DIY EVSE

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Erbium
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Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 25 nov 2016, 09:48

HugoCunha Escreveu:Aparentemente está tudo bem ligado. Só não se consegue validar a polaridade dos 12V e as ligações do próprio interruptor, a partir dessas imagens.
A polaridade dos 12V da fonte para o circuito está ok e as do interruptor verifiquei com multímetro (ohm's) e também bate certo com o esquema: aberto, fechado e 5k ohms...
Apr Escreveu:vais ter alguma dificuldade em enrolar os fios todos na caixa, talvez seja melhor repensares o comprimento deles ;)
Pois ou encurtar os fios ou aumentar a caixa :D
Apr Escreveu:Se o fores usar como unidade portatil aconselho-te a colocar um interruptor diferencial e fusiveis se bem que ja nao vai ficar tão pequeno.
As 2 coisas? Interruptor e fusíveis? Fusíveis na fase e no neutro de entrada? Interruptor > 20A com 2 módulos?
Apr Escreveu:Reve os cravamentos dos fios nos terminais e em caso de duvida um banho de estanho para dar rigidez não é pior.
Achas que não estão bem?
Banho de estanho será assim?
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Apr Escreveu:Nao vais por nenhum led para indicar o estado de funcionamento do evse?
Sim, estou a deixar isso para o final depois de estar tudo no sitio dentro da caixa.
Apr Escreveu:Ah e tens que por bucins para o fio para ficar imovel. Essas borrachas nao prestam para isto.
Pois a caixa talvez tenha de ser revista, apesar de não estar a planear usar no exterior debaixo de chuva e assim prevenir nunca é demais...

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alexmol
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Re: DIY EVSE

Mensagem por alexmol » 25 nov 2016, 18:18

Os EVSE's estão sujeitos a muitas acções e esforços mecânicos, incluindo vibrações, chuva e humidade.
Na minha opinião:

:arrow: Caso não estejam, estanhar as pontas dos fios de terra que estão ligados no dado de junção.

:arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.

:arrow: Os cabos vão precisar de bucins de muito boa qualidade para impedir a entrada de água e segurar os cabos em caso de puxões.

:arrow: Em caso de curto-circuito no cabo de saída ou na própria entrada AC do carro só vai disparar a protecção a montante, normalmente o disjuntor da tomada onde foi ligado o EVSE. Em alguns casos isto pode ser problemático e para isso é necessário um fusível ou disjuntor no EVSE.

:arrow: Aconselho vivamente a instalação de um interruptor diferencial de 30mA, a não ser que o EVSE seja sempre usado numa tomada que tenha essa protecção.
Alexandre Moleiro

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Erbium
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Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 26 nov 2016, 00:01

alexmol Escreveu: :arrow: Caso não estejam, estanhar as pontas dos fios de terra que estão ligados no dado de junção.
Ok, irei fazê-lo.
alexmol Escreveu: :arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.
Na foto do relé os terminais da direita estão só colocados no sitio para mostrar as ligações precisamente porque se os empurrar completamente custam a sair, é disso que falas?
alexmol Escreveu: :arrow: Os cabos vão precisar de bucins de muito boa qualidade para impedir a entrada de água e segurar os cabos em caso de puxões.
Será então preferível escolher outra caixa e fazer os furos para os bucins à medida e só os necessários?
alexmol Escreveu: :arrow: Em caso de curto-circuito no cabo de saída ou na própria entrada AC do carro só vai disparar a protecção a montante, normalmente o disjuntor da tomada onde foi ligado o EVSE. Em alguns casos isto pode ser problemático e para isso é necessário um fusível ou disjuntor no EVSE.

:arrow: Aconselho vivamente a instalação de um interruptor diferencial de 30mA, a não ser que o EVSE seja sempre usado numa tomada que tenha essa protecção.
Uma coisa destas no cabo de entrada?
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... s_id=67664

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Re: DIY EVSE

Mensagem por alexmol » 26 nov 2016, 00:25

Erbium Escreveu:
alexmol Escreveu: :arrow: Verificar que os terminais planos que ligam no relé e na fonte 12V não saem puxando por eles. Esses parece-me que vão sair.
Se saírem puxando então substituir por terminais com sistema click ou então usar outro método de fixação, por exemplo estanhar.
Na foto do relé os terminais da direita estão só colocados no sitio para mostrar as ligações precisamente porque se os empurrar completamente custam a sair, é disso que falas?
Se custarem muito a sair deve estar OK, mas lembra-te que com as vibrações e variações de temperatura essas coisas têm tendência a soltar-se.
Há uns que têm um sistema com um pino que encaixa no buraco dos terminais planos, que mesmo puxando com toda a força não saem.
Algo assim:
[img]http://img3.banggood.com/thumb/view/oau ... 9a5509.jpg[/img]
Erbium Escreveu:Será então preferível escolher outra caixa e fazer os furos para os bucins à medida e só os necessários?
Se essa caixa for resistente e as tampas para os não utilizados vedarem então só precisas de bucins à medida dos buracos existentes.
Erbium Escreveu:Uma coisa destas no cabo de entrada?
Exactamente.
Alexandre Moleiro

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Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 31 dez 2016, 18:15

Bem o EVSE está terminado. Caixa não é muito pequena mas assim cabe o interruptor diferencial e pode "sofrer upgrades" no futuro.
Tem botão para regular entre 6, 10 e 16A e um LED exterior.
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Obrigado a todos pelas ajudas ;)

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Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 03 jan 2017, 23:28

Isso está mesmo a pedir um medidor de energia na tampa ;-)

São só mais ~10€ e alguns minutos.

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Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 04 jan 2017, 08:32

Eu tenho um pzem 051 na tomada da garagem onde carrego o carro.

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Re: DIY EVSE

Mensagem por LuisG » 04 jan 2017, 10:03

Apr Escreveu:Isso está mesmo a pedir um medidor de energia na tampa ;-)

São só mais ~10€ e alguns minutos.
Será algo como isto?
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... s_id=73091

cumprimentos
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Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
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Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 04 jan 2017, 10:06

Hoje carreguei 1ª vez a 16A com EVSE "homemade":
- 16% até 79%
- o carro estimava 7:00, cálculo relativo ao 10A da nissan penso eu
- programação está das 00:10 às 6:50, para carregar nas horas de vazio
- às 3:07 recebi notificação de ter terminado, demorou portanto 3:17 8-)

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Re: DIY EVSE

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2017, 10:20

Boa :clap:

O problema dos 16A é que, depois de experimentares, nunca mais vais querer usar os 10A :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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