Opiniões sobre o creep

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por migle » 05 fev 2019, 21:02

cfvp Escreveu:
05 fev 2019, 20:51
Já alguém experimentou enviar uma sugestão à Nissan para colocar a opção de ter creep ou não?
:) Acho que eles estão ao corrente.

Não sou tão purista. É estranho, sim, mas permite fazer algumas coisas só com o pedal do travão. Não gostam de one pedal driving?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por cfvp » 05 fev 2019, 21:28

migle Escreveu:
05 fev 2019, 21:02
:) Acho que eles estão ao corrente.

Não sou tão purista. É estranho, sim, mas permite fazer algumas coisas só com o pedal do travão. Não gostam de one pedal driving?
É pena não fazerem nada. Se calhar são poucos os clientes que pedem.

Sim, acredito que em certas circunstâncias, como no pára arranca, até seja mais cómodo. Contudo não sei, mesmo assim parece-me estranho, mas também nunca experimentei. Depois verei se com o tempo gosto ou não.

Quanto ao one pedal driving, é um bocado diferente, visto que, deduzo eu, que o creep não funcione em subidas (talvez apenas naquelas pouco íngremes), por isso acaba por ser um one pedal driving limitado. Além de que o one pedal driving geralmente é feito com o acelerador, não com o travão. E no caso do Leaf, com o e-Pedal, é possível desligar. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por noway » 06 fev 2019, 02:48

Ainda não estás a usar o carro certo?

Na minha opinião o "creep" é muito útil nas manobras de estacionamento. Se tentares estacionar com o e-pedal verás que as tuas manobras são menos precisas. O e-pedal é excelente no pára-arranca da cidade e nos semáforos, mas para estacionar o "creep" tem mais precisão e geralmente só usas o pedal do travão nessa manobra. Com a utilização regular verás que este comportamento até da jeito.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 06 fev 2019, 10:41

cfvp Escreveu:
05 fev 2019, 20:51
Obrigado pelas opiniões. Afinal não sou o único a achar um bocado descabido o creep nos eléctricos. Já alguém experimentou enviar uma sugestão à Nissan para colocar a opção de ter creep ou não? Como ninguém referiu, eu suponho que não exista nenhuma forma desactivar o creep, nem no Leaf Spy nem nada, pois não?
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Não será perigoso uma opção em que o carro nada faz mas está pronto para andar?
Em que o carro está parado mas qualquer toque no acelerador o faz andar?
Eu não entendo a preocupação... O acelerador não é para o carro andar? Porque é que alguém iria ficar surpreendido se ao carregar no acelerador o carro acelerasse? Estranho era se não acelerasse.
Peço imensa desculpa, não pensei que fosse preciso esmiuçar as situações.
Um carro que em D não faz nada vai originar que as pessoas se esqueçam que o carro está em D e deixem o carro parado em D.
Uma vez esquecido que o carro está em D, pode alguém inadvertidamente carregar no acelerador e fazer o carro mover-se inesperadamente.
Serei eu a única pessoa que já ficou no carro à espera de qualquer coisa (sem ser à espera de carregamentos, por exemplo, à espera do fim de uma consulta médica)?
cfvp Escreveu:
05 fev 2019, 20:51
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Não faltariam processos contra os fabricantes se os carros em D não fizessem nada como preconizam.
Novamente não percebo, o D a meu ver quer dizer que o carro está pronto para andar para a frente, não que vai andar sozinho, isso sim parece-me perigoso.
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
cfvp Escreveu:
05 fev 2019, 20:51
pemifer Escreveu:
05 fev 2019, 11:08
Volto a relembrar que num carro de caixa manual não é possível ter uma mudança engrenada sem o carro se movimentar.
Meter em D é o equivalente a meter uma mudança num carro de caixa manual.
Travar com o D metido é o equivalente a ter uma mudança em caixa manual e estar a carregar na embraiagem e no travão.
Desculpem a minha incompreensão pela vossa posição...
Sim, num carro de caixa manual para estar parado tem que se estar a pressionar a embraiagem e normalmente o travão. E depois para arrancar tira-se o pé do travão e põe-se no acelerador para o carro andar. :lol: Que é aquilo que eu e outras pessoas queremos, não que quando tire o pé do travão, o carro ganhe vida própria e comece a andar sozinho. Contudo eu percebo a sua posição, mas estar a comparar ou até copiar o funcionamento dos carros a combustão só porque sim, não me parece boa ideia.
Aqui a minha visão é limitada pois tenho pouca experiência de carros a gasolina.
Nos carros a gasóleo que tive, bastava tirar o pé da embraiagem para ele "ganhar vida própria" e começar a andar sozinho.
Tanto quanto me consigo lembrar, um carro a gasolina só não "ganha vida própria" porque os motores a gasolina têm menos torque que os motores a gasóleo e o motor pára.

Resumindo: eu não considero que se trata de copiar só porque sim. Trata-se de copiar o que é lógico e mais seguro.
O comportamento de um carro engrenado nunca pode ser igual ao comportamento de um carro desengrenado.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por noway » 06 fev 2019, 12:15

pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
O comportamento de um carro engrenado nunca pode ser igual ao comportamento de um carro desengrenado.
Quando colocas um Leaf 40 em D ou R com o e-Pedal ligado.... tens esse comportamento! Já alguém se queixou? Não me parece.... aliás o e-Pedal é uma excelente ideia que provavelmente a Tesla irá presentear os seus compradores com um OTA update (se já não o fez).

https://forums.tesla.com/forum/forums/2 ... -copy-leaf
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 06 fev 2019, 14:25

noway Escreveu:
06 fev 2019, 12:15
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
O comportamento de um carro engrenado nunca pode ser igual ao comportamento de um carro desengrenado.
Quando colocas um Leaf 40 em D ou R com o e-Pedal ligado.... tens esse comportamento! Já alguém se queixou? Não me parece.... aliás o e-Pedal é uma excelente ideia que provavelmente a Tesla irá presentear os seus compradores com um OTA update (se já não o fez).

https://forums.tesla.com/forum/forums/2 ... -copy-leaf
Mas estamos a falar de um sistema que faz a travagem no pedal do acelerador, ou seja, quando não se está a acelerar, está-se a travar, ou seja, para o carro estar parado o sistema está a travar.
Com e-pedal, não havendo pressão no acelerador, o carro está travado.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por noway » 06 fev 2019, 15:08

Estou a dizer-te que o Leaf 40 com o e-Pedal ligado teria o problema que demonstras aqui:
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
... e isto não tem nada a ver com o facto do carro estar travado ou não.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 06 fev 2019, 16:34

noway Escreveu:
06 fev 2019, 15:08
Estou a dizer-te que o Leaf 40 com o e-Pedal ligado teria o problema que demonstras aqui:
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
... e isto não tem nada a ver com o facto do carro estar travado ou não.
Não é bem o mesmo problema pois com o e-pedal o carro está travado.
Mas sim, com e-pedal, o carro tem o mesmo comportamento em D, P e R (eventualmente N?).
Vamos ver se não vão começar a aparecer problemas de esquecimento do carro em D.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por cfvp » 07 fev 2019, 12:06

noway Escreveu:
06 fev 2019, 02:48
Ainda não estás a usar o carro certo?

Na minha opinião o "creep" é muito útil nas manobras de estacionamento. Se tentares estacionar com o e-pedal verás que as tuas manobras são menos precisas. O e-pedal é excelente no pára-arranca da cidade e nos semáforos, mas para estacionar o "creep" tem mais precisão e geralmente só usas o pedal do travão nessa manobra. Com a utilização regular verás que este comportamento até da jeito.
Não estou. Contudo acredito no que diz e faz sentido, mas por exemplo em subidas o "creep" irá funcionar?
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Peço imensa desculpa, não pensei que fosse preciso esmiuçar as situações.
Um carro que em D não faz nada vai originar que as pessoas se esqueçam que o carro está em D e deixem o carro parado em D.
Uma vez esquecido que o carro está em D, pode alguém inadvertidamente carregar no acelerador e fazer o carro mover-se inesperadamente.
Serei eu a única pessoa que já ficou no carro à espera de qualquer coisa (sem ser à espera de carregamentos, por exemplo, à espera do fim de uma consulta médica)?
Sem ofensa, mas essa justificação é um bocado bizarra. Mesmo que alguém se esqueça em que mudança está, basta olhar para a manete das mudanças. Eu não percebo qual é a dificuldade. Mas vamos imaginar que alguém processava um fabricante por causa disto, a justificação seria: "Olhe eu carreguei no acelerador e o carro acelerou e bateu no da frente". Esta justificação para mim não faz sentido nenhum. É suposto o carro não acelerar quando carrego no acelerador?
pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
Ok, então onde estão os processos à Tesla por permitirem às pessoas desligar o creep?

pemifer Escreveu:
06 fev 2019, 10:41
Aqui a minha visão é limitada pois tenho pouca experiência de carros a gasolina.
Nos carros a gasóleo que tive, bastava tirar o pé da embraiagem para ele "ganhar vida própria" e começar a andar sozinho.
Tanto quanto me consigo lembrar, um carro a gasolina só não "ganha vida própria" porque os motores a gasolina têm menos torque que os motores a gasóleo e o motor pára.

Resumindo: eu não considero que se trata de copiar só porque sim. Trata-se de copiar o que é lógico e mais seguro.
O comportamento de um carro engrenado nunca pode ser igual ao comportamento de um carro desengrenado.
Eu é o inverso, conduzo um carro a gasolina há anos, por isso já nem me lembrava que os carros a gasóleo faziam isso :mrgreen:, mas tem razão. No entanto, como já disse, só por terem esse comportamento não quer dizer que o devemos copiar, só porque sim. Tirando isso não estou a ver nenhuma razão lógica nem de segurança. O lógico é o carro acelerar quando carrego no acelerador, depois o condutor é que tem que estar atento ao que vai a fazer.
Contudo eu respeito a sua opinião e até posso vir a mudar a minha opinião no futuro, por isso é que acho que o creep devia ser uma opção, como nos Teslas.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 07 fev 2019, 12:49

cfvp Escreveu:
07 fev 2019, 12:06
Sem ofensa, mas essa justificação é um bocado bizarra. Mesmo que alguém se esqueça em que mudança está, basta olhar para a manete das mudanças. Eu não percebo qual é a dificuldade. Mas vamos imaginar que alguém processava um fabricante por causa disto, a justificação seria: "Olhe eu carreguei no acelerador e o carro acelerou e bateu no da frente". Esta justificação para mim não faz sentido nenhum. É suposto o carro não acelerar quando carrego no acelerador?
Não me ofendes ;)
Eu percebi que não fui claro.
Imagina a seguinte situação: vais no carro levar alguém a uma consulta médica a um sitio onde não se consegue estacionar, resolves ficar no carro à espera (acontece-me N vezes, se não é consulta é outra coisa qualquer). Como quando paraste o carro fica parado, esqueceste do carro em D.
Entretanto pões-te, por exemplo, a ver o Facebook no telemovel, a ouvir musica, etc... e o carro sempre em D. Entretanto espreguiças-te e carregas acidentalmente no acelerador... BUM!
Eu falo nisto porque, mesmo assim, é frequente esquecer-me de por em P antes de desligar o carro...
E por vezes também me esqueço de por em P quando paro mas não desligo, mais aí, apercebo-me logo do esquecimento...

Responder

Voltar para “Engenharia”