Aerodinâmica do LEAF
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Aerodinâmica do LEAF
Para mim, o principal problema do Leaf é autonomia em AE. O facto de fazer 150+ km em cidade não considero muito importante.
Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.
Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).
Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...
Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf
Mk2: Cd 0.32
medição túnel de vento, sem rolling road e sem ter as rodas a girar.
http://www.caranddriver.com/features/dr ... rison-test
Mk2 RNM: Cd 0.339
Coast down test by RNM - Visia
Mk2 RNM + moon discs: Cd 0.322 ( -4.8%)
Coast down tests by RNM + medição de consumos em estrada
(Regressão não linear de valores experimentais)
O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)
O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20
Comparações:
Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:
Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...
Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)
Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.
Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).
Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...
Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf
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(Regressão não linear de valores experimentais)
O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)
O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20
Comparações:
Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:
Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...
Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:30, editado 6 vezes no total.
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Espero ver neste tópico propostas de alterações aerodinâmicas para os Leaf.
Vou seguir este tópico com muita atenção!
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- mjr
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Aerodinâmica do LEAF
E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Os Moon discs acima, não precisam de ser tão feios qt aqueles da foto.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.
A minha média semanal rondava os 17,4 kWh/100 km (~700km 50% AE a 120, 20% vias rápidas, 30% cidade), com os tampões e +0.2 bar passou para 16,5.
Mais uma mod feita:
Rebaixar o carro 30 mm frente, 25 mm traseira.
[img]https://s20.postimg.cc/mxjb1jhfx/IMG_20 ... 81q4dn.jpg[/img]
Testes ainda não concluídos, mas a nova média ronda os 16,0.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.
A minha média semanal rondava os 17,4 kWh/100 km (~700km 50% AE a 120, 20% vias rápidas, 30% cidade), com os tampões e +0.2 bar passou para 16,5.
Mais uma mod feita:
Rebaixar o carro 30 mm frente, 25 mm traseira.
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Testes ainda não concluídos, mas a nova média ronda os 16,0.
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:31, editado 3 vezes no total.
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Área frontal considerei como correcto o valor da Nissan, confirmado pela Car and Driver, 2,27m2mjr Escreveu:Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?
Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
Medição com Michelin Energy Saver, 205/55R16 com 17'000km
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Ok. Apesar dos meus pneus serem esses, não tenho bases para pescar nada do que escreveste...RNM Escreveu:...Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
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isso em kWh/100km é uma poupança de quanto?
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Isto é quase off-topic...
Os tampões podiam ter uma pintura ou um desenho impresso...
Os tampões podiam ter uma pintura ou um desenho impresso...
Re: Aerodinâmica do LEAF
Muito interessante RNM!
De facto, nem era preciso fazer contas para perceber que a aerodinâmica do leaf não é das melhores, mas nunca pensei que a diferença fosse tão grande. Muito bom relato! Continua
De facto, nem era preciso fazer contas para perceber que a aerodinâmica do leaf não é das melhores, mas nunca pensei que a diferença fosse tão grande. Muito bom relato! Continua
- mjr
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Ainda não tive tempo para ver o post com a atenção que merece, mas parabéns pelo excelente trabalho!
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