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Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 16:57
por RNM
Para mim, o principal problema do Leaf é autonomia em AE. O facto de fazer 150+ km em cidade não considero muito importante.
Então, decidi investigar a aerodinâmica do carro visto que o arrasto aerodinâmico é a principal causa de baixa autonomia em AE.

Segundo as fontes oficiais, a Nissan diz que o Cd do Leaf ronda os 0.29 no mk1 e 0.28 no mk2 (tb varia com a versão de equipamento).

Contudo, testes independentes relevam valores diferentes...

Mk1: Cd 0.342
Engenharia inversa a partir dos valores do AVT, INL
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2012_o.pdf
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Mk2: Cd 0.32
medição túnel de vento, sem rolling road e sem ter as rodas a girar.
http://www.caranddriver.com/features/dr ... rison-test

Mk2 RNM: Cd 0.339

Coast down test by RNM - Visia
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Mk2 RNM + moon discs: Cd 0.322 ( -4.8%)
Coast down tests by RNM + medição de consumos em estrada
(Regressão não linear de valores experimentais)
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O que Nissan diz: Cd 0.28 (não sei se hei de rir ou chorar...)

O que o Leaf deveria ter desde 2010: Cd 0.20

Comparações:

Impacto dos diferentes Cd's a 120 km/h reais:
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Ou seja, um Leaf bem desenhado faria mais 46% (!!!) de km em AE se tivesse um Cd de jeito.
Ainda dizem que as baterias são o problema...

Perdas aero + rolamento, velocidades AE (reais!!!)
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Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:08
por sparrow
Espero ver neste tópico propostas de alterações aerodinâmicas para os Leaf.

Vou seguir este tópico com muita atenção!

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:23
por mjr
Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:24
por VETL
E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:33
por RNM
Os Moon discs acima, não precisam de ser tão feios qt aqueles da foto.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.

A minha média semanal rondava os 17,4 kWh/100 km (~700km 50% AE a 120, 20% vias rápidas, 30% cidade), com os tampões e +0.2 bar passou para 16,5.

Mais uma mod feita:
Rebaixar o carro 30 mm frente, 25 mm traseira.
[img]https://s20.postimg.cc/mxjb1jhfx/IMG_20 ... 81q4dn.jpg[/img]
Testes ainda não concluídos, mas a nova média ronda os 16,0. :dance:

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:44
por RNM
mjr Escreveu:Como obtiveste a área frontal do Leaf para calcular o Cd?
Área frontal considerei como correcto o valor da Nissan, confirmado pela Car and Driver, 2,27m2
VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.
Medição com Michelin Energy Saver, 205/55R16 com 17'000km

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 17:52
por VETL
RNM Escreveu:...
VETL Escreveu:E quanto ganhamos se os pneus em vez de + 0,2bar, tiverem + 0,4bar?
Pelos meus testes, +0,2 bar reduz o Crr de 0.0091 para 0.0085, 7,16% de diminuição de atrito de rolamento.
Medição com Michelin Energy Saver, 205/55R16 com 17'000km
Ok. Apesar dos meus pneus serem esses, não tenho bases para pescar nada do que escreveste... :oops:
isso em kWh/100km é uma poupança de quanto?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 18:27
por pemifer
Isto é quase off-topic...
Os tampões podiam ter uma pintura ou um desenho impresso...

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 18:32
por Fil
Muito interessante RNM!

De facto, nem era preciso fazer contas para perceber que a aerodinâmica do leaf não é das melhores, mas nunca pensei que a diferença fosse tão grande. Muito bom relato! Continua ;)

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 06 jul 2016, 19:49
por mjr
Ainda não tive tempo para ver o post com a atenção que merece, mas parabéns pelo excelente trabalho!