Aerodinâmica do LEAF

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 06 jul 2016, 16:57

Para mim, o principal problema do Leaf é autonomia em AE. O facto de fazer 150+ km em cidade não considero muito importante.
Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.

Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).

Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...

Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf
Imagem

Mk2: Cd 0.32
medição túnel de vento, sem rolling road e sem ter as rodas a girar.
http://www.caranddriver.com/features/dr ... rison-test

Mk2 RNM: Cd 0.339

Coast down test by RNM - Visia
Imagem

Mk2 RNM + moon discs: Cd 0.322 ( -4.8%)
Coast down tests by RNM + medição de consumos em estrada
(Regressão não linear de valores experimentais)
Imagem

O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)

O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20

Comparações:

Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:
Imagem

Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...

Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)
Imagem
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:30, editado 6 vezes no total.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por sparrow » 06 jul 2016, 17:08

Espero ver neste tópico propostas de alterações aerodinâmicas para os Leaf.

Vou seguir este tópico com muita atenção!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por mjr » 06 jul 2016, 17:23

Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por VETL » 06 jul 2016, 17:24

E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 06 jul 2016, 17:33

Os Moon discs acima, não precisam de ser tão feios qt aqueles da foto.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.

A minha média semanal rondava os 17,4 kWh/100 km (~700km 50% AE a 120, 20% vias rápidas, 30% cidade), com os tampões e +0.2 bar passou para 16,5.

Mais uma mod feita:
Rebaixar o carro 30 mm frente, 25 mm traseira.
[img]https://s20.postimg.cc/mxjb1jhfx/IMG_20 ... 81q4dn.jpg[/img]
Testes ainda não concluídos, mas a nova média ronda os 16,0. :dance:
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:31, editado 3 vezes no total.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 06 jul 2016, 17:44

mjr Escreveu:Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?
Área frontal considerei como correcto o valor da Nissan, confirmado pela Car and Driver, 2,27m2
VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.
Medição com Michelin Energy Saver, 205/55R16 com 17'000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por VETL » 06 jul 2016, 17:52

RNM Escreveu:...
VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.
Medição com Michelin Energy Saver, 205/55R16 com 17'000km
Ok. Apesar dos meus pneus serem esses, não tenho bases para pescar nada do que escreveste... :oops:
isso em kWh/100km é uma poupança de quanto?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 06 jul 2016, 18:27

Isto é quase off-topic...
Os tampões podiam ter uma pintura ou um desenho impresso...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Fil » 06 jul 2016, 18:32

Muito interessante RNM!

De facto, nem era preciso fazer contas para perceber que a aerodinâmica do leaf não é das melhores, mas nunca pensei que a diferença fosse tão grande. Muito bom relato! Continua ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por mjr » 06 jul 2016, 19:49

Ainda não tive tempo para ver o post com a atenção que merece, mas parabéns pelo excelente trabalho!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Engenharia”