Possível forma de arrefecer a bateria
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Possível forma de arrefecer a bateria
Utilizando um tubo destes (vendem-se para ar condicionado portátil e máquinas de secar roupa) com um triângulo de cartão e uns imans numa das pontas
é possível deixar a saída do tubo "colada" no buraco existente junto ao banco traseiro que serve para desligar a bateria em caso de acidente ou intervenções no carro.
Colocando a outra ponta numa saída de ar condicionado (por exemplo as dos pés) deverá ser possível direcionar o ar frio de forma a que passe por cima da chapa do pack da seguinte forma:
O ar então sairá pela parte de trás nas 3 aberturas existentes na traseira no fundo do leaf por onde normalmente corre ar vindo do compartimento do motor, e pela frente para o compartimento do motor seguindo os tubos que transportam o líquido de refrigeração do carregador e o cabo de alta tensão que segue para o controlador do motor (a laranja).
Fica a sugestão para quem quiser testar, pois não faço ideia do que o ar frio a correr por forca da chapa do pack será capaz de arrefecer as células.
é possível deixar a saída do tubo "colada" no buraco existente junto ao banco traseiro que serve para desligar a bateria em caso de acidente ou intervenções no carro.
Colocando a outra ponta numa saída de ar condicionado (por exemplo as dos pés) deverá ser possível direcionar o ar frio de forma a que passe por cima da chapa do pack da seguinte forma:
O ar então sairá pela parte de trás nas 3 aberturas existentes na traseira no fundo do leaf por onde normalmente corre ar vindo do compartimento do motor, e pela frente para o compartimento do motor seguindo os tubos que transportam o líquido de refrigeração do carregador e o cabo de alta tensão que segue para o controlador do motor (a laranja).
Fica a sugestão para quem quiser testar, pois não faço ideia do que o ar frio a correr por forca da chapa do pack será capaz de arrefecer as células.
- Malm
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?
- mjr
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Interessante. Que terá algum efeito não duvido. Ligando o A/C com os vidros todos fechados e a tampa do compartimento do fusível de emergência aberta, o caminho mais fácil para o ar sair é por aí. Do mesmo modo que os tubos de aquecimento aquecem o pack, também o ar ao passar por aí o deverá arrefecer. Na altura em que fiz essas experiências não tinha o Leaf Spy, mas que o compartimento da bateria ficava mais frio não tenho dúvidas. No Verão vou experimentar novamente
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Sim, mas com um tubo com pontas bem feitas e um íman os passageiros evitam de passar muito frio.
Como 3m desse tubo encolhem para 20cm fica algo muito compacto para ter arrumado no carro e usar quando se tiver que carregar ao sol. Uso um desses tubos também com iman na ponta para coalr num ventilador de casa de banho para fazer a exaustão dos fumos do ferro de soldar no meu laboratório caseiro.
Como a curiosidade mata algum dia ainda vou comprar outro tubo e fazer a ponta com imans para experimentar num próximo encontro.
Bom seria testar durante uma carga rápida com o A/C no máximo e o tubo.
Como 3m desse tubo encolhem para 20cm fica algo muito compacto para ter arrumado no carro e usar quando se tiver que carregar ao sol. Uso um desses tubos também com iman na ponta para coalr num ventilador de casa de banho para fazer a exaustão dos fumos do ferro de soldar no meu laboratório caseiro.
Como a curiosidade mata algum dia ainda vou comprar outro tubo e fazer a ponta com imans para experimentar num próximo encontro.
Bom seria testar durante uma carga rápida com o A/C no máximo e o tubo.
- VETL
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Grande ideia mjr...
Quando tivermos um local gratuito para carregar e as baterias quentes, podemos ligar o AC com o carro todo fechado e deixar aquela portinhola aberta.
O ar só pode saír por ali.
Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...
Quando tivermos um local gratuito para carregar e as baterias quentes, podemos ligar o AC com o carro todo fechado e deixar aquela portinhola aberta.
O ar só pode saír por ali.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...VETL Escreveu: Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...
Queres testar um dia no teu?
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Vá, quem quer ser o primeiro!?!?!
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Claro que sim...RJSC Escreveu:Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...VETL Escreveu: Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...
Queres testar um dia no teu?
Mal não faz.
Falta-me é tempo pá.
Quer dizer: Nem sei se é possível apanhar a canalização do AC nalgum lado
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- Malm
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Tem sim senhor, também lá passa a tubagem da refrigeração do carregador. Quanto ao buraco, até acho que tenho por onde escolher.RJSC Escreveu:Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.