Sistema de carga do Nissan Leaf

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Responder
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por mjr » 11 mar 2017, 11:11

Dois documentos muito interessantes sobre o sistema de carga do Nissan Leaf:

mk1:

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 12Leaf.pdf

mk2: (Versão US)

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf

Como já tinha desconfiado a corrente máxima do mk1 é acima de 16A:

Imagem

E a eficiência máxima não é à corrente máxima, mas antes por volta dos 10A. O teste foi realizado a 208VAC, mas a 230VAC deve ser muito semelhante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por VETL » 11 mar 2017, 11:29

Muito interessante.
Eu acho que já tinha demonstrado aqui que à medida que a tensão baixa no mk1, a corrente sobe (isto claro, quando lhe damos palha com um EVSE que suporte correntes mais elevadas - aliás, com um EVSE parametrizado a 16A, a corrente continua a subir no mk1 se a tensão baixar).
A eficiência que estes gráficos mostram, inclui o consumo de energia na climatização do carregador?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por mjr » 11 mar 2017, 11:44

Não especificam, mas penso que seja a energia que entra no carro vs a energia que entra na bateria, por isso deverá incluir.
Electrical Measurement Points
• AC Input: EVSE Output
• DC Output: On Board Charge Module Output
Isto explica porque uma vez o meu disjuntor de 16A disparou quando parametrizei para 18A o EVSE (após mais de uma hora de carga).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por Erbium » 11 mar 2017, 16:06

No link mk2 é com carregador de 6,6kw.
Então conclui-se que se não houver pressa um leaf com o carregador de 3kw o mais eficaz é carregar a 10A.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por mjr » 11 mar 2017, 16:21

Aparentemente sim. O carregador do mk1 está otimizado para potências baixas, daí a eficiência máxima ser a 10A.

Já o carregador do mk2 está claramente otimizado para carregar a correntes elevadas. A eficiência a 110V, 6A é patética,
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por Erbium » 11 mar 2017, 18:30

Eu tenho mk2 mas com carregador de 3kw assumo que seja semelhante ao do mk1 não?

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por LuisG » 11 mar 2017, 18:58

Como será o comportamento da bateria 30kw? Semelhante ao mk2 de 24kw?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de carga do Nissan Leaf

Mensagem por mjr » 11 mar 2017, 19:06

Com a bateria de 30kW.h deve ser igual, pois o carregador é o mesmo.

Já o carregador de 3kW dos mk2 deve ter um comportamento semelhante ao de 6kW pois ambos estão integrados na pilha do powertrain. Mas é especulação minha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Engenharia”