Opiniões sobre o creep

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Opiniões sobre o creep

Mensagem por cfvp » 30 jan 2019, 00:36

Boas,

Ontem descobri que o Leaf também tem o conhecido "creep" das caixas automáticas tradicionais. Ora, eu não estava à espera e sinceramente desanimou-me um pouco, porque nem sequer é possível desligar. Depois andei a pesquisar e parece que é comum nos carros eléctricos terem esta "funcionalidade". Contudo não percebo qual a vantagem, parece só que copiaram porque era assim nos outros, o que, sendo assim, não me parece ser uma razão boa o suficiente. Pelo menos que adicionassem uma opção como faz a Tesla, não custa muito, se até ja têm e-Pedal e tal.

A mim realmente parece estranho o carro andar sozinho sem ter o pé no acelerador, além de que presumo que seja um comportamento incoerente, visto que só deve fazer o creep em plano e não nas subidas ou descidas, a não ser que sejam pouco inclinadas. No entanto como nunca usei, não sei, até pode ser que não seja assim tão mau e talvez seja útil nalgumas situações.

Quem tem o Leaf ou outro com esta funcionalidade, que opinião tem sobre a mesma?

Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por mjr » 30 jan 2019, 00:39

Eu habituei-me ao creep desde o mk1 de 2011 e sinceramente até consigo fazer melhor manobras com o creep do que com o e-Pedal. Na verdade o e-Pedal é uma maneira de desativar o creep pois ele pára o carro e mantém parado quando não se carrega no acelerador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2019, 00:46

Odeio o creep. Agora o ioniq tem auto hold que mantém o carro travado depois de se imobilizar, mas se não activar isso também tem creep.
No Leaf quando parava em plano ou tinha de ficar a apertar o travão ou então passar para N e depois de novo para D (o que obrigava a carregar novamente no travão).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por RJSC » 30 jan 2019, 01:31

Em Portugal, como praticamente toda a gente conduziu carros de combustão com caixa manual acho que quase ninguém deve gostar do creep.
É uma idiotice querer imitar um defeito das caixas automáticas de combustão com transmissão hidráulica.
Há uns anos li uma notícia que uma marca queria nos seus futuros carros elétricos inclusivamente simular os solavancos de uma caixa automática a trocar de velocidade. Felizmente essa ideia morreu, mas o creep ficou.
Não me lembro que marca era, mas talvez seja a Porsche, já que colocou ponteiras de escape no Mission E: :doh:
Imagem
Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por kony76 » 30 jan 2019, 08:44

Pois eu acho isso bastante útil.
Facilita imenso nas manobras. Para estacionar, por ex, faz-se só a controlar o travão. O mesmo num para-arranca.

Não sabia que isso era um defeito das caixas automáticas, mas sendo assim, para mim é um defeito util.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por Erbium » 30 jan 2019, 09:56

BrunoAlves Escreveu:
30 jan 2019, 00:46
No Leaf quando parava em plano ou tinha de ficar a apertar o travão ou então passar para N
Não é mais seguro meter em P?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por migle » 30 jan 2019, 10:29

Erbium Escreveu:
30 jan 2019, 09:56
Não é mais seguro meter em P?
Meter em P num semáforo? À entrada de uma rotunda? Acho que não é recomendado, mas nem sei porquê.

Penso que o creep pode dar jeito a estacionar, sim. É claro que a razão porque o meteram é para imitar as caixas automáticas. É por causa do hábito dos condutores... (não o nosso, que estamos habituados a ter um pedal de embraiagem).
De resto, não serve para nada, e deve consumir mais recursos (travão) portanto devia ser tirado.

No Ioniq há sempre creep, com Auto-hold ou não. O creep leva a uma velocidade próxima dos 10km/h. A travagem regenerativa, sem pé no travão, desce também até essa velocidade. Acaba por ser a velocidade de convergência. O auto-hold apenas segura o travão por nós quando o carro está parado, se estiver a 1km/h existe creep.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por Flyer » 30 jan 2019, 10:30

Aprendi a lidar com o creep à muitos anos atrás e não conduzo doutra forma, apesar de o poder desligar no X. ;)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por pemifer » 30 jan 2019, 12:11

Bem... ao ler certas coisas sinto-me velho...
Assim de repente, talvez devido à idade, ocorrem-me as seguintes duvidas:
Qual é o carro a combustão (automático ou não) que estando ligado e engrenado não anda?
Com certeza que sabem que os carros automáticos, estando em D, estão engrenados, certo?
Quando se pára num semáforo com um carro de caixa manual não tem de se carregar na embraiagem (para desengrenar)?

Os carros a gasóleo de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, rodavam ao relanti.
Os carros a gasolina de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, se desse uma ligeira aceleradela inicial, conseguiam manter-se em movimento ao relanti.
Os carros a gasóleo de caixa automática que conduzi, engrenando D ou R, rodavam ao relanti.
Um carro de caixa automática deslocar-se quando está em D não é um defeito. Como não há embraiagem, e o motor está sempre a rodar, há sempre transmissão de movimento do motor para a caixa.

O Nissan Leaf faz a simulação do que qualquer carro a combustão, e não só os de caixa automática, faz!
Quando está engrenado, anda!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Opiniões sobre o creep

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2019, 12:25

Mas um eléctrico não está engrenado (o motor está permanentemente ligado às rodas e é só a electrónica que decide fazê-lo andar ou não, fazer força ou deixá-lo andar solto), logo não tem qualquer necessidade de se manter a andar.

Um eléctrico é muito melhor do que a combustão também por isso. Se é para estar parado está parado, não necessita de ter nada a mexer lá por dentro :)
Daí que quebrar essa ligação com o que fazem os de combustão por obrigação era uma excelente ideia. Ou pelo menos dar opção de o desligar, já que são só 2 linhas no código do controlador 8-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Engenharia”