Utilidade do painel solar no spoiler

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por mikexilva » 14 jan 2011, 00:50

Uma vez li um artigo sobre um carro que tinha um painel solar que servia para reciclar o ar no interior do carro quando este estava ao sol, e desta forma mantinha a temperatura no interior mais controlada (menos efeito de estufa, ou pelo menos reduzir a sensação de estar a entrar num forno:).
Isto fazia muito sentido se fosse assim no Leaf, já sabemos que o painel solar do Leaf serve para carregar a bateria de 12V, alguem sabe se no Leaf também existe alguma função de reciclagem do ar do inteiror com base nesta energia?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por ruimegas » 14 jan 2011, 02:03

Boa pergunta e também gostava de saber.

Para já a utilidade que vai ter é eu não ter de desligar o rádio quando estiver à espera no carro horas pela minha mulher ;) ao contrário dos usuais 15 a 20 minutos dos carros de CI que desligam o rádio automaticamente ao fim desse tempo. Se ele puder estar a ventilar o interior do carro enquanto está na rua sem pressionar a bateria de 12 volts era bem bom.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por ruicvt » 15 jan 2011, 12:42

Se a memória não me falha, penso que um dos primeiros carros a ter painel solar para o efeito que falas foi o primeiro Audi A8 - anos 90. ;)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por RJSC » 15 jan 2011, 22:24

Não é para descascar no rui que desembolsou por ele mas é praticamente inútil.
Há painéis solares desse tamanho à venda para ligar ao isqueiro dos carros de CI e só conseguem compensar a auto-descarga da bateria de chumbo e nada mais. Não chegam para o rádio nem muito menos para o ventilador. São só um enfeite para dizer que somos verdes, mais nada. É como ter um Prius, custam um valírdio, vêm-se mal para fazer 5lL / 100 Km e eu com o meu Renault Clio com técnicas de condução avançadas faço regularmente 3.4L / 100 Km acompanhando o tráfego normal sem empatar ninguém. Painéis solares para aguentarem o rádio ou o ventilador do LEAF tinham que ter o tamanho dos que se vêm na micro-prodoução, que têm 1.6 m^2 e só produzem 200W.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 01:29

RJSC Escreveu:Não é para descascar no rui que desembolsou por ele mas é praticamente inútil.
Há painéis solares desse tamanho à venda para ligar ao isqueiro dos carros de CI e só conseguem compensar a auto-descarga da bateria de chumbo e nada mais. Não chegam para o rádio nem muito menos para o ventilador. São só um enfeite para dizer que somos verdes, mais nada. É como ter um Prius, custam um valírdio, vêm-se mal para fazer 5lL / 100 Km e eu com o meu Renault Clio com técnicas de condução avançadas faço regularmente 3.4L / 100 Km acompanhando o tráfego normal sem empatar ninguém. Painéis solares para aguentarem o rádio ou o ventilador do LEAF tinham que ter o tamanho dos que se vêm na micro-prodoução, que têm 1.6 m^2 e só produzem 200W.
Estou a ver que passo a vida a levar nas orelhas do RJSC mas enfim ;).

Passando ao que interessa, a asneira está feita e não há volta a dar-lhe, no entanto há duas hipóteses a considerar ainda com ele:

1ª Tenho uma espécie de painel fotovoltaico com 9 painéis embutidos de 12 v 0,7 amp que costumo ligar ao isqueiro do carro para compensar a auto-descarga da bateria de chumbo. Pergunto: os dois painéis em conjunto poderão já corresponder a uma energia que consiga apoiar o rádio ou alguma ventilação ou não?

2ª Se a resposta à 1ª questão for negativa, resta-me a satisfação de "enganar" alguns mais distraídos que se cruzarem comigo e se perguntarem se o painel fotovoltaico carrega as baterias do carro ... eu digo que sim :lol:

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por RJSC » 16 jan 2011, 02:14

Digamos que o do Leaf dê 1A porque é um bocadinho maior e talvez tenhas então 1. 7 A debaixo de sol. A 12V dá 20 W, assim já deve dar para ouvir rádio com o volume até 15%. Ou então enquanto está hà espera sem ninguém acumula para ouvir rádio depois. Mas fora do inverno é melhor esperar à sombra se possível porque depois para o ventilador e ar condicionado não há painel solar que valha!

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por mikexilva » 16 jan 2011, 02:48

Mas eu não estava a dizer que o painel solar podia alimentar o ar condicionado. O que eu sugeria era que o painel alimentasse uma ventoinha de 12v com 10W ou 15W capaz de fazer sair o ar quente que se forma dentro do carro ao sol (50 ou mais Graus) de forma a entrar ar menos quente da rua (30 graus).
E para movimentar ar não deve ser preciso muito mais que isto.
Claro que o ideal era existir uma entrada de ar por baixo e uma saida por cima, pois como o ar quente tem tendencia a subir, mesmo sem ventoinha o ar já circulava... mas tinham que ser entradas escondidas e posssiveis de fechar...

Ora aqui está um exemplo de uma ventoinha de 15W:
http://www.youtube.com/watch?v=pz7UezVfENY
Não é 12v mas o que conta é a potencia.

É verdade que existem uns paineis de ligar no isqueiro, mas ficam à vista dentro do carro e podem atrair a atenção dos amigos do alheio...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por mjr » 16 jan 2011, 09:38

Para carregar a bateria também me parece inútil o painel. Teria de ser muito maior. Para circular o ar, penso que teria de ser um pouco maior. Os carros que têm essa função possuem painéis muito maiores que os do LEAF.

A única utilidade que me fez ponderar o painel foi a possível melhor aerodinâmica, por fazer descolar o fluxo de ar da traseira. No entanto a versão normal já tem um pequeno spoiler que penso fazer bem essa função.

Assim o spoiler pouco mais faz que aumentar o peso do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 13:23

RJSC Escreveu:Digamos que o do Leaf dê 1A porque é um bocadinho maior e talvez tenhas então 1. 7 A debaixo de sol. A 12V dá 20 W, assim já deve dar para ouvir rádio com o volume até 15%. Ou então enquanto está hà espera sem ninguém acumula para ouvir rádio depois. Mas fora do inverno é melhor esperar à sombra se possível porque depois para o ventilador e ar condicionado não há painel solar que valha!
Este fórum é o máximo...as coisas que aprendo aqui....15% no volume ok ;)..Obrigado RJSC
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Utilidade do painel solar no spoiler

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 13:31

mikexilva Escreveu:Mas eu não estava a dizer que o painel solar podia alimentar o ar condicionado. O que eu sugeria era que o painel alimentasse uma ventoinha de 12v com 10W ou 15W capaz de fazer sair o ar quente que se forma dentro do carro ao sol (50 ou mais Graus) de forma a entrar ar menos quente da rua (30 graus).
E para movimentar ar não deve ser preciso muito mais que isto.
Claro que o ideal era existir uma entrada de ar por baixo e uma saida por cima, pois como o ar quente tem tendencia a subir, mesmo sem ventoinha o ar já circulava... mas tinham que ser entradas escondidas e posssiveis de fechar...

Ora aqui está um exemplo de uma ventoinha de 15W:
http://www.youtube.com/watch?v=pz7UezVfENY
Não é 12v mas o que conta é a potencia.

É verdade que existem uns paineis de ligar no isqueiro, mas ficam à vista dentro do carro e podem atrair a atenção dos amigos do alheio...
Eu por acaso tenho uma ventoinha solar que remove o ar quente por uma fresta na Janela e portanto consumo zero :)
Imagem
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Engenharia”