Consumo do carregador do Leaf
- sergiomms
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Consumo do carregador do Leaf
Olá, ando para aqui a fazer umas contas (é que a promoção do Leaf estende-se até ao final deste mês de Maio ) e não percebo qual é a o consumo real de um carregamento completo sem o EVSE (10Amp).
A nissan diz que consome os 16Amp e carrega em 8 horas, e com o EVSE carrega em 12h.
Fazendo umas contas de "algibeira" não me parece que seja um processo muito eficiente sem o EVSE, confirmem-me se esta teoria está correcta:
Partindo do principio que as baterias estão boas e não carregam mais do que os anunciados 24kWh.
Sem EVSE: 16Amp x 230V x 8horas = 29,4kWs consumidos -> o que dá uma eficiência de carregamento de: 82%
Com EVSE: 10Amp x 230V x 12horas = 27,6kWs consumidos -> o que dá uma eficiência de carregamento de: 87%
Dado que as baterias carregam 80% em corrente constante CC e os restantes 20% em tensão constante CV (constante voltage) o que pretendo saber é se quando chega ao estagio final de carregamento (os restantes 20%) a corrente consumida da rede baixa?
Como as baterias quando são novas carregam mais qualquer "coisita" alem do nominal quanto será essa "coisita" e por quanto tempo +-?
Alguém sabe?
A nissan diz que consome os 16Amp e carrega em 8 horas, e com o EVSE carrega em 12h.
Fazendo umas contas de "algibeira" não me parece que seja um processo muito eficiente sem o EVSE, confirmem-me se esta teoria está correcta:
Partindo do principio que as baterias estão boas e não carregam mais do que os anunciados 24kWh.
Sem EVSE: 16Amp x 230V x 8horas = 29,4kWs consumidos -> o que dá uma eficiência de carregamento de: 82%
Com EVSE: 10Amp x 230V x 12horas = 27,6kWs consumidos -> o que dá uma eficiência de carregamento de: 87%
Dado que as baterias carregam 80% em corrente constante CC e os restantes 20% em tensão constante CV (constante voltage) o que pretendo saber é se quando chega ao estagio final de carregamento (os restantes 20%) a corrente consumida da rede baixa?
Como as baterias quando são novas carregam mais qualquer "coisita" alem do nominal quanto será essa "coisita" e por quanto tempo +-?
Alguém sabe?
sergiomms
Saxo Electrique
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Com o EVSE de 16A, o Leaf quando novo gasta 25kW.h para carregar de 0 a 100%. Isto foi a medição que fiz tinha o meu Leaf menos de 1000km. Apesar de a bateria ser de 24kW.h quando nova, o Leaf apenas carrega até 22,8kW.h ou cerca de 94% da capacidade total da bateria. Além disso não permite descarregar a bateria até 0%, pelo que a energia útil anda por volta dos 21-22kW.h quando novo. O rendimento da carga anda por volta dos 90% com o EVSE de 16A e desce quando se usa EVSE de menor amperagem. Mesmo assim, com o EVSE de 10A não deve baixar consideravelmente. Eu apostaria em algo por volta dos 85%.
As 8 horas de carga anunciadas são "até" 8 horas. Nunca vi mais de 6h 50m de carga.
Ele não carrega 80% a CC e os restantes a tensão constante com o carregador interno. 8 Amperes é uma corrente de carga da bateria muito baixa, de cerca de 0,13C, pelo que ele demora pouco mais de 15 minutos no modo de tensão constante. A corrente da rede baixa de facto quando chega ao modo de tensão constante. Nas cargas rápidas é outra história, claro.
As baterias (algumas pelo menos) devem ter um pouco mais que o nominal quando novas e passados 6 meses já se devem ter degradado para o nível nominal, independentemente do uso.
As 8 horas de carga anunciadas são "até" 8 horas. Nunca vi mais de 6h 50m de carga.
Ele não carrega 80% a CC e os restantes a tensão constante com o carregador interno. 8 Amperes é uma corrente de carga da bateria muito baixa, de cerca de 0,13C, pelo que ele demora pouco mais de 15 minutos no modo de tensão constante. A corrente da rede baixa de facto quando chega ao modo de tensão constante. Nas cargas rápidas é outra história, claro.
As baterias (algumas pelo menos) devem ter um pouco mais que o nominal quando novas e passados 6 meses já se devem ter degradado para o nível nominal, independentemente do uso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Repara que nos meus calculos acima, o carregador é mais eficiente com a corrente de 10Amp, e não o contrario
Estas tuas medições foram efectuadas com um contador externo (na parede à saida da tomada) ou com o contador do carro?
Estas tuas medições foram efectuadas com um contador externo (na parede à saida da tomada) ou com o contador do carro?
sergiomms
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Contador externo na parede.
O EVSE de 10A torna a carga mais ineficiente por duas razões:
-As duas bombas de fluído para refrigerar o carregador funcionam sempre que este está a carregar e não ajustam a velocidade às necessidades de refrigeração. Assim, os 150W de consumo têm naturalmente maior peso na carga a 10A que na carga a 16A.
-em qualquer circuito de potência a eficiência máxima é sempre conseguida à carga máxima. Isto porque há consumos no carregador não dependentes da potência de carga (circuito de controlo, etc). Até nos CIs o rendimento máximo é obtido a carga máxima. É daí que vem a técnica de hypermiling chamada pulse and glide.
O EVSE de 10A torna a carga mais ineficiente por duas razões:
-As duas bombas de fluído para refrigerar o carregador funcionam sempre que este está a carregar e não ajustam a velocidade às necessidades de refrigeração. Assim, os 150W de consumo têm naturalmente maior peso na carga a 10A que na carga a 16A.
-em qualquer circuito de potência a eficiência máxima é sempre conseguida à carga máxima. Isto porque há consumos no carregador não dependentes da potência de carga (circuito de controlo, etc). Até nos CIs o rendimento máximo é obtido a carga máxima. É daí que vem a técnica de hypermiling chamada pulse and glide.
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Re: Consumo do carregador do Leaf
ok, já percebi.
pelas minhas contas a diferença de 16 ou 10Amp é inferior a 1% . Perfeitamente negligenciável.
Obrigado.
pelas minhas contas a diferença de 16 ou 10Amp é inferior a 1% . Perfeitamente negligenciável.
Obrigado.
sergiomms
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Parece-me é que vai aí uma pequena confusão: "sem EVSE".
O Leaf, e qualquer carro que necessite de EVSE, sem EVSE não carrega.
Ou carrega com um EVSE de 10A ou com o EVSE de 16A.
No caso de utilizar a tomada Mennekes no postos públicos, o EVSE está dentro do posto.
O Leaf, e qualquer carro que necessite de EVSE, sem EVSE não carrega.
Ou carrega com um EVSE de 10A ou com o EVSE de 16A.
No caso de utilizar a tomada Mennekes no postos públicos, o EVSE está dentro do posto.
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Era a isto que eu me referia, estou a pensar no openEVSE para aqui para casaRJSC Escreveu:...
No caso de utilizar a tomada Mennekes no postos públicos, o EVSE está dentro do posto.
sergiomms
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Re: Consumo do carregador do Leaf
Excelente opção!sergiomms Escreveu: Era a isto que eu me referia, estou a pensar no openEVSE para aqui para casa
As fichas mais baratas para os carros é que ainda andam acima dos 130€.
No entanto é melhor que dar 300€ por um EVSE da marca com a placa de circuito impresso embebida em resina, que em caso avaria só se aproveita a ficha e os cabos.