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Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 15:44
por Erbium
Eu comprei aqui: https://www.ev-power.eu/index.php?cur=1&
Atualmente já não têm o cabo e ficha J17772...

Outros que conheço:
https://r-evc.com/en/
http://evbitz.uk/EVBitz.uk/Welcome.html
sparrow Escreveu:e comprar o EVSE-SIMPLE + TYPE1-CAB (45+87€), fazer as ligações e meter tudo numa caixinha fixa à parede... o problema é a parte de fazer as ligações! :lol:
Ligações é fácil :D para mim é pior os €'s :lol:

Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 17:09
por sparrow
o kit já traz o transformador e o relé?

Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 17:25
por Erbium
sparrow Escreveu:o kit já traz o transformador e o relé?
O que eu comprei trazia. Fonte/transformador 230VAC -> 12VDC e rele. Usei a fonte mas o rele coloquei outro mais "robusto"...

Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 19:24
por oops
Vou fazer um EVSE para poder carregar a mais de 16A, no limite 32A, e em princípio vou deixa-lo preparado com contactor e Mennekes fêmea para as 3 fases. O cabo de alimentação 5x6mm vai ficar ligado a uma ficha CEE 32A monofásica e quando tiver um carro que permita o carregamento trifásico é só mudar as fichas. Não vou ter preocupações com a dimensão da caixa e as proteções já estão no quadro.
Estou ainda a recolher informação sobre o que tenho que comprar e surgiram-me as primeiras dúvidas:
Quais são as vantagens e inconvenientes dos diversos 'EVSEs' tipo 'Simple EVSE', 'Simple EVSE Wallbox', 'Viridan', ... Estou inclinado para o 'Simple EVSE Wallbox' em que não preciso de fazer soldas e a alimentação é a 230V ... certo?
Que contactor comprar? Quero robusto e com provas dadas. Fui a uma loja de produtos elétricos pedir o preço do 'Hager 4NA ESC463' de 63A (+-82€+iva) e lá aconselharam-me um de uso industrial 'Schneider LC1D18P7 230V' (+-39€+iva). Claro que prefiro o mais barato se for viável, mas as dúvidas são: Este contactor só corta as 3 fases, algum problema de deixar o neutro sempre ligado? Pedi um contactor para no mínimo 32A mas este pelo que percebi (ou não) é para apenas 18A.
Indiquem-me pf o modelo mais indicado para este uso e que não levante dúvidas sobre a segurança. É que eu tenho poucos conhecimentos sobre eletricidade (mas vontade de aprender :) e nestes componentes vitais prefiro jogar pelo seguro e assim ficar com a garantia de que tiver algum problema com o EVSE do contactor não é com certeza.
Obg

Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 20:43
por alexmol
O Hager ESC440 serve perfeitamente.

Mas qualquer um da Schneider TeSys D com 4 polos NA para 40A também serve.

Os da Schneider TeSys D têm normalmente 2 contactos auxiliares que podem dar jeito para várias coisas, como um LED de sinalização de contactor fechado por exemplo.

Não esquecer de confirmar que a bobine é a 230VAC.

Re: DIY EVSE

Enviado: 05 jan 2017, 21:21
por oops
Então o contactor tem mesmo que ter 4 polos?

Re: DIY EVSE

Enviado: 06 jan 2017, 00:43
por alexmol
Convém, para cortar o Neutro.

Apesar de ser Neutro não deixa de ser um condutor activo onde passa corrente, especialmente se o mesmo EVSE também for usado em carros que só carregam em monofásico.

Re: DIY EVSE

Enviado: 06 jan 2017, 15:45
por Castro
uma questão que acho que tenho a resposta mas gostava de confirmação. o Leaf 30kw de momento só pode carregar em monofasico. certo?

Re: DIY EVSE

Enviado: 06 jan 2017, 15:54
por jfr2006
Sim, exacto!

Re: DIY EVSE

Enviado: 09 jan 2017, 00:14
por Apr
O simple evse so gera a parte positiva do sinal do piloto. A maior parte dos carros nao se chateia mas p/ex o tesla nao gosta. A fazer de raiz eu evitava esse, nunca se sabe quando nao começam a aparecer mais carros incompativeis.

De resto so conheco o openevse e o meu. O openevse implementa a norma toda e é compativel com todos os veiculos. O colaborativo para ja so foi testado em Leafs mas ficaria surpreendido se nao funcionasse em todos os VEs que implementam a norma.