Volto a este tópico para mais uma discussão de facebook.
Surgiu um post de um Leaf de 40kWh com 400000km, 3000QC´s, HX de 40% e um SOH de 67%
Aparentemente o carro tem 4 células lixadas (mais lixadas que as outras) 49,50,51 e 52.
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Não vou comentar

, pois quem trocar células novas ou com um DOD diferente e coloca no meio em um conjunto, muito sinceramente não sabe o anda a fazer

, isso assim nunca mais vai ter um fim de 6 meses a um ano vai ter o mesmo problema 🥴.
Com isto não ponho a culpa no proprietário, mas sim em quem o aconselhou, e se quem o fez quiser falar conosco até lhe podemos explicar o porquê isso acontece

.
Cumprimentos
Adelino Santos
Laboratório Baterias EVs Acecitec já falamos sobre isto . E concordo com o que disse .
Nonnus Nunnos
Adelino Santos mas ainda há dias você aconselhou alguém calibrar as células! Seja lá o que isso for.
Como é ficamos? Este não dá para calibrar?
Adelino Santos
Nonnus Nunnos porque , tal como o colega disse tem que haver compatibilidade entre as células , poder pode , mas é um risco. O colega não disse mas o desequilíbrio entre as células vai danificar outras células que provavelmente vão entrar em subcarga porque as resistências internas das células são diferentes. É a questão dos 3 a 6 meses ter que voltar a mexer na bateria . O que eu disse foi que quando os módulos são os mesmos (do mesmo tipo) aí dá para os “nivelar por software“ perdendo a capacidade padrão mas não muda as células . Em vez de fazer 280 faz 200km. Mesmo isso pode ter que três meses depois ter que ir outra vez ajustar .
Nonnus Nunnos
Adelino Santos é isso que você chama calibrar?

No mínimo seria limitar todo o pack tendo por base a célula mais degradada.
Isso não é calibração nenhuma.
Adelino Santos
Nonnus Nunnos sim é o que todos técnicos chamam .
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Nonnus Nunnos Calibrar, sem trocar módulos, agora se trocar módulos estes tem que ter um DOD PRÓXIMO
Nonnus Nunnos
Laboratório Baterias EVs Acecitec até estamos de acordo. Agora chamar isso calibrar células é que está errado.
Limitar o pack a célula mais fraca não é calibrar células, é limitar o pack. Tem um balde com 10l, mas só enche o balde até aos 5l porque aos 6l está roto. Isso é alguma calibração?
O Leaf tem 96 células com 40kWh dá 417Wh por célula. Imaginando que a célula mais degradada apenas tem 200Wh
Fica com um pack de 20kWh.
Vale mais retirar a célula degradada e usar a capacidade das outras todas.
Você como técnico do ramo sabe bem que é possível e é um trabalho mais bem feito do que isso a que chama calibrar células.
Dá trabalho abrir o pack e ler cada célula, dá, mas não é enxertos.
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Nonnus Nunnos Respeito perfeitamente

, mas os factos destroem os argumentos
Nonnus Nunnos
Laboratório Baterias EVs Acecitec então mostre os factos como esse "calibrar" a célula mais baixa vai permitir o uso do carro na sua plenitude.
Não é andar a 50km/h e dizer que faz 100km. Isso não torna o carro prático.
Mostre que vai conseguir carregar o carro a mais de 20kW por exemplo.
No mesmo post respondi isto:
Nonnus Nunnos
O problema deste pack não é a célula 51.
É todo o pack em especial a 49,50,51,52.
Como já foi dito, substituir a 51 não vai resolver o problema.
Esse pack apenas para armazenar energia proveniente de um sistema solar.
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Nonnus Nunnos Amigo, não posso concordar, assim estaríamos a condenar todas as baterias

Passo lhe publicar umas fotos de ontem com o nosso veículo "cobaia" com o Active BalanceIA , veículo esse que tem apenas 32% SOH e com uma autonomia ORIGINAL de 5km e neste momento conseguimos fazer mais de 100km a menos de 50kmh
Pode ser uma imagem de texto
Nonnus Nunnos
Laboratório Baterias EVs Acecitec não estamos a condenar nada.
Um carro precisa de muita energia para ser utilizável/prático.
Como você sabe melhor que eu não é só a capacidade da bateria como a resistência que já apresenta.
O carregar/descarregar desta bateria é um esforço enorme e gera muito calor, que gera mais degradação, é um ciclo vicioso, um ponto sem retorno.
Não sei o que quer provar com esse exemplo. Acha que fazer 100km a menos de 50km/h é algum exemplo para um automóvel?
Se for a descer até faz mais.
Eu tive um Leaf com duas células com degradação acentuada. No verão fazia 60km a velocidades comedidas, no inverno fazia 10km e acendia a tartaruga.
Se fosse a 20km/h se calhar fazia 100km.
As leis da física são o que são. Não há volta a dar.
Isto tudo leva-nos onde?
Supostamente existe um software que limita o pack a célula mais baixa e a isto chamam-lhe calibrar células. A mim a palavra "calibrar" tem outro significado. Pode ser só semântica mas para mim é uma limitação e não uma calibração.
O exemplo dado do Leaf com um SOH de 32% com autonomia para 5km, que acabou por fazer mais de 100km a menos de 50km/h é no mínimo questionável.
É questionável porque mesmo sendo um Leaf de 24 com 32% de SOH (7kWh utilizáveis) não tem autonomia para 5km, e fazer 100km a menos de 50km/h...
Como nós sabemos a bateria de uma carro não é só a capacidade, há muitos mais factores que influenciam o uso na plenitude do carro.
Esta resolvido o problema das células com degradação. Um software e temos um carro novo outra vez.
Já não é preciso abrir baterias.
De notar a contradição.
Primeiro não aconselha a intervenção nesta bateria porque o problema vai ser recorrente. Estou de acordo.
Depois em resposta a minha intervenção diz que não concorda com a mesma porque estamos a condenar todas a baterias.
Então como é ficamos?