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por mjr » 20 mai 2014, 23:29
O chão do habitáculo é num material pouco condutor térmico, que radia para uma caixa de ar com espaçamento generoso. Só depois chega à bateria. Neste caso o aquecimento é apenas por radiação, pois não pode haver convecção de cima para baixo. E para DeltaT de até 10-20C, a radiação é muito pouco eficiente. Sinceramente não me parece significativo, mas posso estar enganado. Temos de fazer umas medições da diferença de temperatura entre o habitáculo de um Leaf preto e de outro branco ao Sol.
Os Leafs de 2013 têm o isolamento do habitáculo reforçado. No meu noto que há bastante radiação do tejadilho para o habitáculo quando o carro está ao Sol parado. Mas o DeltaT é de pelo menos 50C, provavelmente mais.
Para mim o pior do Sol é que também aquece o pavimento e por isso o ar que circunda o carro. O asfalto ao Sol facilmente ultrapassa os 50C, e se for um dia sem vento esse calor aquece o ar imediatamente junto ao solo, precisamente onde está a bateria.
Edit - Para quem estiver interessado, a potência de radiação de uma superfície negra (a ideal) é dada pela equação de Stefan–Boltzmann: P = K x A x T^4, K é a constante de Stefan–Boltzmann. É preciso calcular o P para as duas superfícies (a que emite e a que recebe), e a diferença é a potência transmitida.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
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