Opiniões sobre o creep

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 30 jan 2019, 12:41

BrunoAlves Escreveu:
30 jan 2019, 12:25
Mas um eléctrico não está engrenado (o motor está permanentemente ligado às rodas e é só a electrónica que decide fazê-lo andar ou não, fazer força ou deixá-lo andar solto), logo não tem qualquer necessidade de se manter a andar.

Um eléctrico é muito melhor do que a combustão também por isso. Se é para estar parado está parado, não necessita de ter nada a mexer lá por dentro :)
Daí que quebrar essa ligação com o que fazem os de combustão por obrigação era uma excelente ideia. Ou pelo menos dar opção de o desligar, já que são só 2 linhas no código do controlador 8-)
Assim de repente, eu diria que é uma questão de segurança. (isto é só uma ideia minha)
Quando o carro está em D, anda, para que o condutor não se esqueça que o carro está em D (ou R).
Para parar, e manter o carro parado, tem de ser com o travão ou mudar para N ou mudar para P.
Deve ser da velhice mas isto parece-me tão lógico...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2019, 13:08

Num eléctrico não há necessidade nenhuma disso.
Em D sem acelerador: setpoint de velocidade 0 e o motor pode segurar essa velocidade activamente (ou seja, não deixa sequer descair, com mais ou menos agressividade)
Em N destravado e solto (ou seja, deixa descair)
Em P solto de motor mas com travão de caixa activado

“Para que o condutor não se esqueça” não me parece uma boa justificação, mas aceito que possa ser por aí.

Enfim, eu detesto e pelo menos podia ter opção de desligar. Num fumarolas é obrigatório por causa do funcionamento do cangalho, num eléctrico é puramente opcional
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pedromgs » 30 jan 2019, 13:13

Olá eu não sabia o nome, mas dou muito uso a funcionalidade, no anterior a diesel cx automática também tinha, acho que é a mesma coisa quando trocamos de carro e os comandos dos vidros estão noutro local, para uns melhora para outros não.
Não há solução perfeita
Nissan Leaf 03/2017

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por Erbium » 30 jan 2019, 14:44

migle Escreveu:
30 jan 2019, 10:29
Erbium Escreveu:
30 jan 2019, 09:56
Não é mais seguro meter em P?
Meter em P num semáforo? À entrada de uma rotunda? Acho que não é recomendado, mas nem sei porquê.
Numa rotunda não digo mas num semáforo mais "demorado" não vejo problema...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por migle » 30 jan 2019, 22:19

Não sei se vi isso no manual do Ioniq se no dos híbridos Toyota, que é ligeiramente diferente (não muito porque o único motor que gira com as rodas é o eléctrico). Não dava razão, nem sei se existe razão.

Uma vez que o P tranca a transmissão, poderia ter a ver com o rating do trinco. Uma coisa é ser acionado milhares de vezes ao longo da vida, outra é dezenas de milhar. Uma ficha CCS da Phoenix Contact tem rating de 10000 inserções. Mas isto é especulação.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por RS232CSerialUser » 04 fev 2019, 16:54

a "solução perfeita" é poder-se optar por ter ou não o creep,
antes tive fumarentos de caixa auto, um a gasolina e outro a diesel, e não é por ter que ter tido que me habituar que gostava daquilo, acho o "go pedal" + que suficiente para controlar, incluindo nas manobras de pequenos movimentos / deslocações, deixar o creep a mim até me parece perigoso, obriga a dosear o travão em cima de um movimento que só controlo indirectamente, acho mais complicado que dosear o go pedal;
mas a solução universal seria deixar ao utilizador a opção de escolher sim ou não;
foi uma das primeiras coisas que desliguei no S, para mim é um não

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 05 fev 2019, 11:08

Não será perigoso uma opção em que o carro nada faz mas está pronto para andar?
Em que o carro está parado mas qualquer toque no acelerador o faz andar?

Não faltariam processos contra os fabricantes se os carros em D não fizessem nada como preconizam.

Volto a relembrar que num carro de caixa manual não é possível ter uma mudança engrenada sem o carro se movimentar.
Meter em D é o equivalente a meter uma mudança num carro de caixa manual.
Travar com o D metido é o equivalente a ter uma mudança em caixa manual e estar a carregar na embraiagem e no travão.
Desculpem a minha incompreensão pela vossa posição...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por BrunoAlves » 05 fev 2019, 11:38

Estás desculpado :mrgreen: São só opiniões e só estamos a falar sobre elas ;)

As razões que apontas nos fumarolas não têm nada a ver com segurança, têm a ver com a obrigação de manter o motor a trabalhar.
Onde eu discordo do teu raciocínio é nessa necessidade de comparação, porque o eléctrico é diferente e para melhor ;)
Por exemplo nos carros com start/stop. Carregas na embalagem, desengatas e o carro desliga-se. O carro fica solto e pode descair. Um eléctrico pode perfeitamente segurar a velocidade 0. Mais seguro :mrgreen:

O creep é a única altura em que ouço os travões. A fazer pequenas manobras ele impõe aquela velocidade mínima e tenho de ir a esfregar os travões nos discos para controlar a velocidade. :naughty:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 05 fev 2019, 11:55

BrunoAlves Escreveu:
05 fev 2019, 11:38
Por exemplo nos carros com start/stop. Carregas na embalagem, desengatas e o carro desliga-se. O carro fica solto e pode descair. Um eléctrico pode perfeitamente segurar a velocidade 0. Mais seguro :mrgreen:
Carregar na embraiagem equivale a carregares no travão e desengatar equivale a pores em N (válido para elétricos ou fumarolas com caixa automática).

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por cfvp » 05 fev 2019, 20:51

Obrigado pelas opiniões. Afinal não sou o único a achar um bocado descabido o creep nos eléctricos. Já alguém experimentou enviar uma sugestão à Nissan para colocar a opção de ter creep ou não? Como ninguém referiu, eu suponho que não exista nenhuma forma desactivar o creep, nem no Leaf Spy nem nada, pois não?
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Não será perigoso uma opção em que o carro nada faz mas está pronto para andar?
Em que o carro está parado mas qualquer toque no acelerador o faz andar?
Eu não entendo a preocupação... O acelerador não é para o carro andar? Porque é que alguém iria ficar surpreendido se ao carregar no acelerador o carro acelerasse? Estranho era se não acelerasse.
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Não faltariam processos contra os fabricantes se os carros em D não fizessem nada como preconizam.
Novamente não percebo, o D a meu ver quer dizer que o carro está pronto para andar para a frente, não que vai andar sozinho, isso sim parece-me perigoso.
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Volto a relembrar que num carro de caixa manual não é possível ter uma mudança engrenada sem o carro se movimentar.
Meter em D é o equivalente a meter uma mudança num carro de caixa manual.
Travar com o D metido é o equivalente a ter uma mudança em caixa manual e estar a carregar na embraiagem e no travão.
Desculpem a minha incompreensão pela vossa posição...
Sim, num carro de caixa manual para estar parado tem que se estar a pressionar a embraiagem e normalmente o travão. E depois para arrancar tira-se o pé do travão e põe-se no acelerador para o carro andar. :lol: Que é aquilo que eu e outras pessoas queremos, não que quando tire o pé do travão, o carro ganhe vida própria e comece a andar sozinho. Contudo eu percebo a sua posição, mas estar a comparar ou até copiar o funcionamento dos carros a combustão só porque sim, não me parece boa ideia.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Engenharia”