Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Hoje caiu esta bonita Descarga Atmosférica a umas centenas de metros da minha casa:
Apesar de ter descarregadores de sobretensão no quadro principal, em termos de rede elétrica fritou-me a parte eletrónica do contador bi-horário (é dos mais antigos que tem um contador mecânico agregado a um relógio digital que separa os períodos de contagem) e rebentou-me um fusível de 200 mA qu estava antes de um MOV de 275V numa placa de um circuito caseiro que fiz.
No quadro de telecomunicações fritou-me um switch ethernet, um router e uma placa de rede num computador. Foram queimados por picos de tensão induzidos nos cabos ethernet já que as fontes de alimentação estão perfeitamente funcionais.
Quando abri o EVSE do dgalv vi que tinha MOV's e um descarregador de sobretensão com tubo de gás.
O pessoal aqui anda a pensar em comprar daqueles EVSE's incluídos dentro da ficha J1772 mas depois do que passei hoje venho-vos recomendar que não o façam.
Também vou fazer um EVSE mas além dos descarregadores de sobretensão que tenho no quadro de casa ainda vou instalar uns também no EVSE para quando o utilizar fora de casa.
Esses EVSE simples que ficam dentro da tomada não oferecem qualquer tipo de proteção contra sobretensão passando tudo para o carro.
Além disso fiquei agora também a pensar se os postos mobi-e terão alguma proteção contra sobretensão, pelo menos nas fichas Mennekes, já que o EVSE do dgalv queimou o MOV precisamente quando estava ligado numa tomada CEE de um posto mobi-e.
Apesar de ter descarregadores de sobretensão no quadro principal, em termos de rede elétrica fritou-me a parte eletrónica do contador bi-horário (é dos mais antigos que tem um contador mecânico agregado a um relógio digital que separa os períodos de contagem) e rebentou-me um fusível de 200 mA qu estava antes de um MOV de 275V numa placa de um circuito caseiro que fiz.
No quadro de telecomunicações fritou-me um switch ethernet, um router e uma placa de rede num computador. Foram queimados por picos de tensão induzidos nos cabos ethernet já que as fontes de alimentação estão perfeitamente funcionais.
Quando abri o EVSE do dgalv vi que tinha MOV's e um descarregador de sobretensão com tubo de gás.
O pessoal aqui anda a pensar em comprar daqueles EVSE's incluídos dentro da ficha J1772 mas depois do que passei hoje venho-vos recomendar que não o façam.
Também vou fazer um EVSE mas além dos descarregadores de sobretensão que tenho no quadro de casa ainda vou instalar uns também no EVSE para quando o utilizar fora de casa.
Esses EVSE simples que ficam dentro da tomada não oferecem qualquer tipo de proteção contra sobretensão passando tudo para o carro.
Além disso fiquei agora também a pensar se os postos mobi-e terão alguma proteção contra sobretensão, pelo menos nas fichas Mennekes, já que o EVSE do dgalv queimou o MOV precisamente quando estava ligado numa tomada CEE de um posto mobi-e.
Última edição por RJSC em 21 mai 2014, 18:44, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)
O MOV está a proteger a fase e neutro que vai para o carro ou só o circuito do EVSE?
Se a trovoada for próxima não há MOV que valha. Basta ver os relatos dos milhares de modems POTS queimados, apesar de terem MOVs na entrada.
Se a trovoada for próxima não há MOV que valha. Basta ver os relatos dos milhares de modems POTS queimados, apesar de terem MOVs na entrada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)
O MOV no EVSE está a proteger a Fase e Neutro que vão para o carro assim com o descarregador por tudo de gás que tem o terminal de descarga no fio terra. Estão ambos ligados direta e permanentemente à tomada.mjr Escreveu:O MOV está a proteger a fase e neutro que vai para o carro ou só o circuito do EVSE?
Se a trovoada for próxima não há MOV que valha. Basta ver os relatos dos milhares de modems POTS queimados, apesar de terem MOVs na entrada.
Muitos modems POTS me queimaram nos tempos do dial-up (que só acabou em 2005 por aqui) e motherboards a que estavam ligados mas depois que comprei um descarregador externo com MOV's muito maiores e descarregadores de gás nunca mais aconteceu.
VETL, foram 5 trovões e só o mais forte é que deu conta disto.VETL Escreveu:Não terá sido antes esta?
Realmente pelas coordenadas esse é o mais próximo da minha casa (2.5 Km) mas quando se chamou o piquete da EDP só queimaram 2 fusíveis na caixa de distribuição do Posto de Transformação que está a 200m da minha casa e o resto da zona tinha energia. o de 229kA está marcado a 10 Km da minha casa (segundo o google maps).
A localização do IPMA é obtida com 4 sensores em Braga, Castelo Branco, Alverca e Olhão e não é assim tão precisa... Por isso desconfiei da descarga mais forte na área a essa hora.
Esse de 60kA está marcado em São João de Loure e só houveram fusíveis queimados na rede da EDP aqui a 2 km.
Outros relâmpagos pela minha zona de 60 kA ou abaixo nunca causaram qualquer estrago... Por isso também me levam a desconfiar do de 229 kA.
Tenho o hábito de quando há trovoada ir ver ao IPMA as intensidades por curiosidade.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)
Curioso que a mim nunca me queimou nada com a trovoada. Terá a ver por ser uma zona mais urbana?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Atenção os EVSE muito simples (dentro da ficha)
Provavelmente.mjr Escreveu:Curioso que a mim nunca me queimou nada com a trovoada. Terá a ver por ser uma zona mais urbana?
Aqui é Zona de Qualidade de Serviço C (a mais baixa) na fatura da EDP...
Todos os cuidados serão poucos com o carregamento do meu Leaf por estes lados...EDP Escreveu: - Zona A: Capitais de distrito e localidades com mais de 25 000 Clientes
- Zona B: Localidades com um número de Clientes entre 2 500 e 25 000
- Zona C: Os restantes locais
Não faço ideia de qual a proteção contra sobre-tensões do carregador interno que está atrás do banco.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
Um fulano aqui: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=26&t=9907
Tinha um EVSE destes em casa (Sem MOVs nem descarregadores):
Levou com um trovão e queimou o carregador interno do carro, no entanto o EVSE ficou a funcionar.
Um outro utilizador postou lá que também levou com um trovão mas estava a carregar com o EVSE original da panasonic e diz que lhe queimou o EVSE e o carro ficou OK, tal como no caso do EVSE dgalv.
Tinha um EVSE destes em casa (Sem MOVs nem descarregadores):
Levou com um trovão e queimou o carregador interno do carro, no entanto o EVSE ficou a funcionar.
Um outro utilizador postou lá que também levou com um trovão mas estava a carregar com o EVSE original da panasonic e diz que lhe queimou o EVSE e o carro ficou OK, tal como no caso do EVSE dgalv.
Última edição por RJSC em 22 mai 2014, 00:38, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
De vez em quando também há valentes trovoadas pelo Alentejo. Hoje houve mas fraca.
Apenas se queimou um modem dos antigos há uns bons anos, por ter havido um pico de tensão na linha telefónica.
Aqui a qualidade de serviço é A.
Nos meios mais rurais a qualidade de serviço deixa sempre a desejar, logo encaro as preocupações RJSC com naturalidade, pois mais vale prevenir que remediar...
O EVSE de que se fala deixou de funcionar numa tarde de sol e calor ao fim de 20m no posto de carregamento! Pico de tensão? Talvez...não sei, mas a verdade é que a tomada 1 (CEE) do posto ficou indisponível na altura.
Apenas se queimou um modem dos antigos há uns bons anos, por ter havido um pico de tensão na linha telefónica.
Aqui a qualidade de serviço é A.
Nos meios mais rurais a qualidade de serviço deixa sempre a desejar, logo encaro as preocupações RJSC com naturalidade, pois mais vale prevenir que remediar...
O EVSE de que se fala deixou de funcionar numa tarde de sol e calor ao fim de 20m no posto de carregamento! Pico de tensão? Talvez...não sei, mas a verdade é que a tomada 1 (CEE) do posto ficou indisponível na altura.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
O EVSE ficou em curto-circuito e até mandava o quadro abaixo em casa, por isso também deve ter mandado o disjuntor abaixo no posto.dgalv Escreveu:O EVSE de que se fala deixou de funcionar numa tarde de sol e calor ao fim de 20m no posto de carregamento! Pico de tensão? Talvez...não sei, mas a verdade é que a tomada 1 (CEE) do posto ficou indisponível na altura.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)
A minha zona era de qualidade B e nunca tive qualquer problema. Agora que moro no Porto a qualidade é A por isso não antecipo qualquer problema. Além de que não custa nada desligar circuitos mais sensíveis (€€€) quando for provável trovoada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt