de um circuito caseiro que fiz.

No quadro de telecomunicações fritou-me um switch ethernet, um router e uma placa de rede num computador. Foram queimados por picos de tensão induzidos nos cabos ethernet já que as fontes de alimentação estão perfeitamente funcionais.

Quando abri o EVSE do dgalv vi que tinha MOV's e um descarregador de sobretensão com tubo de gás.

O pessoal aqui anda a pensar em comprar daqueles EVSE's incluídos dentro da ficha J1772 mas depois do que passei hoje venho-vos recomendar que não o façam.
Também vou fazer um EVSE mas além dos descarregadores de sobretensão que tenho no quadro de casa ainda vou instalar uns também no EVSE para quando o utilizar fora de casa.
Esses EVSE simples que ficam dentro da tomada não oferecem qualquer tipo de proteção contra sobretensão passando tudo para o carro.

Além disso fiquei agora também a pensar se os postos mobi-e terão alguma proteção contra sobretensão, pelo menos nas fichas Mennekes, já que o EVSE do dgalv queimou o MOV precisamente quando estava ligado numa tomada CEE de um posto mobi-e.
Última edição por RJSC em 21 mai 2014, 18:44, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 17:26

O MOV está a proteger a fase e neutro que vai para o carro ou só o circuito do EVSE?

Se a trovoada for próxima não há MOV que valha. Basta ver os relatos dos milhares de modems POTS queimados, apesar de terem MOVs na entrada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por VETL » 21 mai 2014, 17:27

Não terá sido antes esta?

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 05/DEA.png[/IMG]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 17:53

mjr Escreveu:O MOV está a proteger a fase e neutro que vai para o carro ou só o circuito do EVSE?

Se a trovoada for próxima não há MOV que valha. Basta ver os relatos dos milhares de modems POTS queimados, apesar de terem MOVs na entrada.
O MOV no EVSE está a proteger a Fase e Neutro que vão para o carro assim com o descarregador por tudo de gás que tem o terminal de descarga no fio terra. Estão ambos ligados direta e permanentemente à tomada.
Muitos modems POTS me queimaram nos tempos do dial-up (que só acabou em 2005 por aqui) e motherboards a que estavam ligados mas depois que comprei um descarregador externo com MOV's muito maiores e descarregadores de gás nunca mais aconteceu.
VETL Escreveu:Não terá sido antes esta?
VETL, foram 5 trovões e só o mais forte é que deu conta disto.
Realmente pelas coordenadas esse é o mais próximo da minha casa (2.5 Km) mas quando se chamou o piquete da EDP só queimaram 2 fusíveis na caixa de distribuição do Posto de Transformação que está a 200m da minha casa e o resto da zona tinha energia. o de 229kA está marcado a 10 Km da minha casa (segundo o google maps).
A localização do IPMA é obtida com 4 sensores em Braga, Castelo Branco, Alverca e Olhão e não é assim tão precisa... Por isso desconfiei da descarga mais forte na área a essa hora.
Esse de 60kA está marcado em São João de Loure e só houveram fusíveis queimados na rede da EDP aqui a 2 km. :?
Outros relâmpagos pela minha zona de 60 kA ou abaixo nunca causaram qualquer estrago... Por isso também me levam a desconfiar do de 229 kA.
Tenho o hábito de quando há trovoada ir ver ao IPMA as intensidades por curiosidade.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 18:35

Curioso que a mim nunca me queimou nada com a trovoada. Terá a ver por ser uma zona mais urbana?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 18:40

mjr Escreveu:Curioso que a mim nunca me queimou nada com a trovoada. Terá a ver por ser uma zona mais urbana?
Provavelmente.
Aqui é Zona de Qualidade de Serviço C (a mais baixa) na fatura da EDP... :(
EDP Escreveu: - Zona A: Capitais de distrito e localidades com mais de 25 000 Clientes
- Zona B: Localidades com um número de Clientes entre 2 500 e 25 000
- Zona C: Os restantes locais
Todos os cuidados serão poucos com o carregamento do meu Leaf por estes lados...
Não faço ideia de qual a proteção contra sobre-tensões do carregador interno que está atrás do banco.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 19:38

Um fulano aqui: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=26&t=9907

Tinha um EVSE destes em casa (Sem MOVs nem descarregadores):
Imagem

Levou com um trovão e queimou o carregador interno do carro, no entanto o EVSE ficou a funcionar.

Um outro utilizador postou lá que também levou com um trovão mas estava a carregar com o EVSE original da panasonic e diz que lhe queimou o EVSE e o carro ficou OK, tal como no caso do EVSE dgalv.
Última edição por RJSC em 22 mai 2014, 00:38, editado 1 vez no total.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por dgalv » 21 mai 2014, 19:52

De vez em quando também há valentes trovoadas pelo Alentejo. Hoje houve mas fraca.

Apenas se queimou um modem dos antigos há uns bons anos, por ter havido um pico de tensão na linha telefónica.

Aqui a qualidade de serviço é A.

Nos meios mais rurais a qualidade de serviço deixa sempre a desejar, logo encaro as preocupações RJSC com naturalidade, pois mais vale prevenir que remediar...

O EVSE de que se fala deixou de funcionar numa tarde de sol e calor ao fim de 20m no posto de carregamento! Pico de tensão? Talvez...não sei, mas a verdade é que a tomada 1 (CEE) do posto ficou indisponível na altura.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 20:05

dgalv Escreveu:O EVSE de que se fala deixou de funcionar numa tarde de sol e calor ao fim de 20m no posto de carregamento! Pico de tensão? Talvez...não sei, mas a verdade é que a tomada 1 (CEE) do posto ficou indisponível na altura.
O EVSE ficou em curto-circuito e até mandava o quadro abaixo em casa, por isso também deve ter mandado o disjuntor abaixo no posto.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 23:03

A minha zona era de qualidade B e nunca tive qualquer problema. Agora que moro no Porto a qualidade é A por isso não antecipo qualquer problema. Além de que não custa nada desligar circuitos mais sensíveis (€€€) quando for provável trovoada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”